Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144612 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Dentre as vedações estabelecidas na Constituição Federal no que se refere às leis orçamentárias, incluem-se: I. O início de programas ou projetos não incluídos na Lei Orçamentária Anual e a realização de despesas ou a assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais.
II. A realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
III. Instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa.
IV. A vinculação de receita de todos os impostos a órgão, fundo ou despesa, para prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita.
Está correto o que se afirma em

Acerca dos princípios consagrados pela Constituição Federal, é correto afirmar:

Sobre os impostos municipais é correto afirmar:

Carlos alugou, tendo como fiador Paulo, imóvel residencial pertencente a Fábio, deixando de honrar o pagamento dos aluguéis.

Em razão do inadimplemento, Fábio ajuizou ação contra ambos, Carlos e Paulo, a qual foi julgada procedente. Na fase de

cumprimento de sentença, Fábio requereu a penhora do único imóvel residencial de Paulo, no qual reside com sua família.

Requereu também a penhora do único imóvel residencial de Carlos, o qual este alugou a terceiros para obtenção de renda

necessária à moradia e subsistência de sua família. De acordo com jurisprudência dominante do Superior Tribunal de Justiça, é

Mário firmou com João negócio jurídico pelo qual se obrigou a, no prazo de 4 anos, contados da celebração do negócio, entregar

obra de arte de sua confecção, que viria a ser apresentada em prestigiada exposição. Na data avençada, porém, Mário não

entregou a obra, causando danos materiais a João, que, dentro de dois anos, ajuizou ação de indenização. Em contestação,

Mário alegou prescrição, que, no caso,

Em relação ao julgamento antecipado parcial do mérito, é correto afirmar:

Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar:

Em relação ao cumprimento de sentença, considere: I. O cumprimento da sentença não poderá ser promovido em face do fiador, do coobrigado ou do corresponsável que não tiver participado da fase de conhecimento.
II. Quando o juiz decidir relação jurídica sujeita a condição ou termo, o cumprimento da sentença dependerá de demonstração de que se realizou a condição ou de que ocorreu o termo.
III. A autocomposição judicial pode envolver sujeito estranho ao processo, mas não pode versar sobre relação jurídica que não tenha sido deduzida em Juízo, por implicar lesão ao princípio da adstrição ou congruência.
IV. São títulos executivos judiciais as decisões proferidas no processo civil que reconheçam a exigibilidade de obrigação de pagar quantia, somente, dependendo a obrigação de fazer, de não fazer ou de entregar coisa de prévio processo de conhecimento.
Está correto o que se afirma APENAS em

O abate de animal para proteger lavouras, ou pomares e rebanhos, da ação predatória, desde que autorizado pela autoridade competente, caracteriza

A perda do cargo ou função pública, como efeito da condenação criminal, ocorrerá quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a

Os moradores de Andalsnes, na Noruega, poderiam se dar ao luxo de morar perto do trabalho nos dias úteis e

de se refugiar ao luxo de morar perto do trabalho nos dias úteis e de se refugiar na calmaria do bosque aos fins de semana.

E sem sair da mesma casa. Bastaria achar uma vaga para estacionar o imóvel antes de curtir o novo endereço.

Disponível em: http://casavogue.globo.com. Acesso em: 3 out. 2015 (adaptado).

Uma vez implementada, essa proposta afetaria a dinâmica do espaço urbano por reduzir a intensidade do seguinte processo:

O que ocorreu na Bahia de 1798, ao contrário das outras situações de contestação política na América portuguesa, é que o projeto que lhe era subjacente

não tocou somente na condição, ou no instrumento, da integração subordinada das colônias no império luso. Dessa feita, ao contrário do que se deu nas Minas

Gerais (1789), a sedição avançou sobre a sua decorrência.

JANCSÓ, I.; PIMENTA, J. P. Peças de um mosaico. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000.

A diferença entre as sedições abordadas no texto encontrava-se na pretensão de

ONU faz referência a uma projeção cartográfica em seu logotipo. A

figura que ilustra o modelo dessa projeção é


Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o

consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que

esse hábito

L.J.C.

— 5 tiros?

— É.

— Brincando de pegador?

— É. O PM pensou que…

— Hoje?

— Cedinho.

COELHO, M. In: FREIRE, M. (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século.

São Paulo: Ateliê Editorial, 2004

Os sinais de pontuação são elementos com importantes

funções para a progressão temática. Nesse miniconto,

as reticências foram utilizadas para indicar

Uma ambulância A em movimento retílineo e uniforme aproxima-se de um observador O, em repouso. A sirene

emite um som de frequência constante fA. O desenho ilustra as frentes de onda do som emitido pela ambulância.

O observaodor possui um detector que consegue registrar, no esboço de um gráfico, a frequência da onda sonora

detectada em função do tempo fO(t), antes e depois da passagem da ambulância por ele.

Qual esboço gráfico representa a frequência

Um pesquisador investigou o papel da predação

por peixes na densidade e tamanho das presas, como

possível controle de populações de espécies exóticas

em costões rochosos. No experimento colocou uma tela

sobre uma área da comunidade, impedindo o acesso dos

peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma

área adjacente na qual os peixes tinham acesso livre.

O quadro apresenta os resultados encontrados após

15 dias de experimento.

O pesquisador concluiu corretamente que os peixes

controlam a densidade dos(as)

A invenção e o acoplamento entre engrenagens

revolucionaram a ciência na época e propiciaram a

invenção de várias tecnologias, como os relógios.

Ao construir um pequeno cronômetro, um relojoeiro

usa o sistema de engrenagens mostrado. De acordo

com a figura, um motor é ligado ao eixo e movimenta

as engrenagens fazendo o ponteiro girar. A frequência

do motor é de 18 RPM, e o número de dentes das

engrenagens está apresentado no quadro.

A frequência de giro do ponteiro, em RPM, é

Para cada litro de etanol produzido em uma

indústria de cana-de-açúcar são gerados cerca de 18 L

de vinhaça que é utilizada na irrigação das plantações

de cana-de-açúcar, já que contém teores médios de

nutrientes N, P e K iguais a 357 mg/L, 60 mg/L e 2 034 mg/L,

respectivamente.

SILVA, M. A. S.; GRIEBELER, N. P.; BORGES, L. C. Uso de vinhaça e impactos nas

propriedades do solo e lençol freático. Revista Brasileira de Engenharia

Agrícola e Ambiental, n. 1, 2007 (adaptado).

Na produção de 27 000 L de etanol, a quantidade total

de fósforo, em kg, disponível na vinhaça será mais

próxima de

Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua

estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas

(sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a

aceleração do processo sucessional e, ao

mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada.

Disponível em: saf.cnpgc.embrapa.br. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).

Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por

mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas

mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas

aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos

negativos.

IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponível em: http://ar5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).

Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?

Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus.

Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da

insulina, o segundo não está ligado à caracterizado por um

hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês,

ADH), secretado pela

neuro-hipófise para controlar a reabsorçao de água pelos túbulos renais.

Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?

O procedimento de perda rápida de "peso" é comum

entre os atletas dos esportes de combate. Para participar

de um torneio, quatro atletas da categoria até 66 kg,

Peso-Pena, foram submetidos a dietas balanceadas e

atividades físicas. Realizaram três "pesagens" antes do

início do torneio. Pelo regulamento do torneio, a primeira

luta deverá ocorrer entre o atleta mais regular e o menos

regular quanto aos "pesos". As informações com base

nas pesagens dos atletas estão no quadro.


Após as três "pesagens", os organizadores do torneio

informaram aos atletas quais deles se enfrentariam na

primeira luta.

A primeira luta foi entre os atletas

Em uma cidade, o número de casos de dengue

confirmados aumentou consideravelmente nos últimos

dias. A prefeitura resolveu desenvolver uma ação

contratando funcionários para ajudar no combate à

doença, os quais orientarão os moradores a eliminarem

criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da

dengue. A tabela apresenta o número atual de casos

confirmados, por região da cidade.


A prefeitura optou pela seguinte distribuição dos

funcionários a serem contratados:

I. 10 funcionários para cada região da cidade cujo

número de casos seja maior que a média dos

casos confirmados.

II. 7 funcionários para cada região da cidade cujo

número de casos seja menor ou igual à média dos

casos confirmados.

Quantos funcionários a prefeitura deverá contratar para

efetivar a ação?

Para cadastrar-se em um site, uma pessoa precisa escolher uma senha composta por quatro caracteres, sendo dois algarismos e duas letras (maiúsculas ou minúsculas). As letras e os algarismos podem estar em qualquer posição. Essa pessoa sabe que o alfabeto é composto por vinte e seis letras e que uma letra maiúscula difere da minúscula em uma senha.
Disponível em: www.infowester.com. Acesso em: 14 dez. 2012
O número total de senhas possíveis para o cadastramento nesse site é dado por

É comum os artistas plásticos se apropriarem de

entes matemáticos para produzirem, por exemplo, formas

e imagens por meio de manipulações. Um artista plástico,

em uma de suas obras, pretende retratar os diversos

polígonos obtidos pelas intersecções de um plano com

uma pirâmide regular de base quadrada.

Segundo a classificação dos polígonos, quais deles são

possíveis de serem obtidos pelo artista plástico?

Leia o texto abaixo.


Sobre a palavra “desequilíbrio", assinale a alternativa correta.

Uma editora estuda a possibilidade de relançar duas obras da literatura: Iracema e A Moreninha. Para isso, efetuou uma pesquisa de mercado e concluiu que, em cada 1.000 pessoas consultadas:
- 600 leram Iracema;
- 400 leram A Moreninha;
- 120 leram as duas obras.
Considerando essas afirmações, é correto afirmar que o número de pessoas que leram apenas uma das duas obras foi de:

Um usuário selecionou um texto na Internet, pressionou Ctrl + C para copiá-lo e deseja colá-lo em uma caixa de texto de um slide criado no PowerPoint 2013 em português, sem as formatações do texto original. Para isso, após clicar na caixa de texto, pressionou:

Em relação aos crimes praticados contra a Administração

Pública, analise o enunciado proposto e assinale a

alternativa correta.

“Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de

ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para

satisfazer interesse ou sentimento pessoal“, configura o

seguinte delito:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282