A Lei nº 4.320/64 dispõe que a Lei do Orçamento poderá conter autorização ao executivo para a medida corretamente descrita na alternativa:
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) A primeira oração do texto expressa sentido de finalidade à ação do Ministério da Saúde de incluir mais práticas complementares aos tratamentos de saúde.
( ) A primeira vírgula do segundo período do primeiro parágrafo (linha 2) isola um adjunto adverbial que expressa uma circunstância de tempo.
( ) Pluralizando a palavra lista, na oração: “Essa nova lista contempla as práticas custeadas pelo governo federal...." (linhas 21 e 22), todas as palavras que estiverem no singular deverão passar para o plural, a fim de atender à concordância.
( ) A expressão Ou seja (linha 31), empregada no último parágrafo, pode ser substituída pela expressão Isto é, sem que haja alteração de sentido.
( ) No contexto do texto, as expressões aromaterapia (linha 5) e cromoterapia (linha 5) são sinônimas.
( ) A palavra aleatória (linha 31) tem, no texto, o sentido de obrigatória.
A soma correta de todos os pontos corresponde à alternativa:
A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. Quando não tratada, progride ao longo de muitos anos, sendo classificada em sífilis primária, secundária, latente recente, latente tardia e terciária. Sobre essa doença, avalie as afirmações abaixo: I. A transmissão pode ser sexual, vertical ou sanguínea. II. A transmissão sexual é a predominante. III. O tratamento adequado dos casos diagnosticados promove a remissão dos sintomas em poucos dias, não havendo risco de a pessoa se recontaminar. IV. O diagnóstico pode ser feito por testes treponêmicos, sendo VDRL e Teste rápido os mais utilizados. Estão (estão) correta(s):
A vacinação contra febre amarela é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença. Quanto ao esquema atual de imunização, marque a alternativa correta.
Analise as afirmativas a seguir sobre o texto: I. A crise que afeta a natureza, com danos evidentes e nocivos ao meio ambiente e que provoca graves alterações climáticas, decorre única e exclusivamente das ações humanas, como jogar lixos nos rios e praticar atividades como o desmatamento. II. Cientistas, pesquisadores amadores, membros de organizações não governamentais e governantes reúnem-se constantemente para discutir soluções à crise ambiental, estabelecendo parâmetros de comportamento para a população em geral e leis específicas de sustentabilidade. III. É importante que todos os cidadãos sejam instruídos quanto aos danos que as ações humanas podem causar ao meio ambiente, conscientizando-os da importância de adoção de práticas que favoreçam a sustentabilidade. Em conformidade com o texto:
A cobrança pelo uso de recursos hídricos, conforme a PNRH (Art. 19), tem como objetivos: I. Reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor. II. Incentivar a racionalização do uso da água. III. Obter recursos financeiros para o financiamento dos programas e intervenções contemplados nos planos de recursos hídricos. Está (estão) correto(s):
A Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas e dá outras providências. No Art. 2º, sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis, as infrações sanitárias serão punidas, alternativa ou cumulativamente. As primeiras cinco penalidades em ordem, são respectivamente:
Conforme a Portaria 368/97, do Ministério da Agricultura, para os efeitos desse regulamento, foram descritas algumas definições, conforme seguem nas alternativas abaixo, com exceção da alternativa:
As opções a seguir apresentam os argumentos apresentados pelo autor contra as fontes sigilosas, à exceção de uma. Assinale-a.
“No carnaval, o jornal publicou uma charge em que um policial está fantasiado de bandido e um bandido de policial. Os policiais justificam que a charge é ofensiva à categoria. Mas o colunista alerta que atitudes como esta ferem a liberdade de expressão e configuram censura prévia".
Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
Milton coordena a equipe de analistas formada por Sérgio, Elisa, Lúcia e Valdo. Para a reunião do fim da tarde de sexta-feira, cada uma dessas cinco pessoas chegou num horário diferente.
Sabe-se que:
• Milton não foi o último a chegar e Sérgio não foi o primeiro.
• Quando Lúcia chegou, Sérgio e Elisa já estavam, mas Milton não tinha chegado.
Considere as afirmações:
I. Sérgio foi o segundo a chegar.
II. Valdo chegou antes de Milton.
III. Lúcia foi a quarta pessoa a chegar.
São verdadeiras:
Com relação às despesas públicas, assinale ( V ) para a afirmativa verdadeira e ( F ) para a falsa.
( ) A amortização das dívidas e os respectivos juros serão classificados na categoria de despesas correntes.
( ) A compra de um imóvel pela prefeitura para a instalação de um órgão, sem aumento de capital, é considerada um investimento.
( ) Embora os gastos com inativos sejam considerados despesas de custeio, as despesas com pensionistas são consideradas transferências correntes.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente:
Leia o fragmento a seguir.
Tem gênese contábil: entre ativos e passivos, o administrador deve, em eventual escolha para seus valores, optar pelos menores para os ativos e maiores para os passivos.
Esta definição se refere ao princípio da(o)
Leia o trecho a seguir.
A política pública financiada pela ________ , que visa distribuir gratuitamente aparelhos auditivos para crianças com deficiência auditiva grave, é do tipo ____________.
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do trecho acima.