A comunicação é uma ferramenta no atendimento de pessoas e deve promover o perfeito entendimento interpessoal. No entanto, existem barreiras que podem comprometer a compreensão das mensagens, tais como gírias, regionalismos e gagueira. Esses casos caracterizamse como barreira de:
Entre diferentes níveis de hierarquia da organização, qual tipo de comunicação segue a cadeia de autoridade e limitase às comunicações ligadas às tarefas a serem desempenhadas pelos diferentes órgãos ou pelas pessoas?
O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Ao planejar a auditoria, o auditor exerce julgamento sobre as distorções que são consideradas relevantes. Esses julgamentos fornecem a base para determinar a
O orçamento público é o instrumento de gestão que os governos usam para organizar os seus recursos financeiros. O orçamento que incorpora a população ao processo decisório da elaboração orçamentária, por meio de lideranças da sociedade civil, audiências públicas ou por outras formas de consulta direta à sociedade, é o
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas
demonstrações contábeis por parte dos usuários e isso é
alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo
auditor. Essa opinião expressa se as demonstrações
contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os
aspectos relevantes, em conformidade com a
Qual é o princípio orçamentário que a elaboração do orçamento deve observar limitações legais em relação aos gastos e às receitas e, em especial, ao que se segue quanto às vedações impostas pela Constituição Federal à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios?
Até há bem pouco tempo, era comum conceituar Ativo como o conjunto de bens e direitos, embora diversos autores afirmassem que a utilização de um conceito simplificado se devia à formação ainda incipiente dos estudantes. O Ativo, após a divulgação da estrutura conceitual para a elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, passa a ser um recurso
Ao tratar dos investimentos, a legislação contábil classifica os terrenos e os edifícios não utilizados no curso ordinário dos negócios como propriedade para investimento. Uma das características da propriedade para investimento é a
Comparando o custeio direto com o custeio por absorção,
em períodos de inflação crescente, pode-se considerar que o
Com base no balanço simplificado, que segue, responda às questões 59 e 60.
O índice de participação de Capital de Terceiros é:
Leia o texto a seguir.
Na perspectiva de Joffre Dumazedier, os conteúdos
culturais do lazer são:
O Ministério do Esporte criou, em 2003, um Programa que se desenvolve por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), visando atender às demandas da sociedade brasileira no campo do esporte recreativo e do tempo livre. O nome deste programa é:
A Organização das Nações Unidas (ONU) sempre considerou o esporte uma importante ferramenta para lidar com questões de desenvolvimento. No ano de 2007, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criou as bases para o lançamento da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), com cerca de 80 instituições espalhadas pelo Brasil. No estado de Goiás, a REMS está representada pela Associação Cultural e Esportiva Força Atlética e pelo Instituto Joaquim Cruz. As instituições que integram a REMS:
A aula, na perspectiva crítico-superadora, defendida por um Coletivo de Autores (1992), visa propiciar ao aluno a percepção da totalidade de suas atividades, uma vez que:
Leia o texto a seguir.
O referido trecho descreve um exemplo de aula difundido
na realidade da Educação Física. Trata-se do princípio
metodológico denominado: