Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Disciplinas


Biologia (ENEM)

  Resolva todas as 667 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Assuntos de biologia que mais caem no ENEM

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio deve acontecer em breve, e entre os assuntos cobrados temos biologia enem. O tema faz parte da prova de ciências de natureza, que tem um total de 45 questões no exame divididas entre as disciplinas de física, química e biologia.

Para você que está terminando o ensino médio e está se preparando para a prova, hoje vamos te contar quais assuntos de biologia que mais caem no enem. Além disso, é muito importante também buscar questões de biologia enem e questões resolvidas de biologia no enem sobre os temas que vamos citar.

Primeiramente, separamos os temas que mais caem, por ordem de relevância. São eles: Sistema imunitário; Ecossistema; Fundamentos da Ecologia; DNA e RNA; Genética; Hematologia; Angiosperma; Proteínas e enzimas; Bioenergética; Bioma; Crescimento populacional; Evolução; Excreções; Genoma humano; Organização celular; Relações ecológicas; Biogênese e abiogênese; Classificação dos seres vivos; Embriologia; Filo Chordata; Grupos zoológicos; Material genético; Mecanismos de evolução; Membrana plasmática; Noções de Bioenergética; Nutrição e secreção vegetal; Protozoários; Reino Monera; Sistema digestório e vitaminas; Sistema nervoso; Sistema Rh; Transporte pela membrana; Trocas gasosas em plantas e Verminoses.

Nas questões de biologia enem sobre ecologia costumam aparecer temas que envolvem desde conteúdos básicos, como os conceitos de nicho e habitat, passando também por cadeia alimentar, e ainda problemas ambientais mais complexos, como o aquecimento global. A genética também é destaque quando falamos sobre assuntos de biologia que mais caem no enem. Mas neste caso, os temas recorrentes são as análises de heredogramas, cariótipos, questões sobre o DNA, transgênicos e mutações. Além de saber os conceitos, é importante também como tudo se contextualiza, pois, o exame irá cobrar o conhecimento básico aliado a interpretação das situações hipotéticas.

Outro assunto muito recorrente nas questões de biologia enem são os temas de fisiologia animal. O conteúdo envolve os processos básicos dos sistemas presentes no corpo dos animais, com destaque o que ocorre nos seres humanos. É importante também ter conhecimentos sobre evolução, entendendo bem as teorias evolucionistas, por exemplo, é comum que as ideias de Darwin não sejam bem compreendidas e que muitos alunos acabem achando de maneira errônea que a adaptação é um processo direcionado, quando, na verdade, ocorre de forma aleatória.

Sugerimos também que você procure por questões resolvidas de biologia no enem sobre o tema parasitologia, que é muito abordado em provas. Para que você responda esse tipo de pergunta é fundamental o conhecimento do ciclo de vida dos parasitas, bem como sua relação com o hospedeiro. Há possibilidade ainda de sintomas de algumas doenças também aparecerem nas questões de biologia enem.

É importante destacar que as competências exigidas na prova de biologia enem são a capacidade de avaliar propostas de intervenção no meio ambiente para garantir a qualidade da vida humana, bem como a conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade. Identificação e aplicação de tecnologias associadas às Ciências Naturais em diferentes contextos. Avaliação de impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios. Discussão de questões éticas ligadas à biotecnologia. Relação de conhecimentos científicos ligados à saúde humana. Entendimento das características básicas dos seres vivos (ciclos, sexualidade, evolução). Associação das características adaptativas dos organismos com seu modo de vida, em especial em ambientes brasileiros. Interpretação de experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde e a produção de alimentos, matérias-primas ou produtos industriais. E ainda, avaliação de propostas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Por fim, sugerimos que além de concluir seu ensino médio, você estude para o exame com um curso preparatório enem que ofereça videoaulas e acesso a provas aplicadas em edições anteriores da avaliação. Ao assistir o conteúdo você não perderá tempo lendo milhares de páginas de apostilas e ficará muito melhor preparado para responder sua prova. E, acessando as provas anteriores do ENEM você saberá como o conteúdo é cobrado, o que te deixará mais tranquilo no dia da prova. É interessante também optar por um curso que ofereça acesso a um banco de questões, pois dessa maneira você poderá testar o conhecimento adquirido, saber quais assuntos domina e que conteúdo ainda merece ser visto com mais cuidado antes do dia da realização do exame nacional do ensino médio.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282