Segundo o Plano Estadual de Educação (Lei no 10.382/2015), o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) devem ser utilizados como fonte de informação para a avaliação e o monitoramento da qualidade da educação básica. Esses sistemas de avaliação têm potencial para contribuir com o aprimoramento do trabalho desenvolvido nas escolas, na medida em que
Julgue as questões a seguir:
Segundo o Referencial Curricular do Paraná, a delimitação dos objetivos de aprendizagem privilegia três dimensões de conhecimento inter-relacionadas: experimentação; uso e apropriação e reflexão sobre a ação.
Julgue as questões a seguir:
Em princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer modalidade de ensino. No entanto, alguns critérios de progressão do conhecimento devem ser atendidos, como: “os elementos específicos das diferentes práticas corporais; as características dos sujeitos e os contextos de atuação” (BNCC, 2018, p. 2019).
Leia o texto, a seguir, para responder à questão 43:
A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das
desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país. Nos anos em que a Prova Brasil é aplicada, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica, que possuem turmas de quinto e nono ano do Ensino Fundamental, recebem cadernos com Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.
(fonte: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil/apresentacao),
Acesso em agosto de 2021.
No total, a matriz de referência de Língua Portuguesa SAEB - Prova Brasil do 5º ano é composta de cinco tópicos: 1. Procedimentos de Leitura; 2. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto; 3. Relação entre Textos, 4. Coerência e Coesão no Processamento do Texto; 5. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido.
Sobre avaliação em larga escala, leia o texto a seguir para julgar os itens 41 e 42.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo diagnosticar a educação básica do País e contribuir para a melhoria de sua qualidade, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica. (Fonte: INEP, 2019, p. 4. Disponível em:
https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/cartilha_saeb_2019.pdf.
Acesso em agosto de 2021)
A Prova Brasil é aplicada todos os anos e avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa, com
foco em leitura, e em Matemática, com ênfase na resolução de problemas.
Sobre avaliação em larga escala, leia o texto a seguir para julgar os itens 41 e 42.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo diagnosticar a educação básica do País e contribuir para a melhoria de sua qualidade, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica. (Fonte: INEP, 2019, p. 4. Disponível em:
https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/cartilha_saeb_2019.pdf. Acesso em agosto de 2021)
Os itens da prova são elaborados com base em uma matriz de referência, que reúnem os conteúdos (tópicos ou temas) e as descrições das habilidades (descritores) a serem avaliados em cada área do conhecimento e etapa do ensino fundamental – 5º e 9º ano.
Julgue as questões a seguir:
Conforme Gasparin (2003, p. 54), A teoria Histórico-cultural “enfatiza a importância da interação dos indivíduos entre si, enquanto sujeitos sociais, e da relação destes com o todo social no processo de aquisição dos conhecimentos escolares.” Ao tratar da instrumentalização (terceiro momento metodológico), o autor afirma que os educandos e o professor, efetivam, aos poucos, o processo dialético de construção do conhecimento escolar que vai do concreto ao empírico pela mediação do abstrato.