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Assinale a alternativa equivalente à expressão que representa o conjunto apresentado.

Com base nas observações do livro Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa, relativamente à transcrição de textos matemáticos para braille, assinale a alternativa correta.

A regular ocorrência de expressões matemáticas em contextos informáticos gerou a necessidade de se estabelecerem condições braillográficas que tornem fáceis e claras a leitura e a escrita dessas expressões. Para atender a essa necessidade, foi criado o delimitador de contexto matemático. Assinale a alternativa que apresenta esse símbolo.

Leia o texto a seguir para julgar os itens 39 e 40:

Portanto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta-se pelo pressuposto de que a aprendizagem em 
Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões 
que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos.

(Fonte: MEC-BRASIL, 2017, p. 276. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: agosto de 2021)

O professor Rodrigo precisa ensinar a multiplicação aos estudantes do 3º ano. Para introduzir o assunto, ele 
escreveu a tabuada do 2 no quadro de giz e os estudantes realizaram a cópia. Pediu, como tarefa, para que 
memorizassem os resultados e no dia seguinte propôs um jogo de bingo, onde eles deveriam marcar na cartela, o resultado da multiplicação anunciada pelo professor. A estratégia de ensino utilizada pelo professor potencializa a compreensão da multiplicação, pois o jogo de bingo ajuda no processo de memorização.

Leia o texto para julgar o item 38

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa em relação a unidade temática Números é que os alunos resolvam problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações, argumentem e justifiquem os procedimentos utilizados para a resolução e avaliem a plausibilidade dos resultados encontrados. No tocante aos cálculos, espera-se que os alunos desenvolvam diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras. 
(Fonte: MEC-BRASIL, 2017, p. 268. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.  Acesso em: agosto de 2021).

O ensino de algoritmos para resolver operações básicas requer o domínio das características do Sistema de Numeração Decimal. O estudante precisa compreender os agrupamentos e reagrupamentos na base 10, tal conhecimento pode ser desenvolvido por meio de jogos, materiais manipuláveis, brincadeiras e resolução de problemas, dentre outras abordagens metodológicas e recursos didáticos.

Julgue as questões a seguir:

É importante ressaltar que as práticas corporais na escola devem ser reconstruídas com base em sua função social e suas possibilidades materiais, ou seja, as mesmas podem ser transformadas no interior da escola. A BNCC (BRASIL, 2018) traz como exemplo as Práticas Corporais de Aventura, que devem ser adaptadas às condições da escola, acontecendo de maneira simulada, tomando-se como referência o cenário de cada contexto escolar.

Leia o texto a seguir para julgar os itens 39 e 40:

Portanto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta-se pelo pressuposto de que a aprendizagem em 
Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões 
que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos.

(Fonte: MEC-BRASIL, 2017, p. 276. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 
agosto de 2021)

A aprendizagem da Matemática ocorre de forma independente dos demais componentes e práticas sociais, pois a natureza dos conhecimentos matemáticos são complexos e difíceis de serem articulados com outras habilidades.

Julgue as questões a seguir:

Segundo o Referencial Curricular do Paraná, por meio da articulação entre as unidades temáticas e os respectivos objetos de conhecimento e objetivos de aprendizagem, a Educação Física deverá garantir aos estudantes direitos de aprendizagem específicos durante todo o ensino fundamental. O documento elenca dez direitos de aprendizagem, sendo um deles: “identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando criticamente os modelos disseminados pelas mídias, e discutir posturas consumistas e preconceituosas” (PARANÁ, 2018, p. 343).

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