Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 59 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Julgue as questões a seguir:

A formação continuada docente é uma importante ferramenta para auxiliar na construção do conhecimento. Servindo para a intervenção pedagógica do professor na sua práxis e também para tratar de questões mais complexas como a ética e a socialização de alunos e toda a equipe gestora e pedagógica da escola. As aulas de Educação Física servem para auxiliar nesses conflitos, pois durante as aulas de Educação Física os alunos se envolvem em atividades em grupo, melhorando sua socialização. Assim, os outros atores da escola se envolvem na tarefa de ensinar a ler, escrever e calcular.

Julgue as questões a seguir:

A Ginástica Geral reúne práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, o compartilhamento do aprendizado e principalmente a competitividade. As competições podem ser constituídas de exercícios no solo, no ar, em aparelhos e de maneira individual.

Ao estabelecer um comparativo entre os programas do pacote Microsoft Office e Google Docs, julgue o item 9:

Existem alternativas gratuitas aos programas do pacote Microsoft Office, entre elas o Google Docs. Sendo assim, o Documentos Google equivale ao Microsoft Word, Formulários Google equivale ao Microsoft Excel e Apresentações Google equivale ao Microsoft PowerPoint.

Sobre as competências gerais da BNCC, leia o texto e julgue os itens 1 e 2:

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. […] É imprescindível destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas na BNCC, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as 
três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 8. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).

A quinta competência da BNCC, foca no uso específico de recursos tecnológicos, mas com senso crítico e responsabilidade de uso. Esta competência visa ensinar às crianças e adolescentes a dominar o universo digital, para que consigam utilizar as ferramentas multimídia para aprender, produzir, resolver problemas e exercer o protagonismo, tanto na vida pessoal como na coletiva. 

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu artigo 31, prevê a organização da Educação Infantil, estabelecendo regras comuns que todas as instituições de Educação Infantil devem seguir. Considerando o exposto, julgue o item 47:

Em relação a avaliação, é necessário expedir documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o Ensino Fundamental.

Em relação a prismas e pirâmides, julgue os itens 24, 25 e 26:

Prisma de base triangular possui 9 arestas, 6 vértices e 5 faces.

Leia o texto a seguir para julgar o item 27:

Numa ampliação ou redução de figuras geométricas planas, os lados conservam a mesma forma, mas não o mesmo comprimento. Para que duas figuras geométricas planas sejam semelhantes, elas precisam ter ângulos congruentes, isto é, de mesma medida e lados proporcionais.
(Fonte: adaptado de http://clubes.obmep.org.br/blog/sala-para-leitura_032-ampliar-ou-reduzir-eis-a-questao/. Acesso em agosto de 2021)

As imagens a seguir mostram dois retângulos construídos em malha quadriculada. Podemos dizer que o retângulo B representa uma ampliação do retângulo A, pois atende ao conceito de semelhança.

Julgue as questões a seguir:

O objetivo principal da avaliação na Educação física, não deve ser prioritariamente a nota ou a aprendizagem de conceitos, mas sim, buscar a apropriação e a compreensão dos conteúdos a fim de que os alunos desenvolvam o raciocínio, o pensamento crítico e consciente e ajudar na autonomia para a tomada de decisões e também para a definição de um plano de ação para novas aprendizagens. Sendo assim a avaliação terá como base a nota do aluno, para classificá-lo de acordo com sua aprendizagem.

Sobre as competências gerais da BNCC, leia o texto e julgue os itens 1 e 2:

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. […] É imprescindível destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas na BNCC, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as 
três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 8. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em agosto de 2021).

A competência 4, propõe utilizar diferentes linguagens, inclusive a digital, como forma de comunicação, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Leia o texto, a seguir, para responder a questão 13:

A palavra ortografia (formada pelos elementos gregos ortho “correto”, e grafia “escrita”) dá nome à parte da gramática que se preocupa com a correta representação escrita das palavras. É a ortografia, portanto, que fixa padrões de correção para a grafia das palavras. Atualmente, a ortografia em nossa língua obedece a uma combinação de critérios etimológicos (ligados à origem das palavras) e fonológicos (ligados aos fonemas = representados). É importante compreender que a otografia é fruto de uma convenção. A forma de grafar as palavras é produto de acordos ortográficos que envolvem os diversos países em que a Língua Portuguesa é oficial. Grafar corretamente uma palavra significa, portanto, adequar-se a um padrão estabelecido por lei. As dúvidas quanto à correção devem ser resolvidas por meio da consulta aos dicionários e publicações oficiais ou especializadas. (fonte: Pasquale e Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa, pág. 35)

Considerando a necessidade da escrita ortográfica correta, julgue o item 13:

Está correta a grafia de todas as palavras deste grupo:

Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão 
das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.

Após criar uma atividade no Google Classroom, o professor pode postar a atividade imediatamente, programar para uma data posterior ou salvar como rascunho. 

Na frase: “O operário daquela empresa era um trator”, a palavra destacada adquire o sentido conotativo.

Leia o texto, a seguir, para julgar às questões 58 e 59:

O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (fonte: MEC-BRASIL, 1998, p. 20). Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, Acesso em agosto de 2021.

Tal proposta assume a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses. 

Julgue as questões a seguir:

Para o Ensino Fundamental a BNCC (BRASIL, 2018) se organiza em áreas do conhecimento. Como componente da área de Ciências Humanas, a Educação Física, com os demais componentes curriculares dessa área, tem como finalidade possibilitar aos estudantes ampliar suas capacidades expressivas em manifestações corporais.

Julgue as questões a seguir:

É importante ressaltar que as práticas corporais na escola devem ser reconstruídas com base em sua função social e suas possibilidades materiais, ou seja, as mesmas podem ser transformadas no interior da escola. A BNCC (BRASIL, 2018) traz como exemplo as Práticas Corporais de Aventura, que devem ser adaptadas às condições da escola, acontecendo de maneira simulada, tomando-se como referência o cenário de cada contexto escolar.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282