Sobre os direitos e garantias fundamentais, consagrados na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:
Ao utilizar uma estação de trabalho, a servidora Lúcia, que atua na seção de registros de dados funcionais, precisa baixar alguns arquivos do Diário Oficial da União para posterior armazenamento na pasta digital do seu setor, localizada na rede local desse setor. Para realizar essa tarefa, Lúcia pode utilizar um aplicativo de navegação em sítios da internet. Das opções a seguir, assinale a que NÃO condiz com um aplicativo de navegação em sítios da internet.
Considere verdadeiras as proposições a seguir:
I. Todo atleta é homem.
II. Nenhum homem sabe lavar roupa.
Assinale a alternativa que apresenta uma conclusão correta.
Considere verdadeiras as quatro afirmações a seguir:
I. Ou Nicole é professora, ou Rodolfo não é atuário.
II. Se Miguel é musicista, então Camila não é museóloga.
III. Se Nicole é professora, então Camila é museóloga.
IV. Rodolfo é atuário.
Assim, pode-se concluir corretamente que:
Maria Montessori em seu método destaca que toda atividade tem um papel importante e que a organização do ambiente deve ser adequada para atrair a atenção das crianças.
Assinale a alternativa INCORRETA:
O professor Manuel Correia de Andrade defendeu, ao longo de sua vida acadêmica, que para a realização de estudos e pesquisas geográficas teria que se utilizar dos princípios científicos da Geografia, enriquecidos com novas reflexões metodológicas e técnicas modernas fornecidas pelo desenvolvimento tecnológico. Segundo ele, esses princípios são ferramentas que nos auxiliam no estudo dos fatos geográficos. Afirmar que os fatos geográficos não agem sozinhos e separadamente na formação da paisagem e que por isso há uma interligação entre os fatos que explicam esses fatos, servindo de ideia para uma interdisciplinaridade é o princípio da:
Leia a reportagem a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta a relação entre terremotos e a região onde se localiza o país do jovem estudante Mateo.
A Usina Hidrelétrica de Tucuruí, construída na segunda metade do século XX, é uma das maiores UHE do Brasil. É a principal usina integrante do Subsistema Norte e está instalada no Rio:
Em plebiscito realizado em junho de 2016, os britânicos escolheram deixar a União Europeia. De acordo com as regras do bloco, o processo de ruptura deve durar até dois anos. Entre as consequências a seguir, a que ocorreu imediatamente ao BREXIT, ou seja, saída do Reino Unido da União Europeia, foi:
A relação ecológica que ocorre entre o fungo e as formigas carpinteiras é:
Dados divulgados no periódico científico 'PNAS':
Estudo descobre tratamento contra malária a partir de planta medicinal
Losna é mais eficaz que dose de remédios com artemisina, sugere pesquisa.
Um grupo de cientistas descobriu um novo tratamento contra a malária baseado no uso de Artemesia annua, conhecida popularmente como losna, uma planta da qual é extraído o principal ingrediente para a fabricação de remédios para a doença, de acordo com estudo publicado [...] na revista da Academia Americana de Ciências, a "PNAS".
Durante décadas, médicos e servidores de saúde pública em todo mundo tiveram suas tentativas de tratar a malária frustradas pela capacidade do parasita de desenvolver resistência aos medicamentos.
Mas a forma de combate à malária pode mudar após a descoberta da equipe do microbiólogo Stephen Rich, da Universidade de Massachusetts Amherst. [...]
[...]Um dos tipos da doença testados é o que mais se assemelha ao Plasmodium falciparum, o mais mortal dos cinco parasitas da malária humana. "Realizando esses experimentos com diferentes espécies da malária dos roedores, conseguimos uma prova sólida sobre o tratamento", afirmou Rich. [...]
A forma infectante para o hospedeiro intermediário, em relação à protozoose, provocada pelo agente etiológico mencionado na reportagem é:
Prefeitura de Vitória vacina animais contra raiva em Jardim Camburi e Santa Lúcia
Vacinação vai acontecer após a prefeitura diagnosticar morcegos com raiva nesses bairros. Animais que já tomaram a vacina também podem receber o reforço.
Disponível em “https://goo.gl/eneMfz" -Acesso em 17 jul. 2017)
A vacina antirrábica provoca nos animais vacinados uma:
A sequência de nucleotídeos de uma célula eucariótica, dada a seguir, está presente em um segmento da fita ativa de uma molécula de DNA.
Uma mutação removeu todas as guaninas [G] desse segmento da fita ativa do DNA.
A tabela a seguir apresenta alguns códons, relacionados aos seus respectivos aminoácidos.
Após a mutação, a sequência dos aminoácidos na proteína sintetizada, considerando que o aminoácido codificado pelo códon de iniciação foi retirado durante a tradução, será:
As estruturas reprodutivas a que se faz referência no texto são os:
Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem nas ideias do texto.
I. A crônica se desenrola, através do uso da linguagem literária, sobre o ritmo de vida contemporâneo, característica marcante do tempo na sociedade.
II. O texto aponta ideia de velocidade (e mais ainda a de aceleração), quando se refere à memória de acontecimentos que se desfazem rapidamente, indicando fugacidade do tempo.
III. O que espanta o autor não é a velocidade, mas sim os acontecimentos não esquecidos, o tempo demarcando acontecimentos que deveriam pertencer à memória recente da sociedade, típica da ficção.
Está correto o que se afirma apenas em:
Em "Vinte anos atrás, choque de gerações ERA choque entre pais e filhos." o verbo em destaque une uma propriedade qualquer a uma característica expressa a seguir. Nesta perspectiva, este verbo é chamado:
Analise os comentários sobre o primeiro parágrafo do texto e assinale o correto.
A palavra destacada em "manda-SE um suspiro a Petrópolis" morfologicamente é:
Em "A primeira é que não havia alfaiates, não havia sequer casimiras; a segunda é que, ainda havendo-os, Adão andava baldo ao naipe.", a correção gramatical do segmento seria preservada, sem haver alteração semântica, ling1uística ou de coerência, caso:
1) fosse colocada uma vírgula após " A primeira.
2) fosse substituída a palavra SEQUER por NEM MESMO.
3) houvesse troca do pronome OS, em havendo-os, por LHES.
4) a forma verbal HAVIA fosse flexionada no plural.
Estão corretas apenas:
A partir da leitura do texto a seguir, assinale a alternativa correta.

