0 que se vem afirmando na literatura do uso de tecnologias e na experiência até aqui construída, é que no cenário escolar integrado com vivências em multimídia, estas geram:
1- dinamização e ampliação das habilidades cognitivas.
2- possibilidade de extensão da memória e de atuação em rede.
3- democratização de espaços e ferramentas.
4- manutenção de práticas pedagógicas alicerçadas na linearidade.
Estão corretos apenas os itens:
A Lei n° 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para os efeitos desta lei, considera-se criança a pessoa:
A intervenção pedagógica voltada para a "infância" no Brasil também foi inaugurada com a atuação da Companhia de Jesus, em 1549, igualmente marcada por educar para a fé católica, educar para submissão. Neste contexto a criança é considerada:
A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos surge no final dos anos 70 e início dos 80. Esta corrente enfatiza:
A avaliação representa na Educação Infantil, um esforço do professor em observar e compreender o que as crianças fazem, os significados atribuídos por elas aos elementos trabalhados nas situações vivenciadas. Considere um instrumento de avaliação na pré-escola:
Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional evidenciou a importância da Educação Infantil, que passou a ser considerada como primeira etapa da Educação Básica. Dessa forma, o trabalho pedagógico com a criança de O a 6 anos adquiriu reconhecimento e ganhou uma dimensão mais ampla no sistema educacional. A formação de docentes para atuar na Educação Infantil, segundo o art. 62 da LDB, deverá ser realizada em nível:
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCD) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) vem desenvolvendo, em parceria, o projeto de Avaliação das Políticas Públicas para a Primeira Infância. A avaliação foi subsidiada em sua metodologia por estudos específicos, elaborados por especialistas brasileiros, a respeito de quatro temáticas fundamentais sobre as políticas e serviços de educação e cuidado com a primeira infância, são elas:
Durante a realização de um projeto com crianças da pré-escola é importante:
Em relação à matrícula e faixa etária na Educação Infantil é correto afirmar que:
Denise é uma professora construtivista em uma instituição de Educação Infantil. No segundo semestre, percebeu que sua turma estava agitada. com pouca concentração e envolvimento pelas propostas. Assinale a alternativa que poderá ajudar Denise a melhorar o desempenho do seu grupo.
Texto para responder à questão
No trecho "O vento é NORDESTE, e vai tangendo, aqui e ali, no belo azul das águas, pequenas espumas que marcham alguns segundos e morrem, como bichos alegres e humildes", a palavra destacada expressa o valor semântico de:
Nas versões mais atuais do navegador Google Chrome, quando um usuário digita as teclas de atalho CTRL +N, ele vai acessar a funcionalidade que:
De acordo com Vygotsky:
A Lei n° 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDES, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, em seu art. 15, no que tange à transferência e à gestão dos recursos, indica que o Poder Executivo Federal publicará, até 31 de dezembro de cada exercício, para vigência no exercício subsequente o(a):
Partindo das políticas já existentes, das discussões que vinham sendo feitas em torno da elaboração da LDB, das demandas de estados e municípios e tendo em vista suas prioridades, o Ministério da Educação, em 1995, definiu a melhoria da qualidade no atendimento educacional às crianças de O a 6 anos como um dos principais objetivos e, para atingi-lo, apontou quatro linhas de ação: I. Incentivo à elaboração, implementação e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares. II. Promoção da formação e da valorização dos profissionais que atuam nas creches e nas pré-escolas. III. Investimento em novas tecnologias e informatização nas salas de aula. IV. Apoio aos sistemas de ensino municipais para assumirem sua responsabilidade com a Educação Infantil. V. Criação de um sistema de informações sobre a educação da criança de O a 6 anos. As alternativas que apontam as quatro linhas de ação são, apenas: