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A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, prevê a criação de procedimentos que permitem acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o desenvolvimento das crianças. A respeito disso, julgue os itens 51 e 52: 

Mesmo que não há retenção na Educação Infantil, devem ser criados procedimentos que garantam a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. 

Considerando a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, julgue o item 46:

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e emocional, complementando a ação da família e da comunidade.

Leia o texto para julgar os itens 4 e 5:

Segundo a BNCC, as práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. As novas ferramentas de edição de textos, áudios, fotos, vídeos tornam acessíveis a qualquer um a produção e 
disponibilização de textos multissemióticos nas redes sociais e outros ambientes da Web. Sendo possível acessar, produzir e publicar conteúdos variados em diferentes mídias como: fotos, vídeos diversos, podcasts, infográficos, enciclopédias colaborativas, revistas e livros digitais etc. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 68. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).

Para trabalhar os gêneros textuais do campo da vida cotidiana, a professora Cleide planejou uma aula contemplando a produção de e-mail, em substituição à produção de cartas, pois a BNCC prioriza a produção dos textos em meio digital, em relação aos textos escritos e/ou impressos. 

Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.

Após criar uma turma no Google Classroom, o professor poderá convidar seus alunos somente por meio de e-mail para fazer parte da turma. 

Leia o texto, julgue o item 57:

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). O capítulo IV, do Direito à Educação, Art 27: 
Parágrafo único. É dever do Estado, __________, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1f5A9Or7JOXCbQ_XaVQ0Wxx8UmlaXGNk0/view?usp=sharing. Acesso em: 
17/08/2021

A partir da leitura do texto, a expressão que completa lacuna adequadamente é: da família.

Leia o texto, a seguir, para resolver as questões 11 e 12:

Uma das regras da sintaxe da Língua Portuguesa é a de que verbos concordam com o sujeito, nas frases. Contudo, para aqueles verbos aos quais não são atribuídos sujeito, os chamados verbos impessoais, a flexão verbal não segue esta regra. Entre os verbos que formam este grupo, os verbos impessoais, estão: “Haver e Fazer”. 
A partir do texto, julgue a flexão do verbo haver no item 
11 e do verbo fazer no item 12:

Fazem cinco anos que ela se formou em Pedagogia, o tempo passou muito rápido.

Em relação a prismas e pirâmides, julgue os itens 24, 25 e 26:

Prismas e Pirâmides são polígonos.

Em relação a prismas e pirâmides, julgue os itens 24, 25 e 26:

A imagem, a seguir, se refere a planificação de um prisma de base triangular.

Julgue as questões a seguir:

Segundo o Referencial Curricular do Paraná, por meio da articulação entre as unidades temáticas e os respectivos objetos de conhecimento e objetivos de aprendizagem, a Educação Física deverá garantir aos estudantes direitos de aprendizagem específicos durante todo o ensino fundamental. O documento elenca dez direitos de aprendizagem, sendo um deles: “identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando criticamente os modelos disseminados pelas mídias, e discutir posturas consumistas e preconceituosas” (PARANÁ, 2018, p. 343).

Julgue as questões a seguir:

Conforme Gasparin (2003, p. 54), A teoria Histórico-cultural “enfatiza a importância da interação dos indivíduos entre si, enquanto sujeitos sociais, e da relação destes com o todo social no processo de aquisição dos conhecimentos escolares.” Ao tratar da instrumentalização (terceiro momento metodológico), o autor afirma que os educandos e o professor, efetivam, aos poucos, o processo dialético de construção do conhecimento escolar que vai do concreto ao empírico pela mediação do abstrato

Em acordo com a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/1996, julgue o item 55:

O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

“As crianças brasileiras devem ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Para atender essa obrigatoriedade — a matrícula cabe aos pais e responsáveis —, as redes municipais e estaduais de ensino têm até 2016 para se adequar e acolher alunos de 4 a 17 anos. O fornecimento de transporte, alimentação e material didático também será estendido a todas as etapas da educação básica.”

Fonte: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/18563-criancas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de-idade 

Considerando o que está previsto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB e Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, julgue os itens 48 a 50: 

 

A criança de 4 (quatro) anos deve ter vaga garantida em escolas públicas de educação infantil ou ensino fundamental mais próximas de sua residência.

A partir da leitura do texto, julgue o item 19:

“Um trabalhador de 39 anos, que não teve a identidade divulgada, ficou ferido após se envolver em um acidente com um trator. O fato aconteceu na tarde desta segunda (16), na Linha São Roque, em Faxinal dos Guedes, no Oeste Catarinense. O corpo de bombeiros informou que a vítima trabalhava com a máquina na hora do acidente [...]” 
Disponível em: https://ndmais.com.br/seguranca/bombeiros/tratortomba-apos-ser-atingido-por-tora-e-deixa-trabalhador-ferido-em-faxinal-dos-guedes/.  Acesso em: 16/08/2021

A palavra trator, destacada no texto, está empregada no sentido denotativo.

Julgue as questões a seguir:

Julgue as questões a seguir:

A Educação Infantil, que representa uma etapa da educação Básica, requer dos estudantes intencionalidade, experienciação, conhecer-se e conhecer ao outro e conhecer e compreender relações com a natureza, a cultura e a produção científica, 
buscando com isso o desenvolvimento pleno da criança. A BNCC (BRASIL, 2018 p. 40) contempla esses saberes dividindo-os dentro de quatro campos de experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimento; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

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