Leia o texto a seguir.
Os vocábulos prerrogativas, étimo, convizinhas, pecúnia poderiam ser substituídos, respectivamente, sem causar prejuízo semântico no texto, por:
Observe a charge.
Sobre as invasões bárbaras ao Império Romano é correto afirmar:
Em 1651 Oliver Cromwell decretou os Atos de Navegação. Tais medidas trouxeram consequências para a economia holandesa porque:
De acordo com Eric Hobsbawm na obra Era das Revoluções, "Se a economia do mundo no século XIX foi formada principalmente pela influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. Embora a crise do Antigo Regime absolutista não tenha sido um fenômeno, apenas francês. A Revolução Francesa foi, dentre os. fenômenos contemporâneos, o mais fundamental dessa crise e o que gerou as consequências mais. profundas."(Adaptado) Assinale a alternativa que contém uma causa que diferencia a Revolução Francesa dos demais movimentos contra o Antigo Regime e que a torna fundamental na História contemporânea.
Analise o caso a seguir.

Com respaldo no caso e considerando o entendimento do Superior Tribunal de Justiça quanto ao crime do artigo 35 da Lei nº 11.343/2006, assinale a alternativa correta.
Com base no caso, assinale a alternativa correta.

Considerando as teses sumuladas pelo Supremo Tribunal Federal atinentes às regras de fixação e progressão de regime de execução da pena, assinale a alternativa correta.
O crime de extorsão mediante sequestro, previsto no artigo 159 do Código Penal, é um crime complexo que conjugando bens jurídicos como liberdade e patrimônio igualmente possui a preocupação com a ofensa, a incolumidade pessoal e a própria vida da vítima nas suas formas qualificadas. Diante da hediondez do crime, visando a garantir a liberdade e salvar a vida da vítima, o § 4º do artigo 159 prevê a possibilidade de delação premiada. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
As Abordagens Pedagógicas da Educação Física podem ser definidas como movimentos engajados na renovação teórico-prático da área com o objetivo de estruturação de seu campo de conhecimentos específicos. Esses movimentos surgiram na busca de uma nova dimensão, em que apresentaram propostas sobre o entendimento do objetivo de estudo da Educação Física passando desde a operacionalização de conteúdos, até o entendimento do processo avaliativo. Sendo assim, estabeleça a correta correspondência entre as Abordagens Pedagógicas da coluna I com suas características da coluna II.
Coluna I
1) Aula aberta.
2) Atividade Física para Promoção da Saúde.
3) Construtivista-lnteracionista.
4) Crítico-superadora.
5) Crítico-emancipatória.
Coluna II
( ) Embasa suas atividades durante as aulas no discurso da justiça social no contexto da sua prática. Busca levantar questões de poder, Interesse e contestação, e faz uma leitura dos dados da realidade à luz da crítica social dos conteúdos.
( ) Está centrada no ensino dos esportes que foi concebido para a Educação Física Escolar. Busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica e tornar o ensino escolar em uma educação de crianças e jovens.
( ) A intenção desta abordagem é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, respeitar o universo cultural do aluno além de valorizar suas experiências. Nesta proposta, o jogo é privilegiado como sendo "um instrumento pedagógico", ou seja, o principal meio de ensinar.
( ) Preocupa-se com a conscientização da população escolar para as pesquisas que mostram os benefícios da atividade física. Busca propiciar aos alunos não apenas situações que os tornem crianças e jovens mais ativos fisicamente, mas, que os conduzam a optarem por um estilo de vida ativo também quando adultos.
( ) Baseia-se na possibilidade de co-decisão dos alunos no planejamento, objetivos, conteúdos e formas de transmissão e comunicação do ensino. O grau de abertura para a participação na elaboração de propostas de ensino depende da compreensão dos professores e alunos sobre o sentido que esta representa para eles.
A sequência correta é:
Dentro do universo de produções da cultura corporal de movimento, diversos tipos de conteúdos foram incorporados pela Educação Física como objetos de ação e reflexão nas aulas em âmbito escolar. Estes conteúdos apresentam um caráter predominantemente utilitário ou lúdico, sendo que todos visam, a seu modo, combinar o aumento da eficiência dos movimentos corporais com a busca da satisfação e do prazer na sua execução. Dessa forma, os comportamentos apresentados pelos alunos durante as aulas de Educação Física Escolar quando se leva em conta o caráter lúdico das atividades devem estar relacionados com: