“Muito se diz sobre uma “nova postura” do professor ante as novas tecnologias educacionais, como seu novo papel de “orientador” dos alunos na sua busca pelo conhecimento. Mas considera-se que essa realidade apresentada à escola com a inserção das novas tecnologias não representa apenas outra postura do profissional da educação perante o conhecimento desenvolvido com seus alunos, representa profunda ruptura com as formas anteriores de ensino/aprendizagem”. (ARRUDA, 2023)
As opções abaixo contêm razões apontadas pelo autor para justificar a “ruptura” que ele projeta, à exceção de uma.
Assinale-a.
Considere as afirmativas relacionadas a Ambientes Virtuais de Aprendizagem apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma plataforma online utilizada para fins educacionais.
(__)O Moodle é um exemplo de Ambiente Virtual de Aprendizagem de código aberto e livre de licenciamento.
(__)Ambientes Virtuais de Aprendizagem oferecem recursos de aulas em vídeo, chat, fóruns, bibliotecas virtuais, entre outros.
(__)O ChatGPT também pode ser considerado um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele, é possível criar e publicar conteúdos de texto, áudio e vídeo utilizando-se das ferramentas de Inteligência Artificial para geração automática de conteúdo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
A respeito do uso de tecnologias educacionais, assinale a alternativa correta.
Cada vez mais, a interação tecnológica de comunicação e de informação está presente na nossa vida, modificando nosso comportamento social. Como afirma Fava (2014), “A tecnologia de informação e comunicação não modifica o que aprendemos, mas altera o modo como aprendemos”. Confirmando algumas ideias de Favo, analise as seguintes assertivas:
I. Na Educação 3.0, a aprendizagem não acontece apenas no ambiente escolar, mas em redes, em qualquer lugar, em todo lugar, em qualquer espaço, em qualquer tempo, em todo tempo.
II. Novos paradigmas são necessários para o docente que atua nesse contexto e o importante é saber que não basta apenas ter uma boa didática e estar ciente de que a educação padronizada e igual para todos já é coisa do passado.
III. É preciso que os sistemas pedagógicos, metodologias, projetos acadêmicos se adaptem rapidamente; caso contrário, a Educação 3.0 poderá significar a busca das competências e habilidades necessárias para esse mundo digitalizado, conectado e globalizado em outras instâncias fora das escolas.
Quais estão corretas?
Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:
A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.
Após criar uma atividade no Google Classroom, o professor pode postar a atividade imediatamente, programar para uma data posterior ou salvar como rascunho.
Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:
A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.
Após criar uma turma no Google Classroom, o professor poderá convidar seus alunos somente por meio de e-mail para fazer parte da turma.
Considere a situação, utilizando um programa do pacote Microsoft Office, julgue o item 10:
A professora Maria elaborou uma apresentação utilizando o Microsoft PowerPoint para sua turma. Sua apresentação contém imagens, animações e áudios. No entanto a professora não pôde inserir arquivos de vídeo, pois este tipo de arquivo não é suportado, mesmo que o computador utilizado tenha instalado o Windows Media Player.
Considere a situação hipotética, utilizando um programa do pacote Microsoft Office, julgue o item 10:
A professora Maria elaborou uma apresentação utilizando o Microsoft PowerPoint para sua turma. Sua apresentação contém imagens, animações e áudios. No entanto a professora não pôde inserir arquivos de vídeo, pois este tipo de arquivo não é suportado, mesmo que o computador utilizado tenha instalado o Windows Media Player.
Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:
A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão
das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.
Após criar uma atividade no Google Classroom, o professor pode postar a atividade imediatamente, programar para uma data posterior ou salvar como rascunho.
Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:
A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.
Após criar uma turma no Google Classroom, o professor poderá convidar seus alunos somente por meio de e-mail para fazer parte da turma.