Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 56 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Qual a tendência pedagógica que concebe a aprendizagem como receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade?

Sobre interdisciplinaridade é correto afirmar que:

Pesquisas realizadas nas últimas décadas, baseadas na análise de produções das crianças e das práticas correntes, têm apontado novas direções no que se refere ao ensino e aprendizagem da linguagem oral e escrita. Ao se considerar as crianças ativas na construção de conhecimentos e não receptoras passivas de informações há uma transformação substancial na forma de compreender como elas aprendem a falar, a ler e a escrever. Assinale a alternativa que exemplifica esta transformação da prática de ensino.

É recomendado nos Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil:

Trabalhar com projetos na Educação Infantil permite que as crianças inventem, criem, observem, estabelecendo relações e criando cultura. Como surgem os projetos na prática pedagógica cotidiana na Educação Infantil?

Contrapondo o típico ensino tradicional, cabe ao professor despertar interesses, fomentar atitude reflexiva, apoiar o desenvolvimento, estimular o ambiente rico em experiências ou interações e promover a ação pedagógica facilitadora para a elaboração de novas ide ias, concepções e hipóteses. Nessa perspectiva, é possível estabelecer algumas frentes de trabalho pedagógico não exclusivas, todas elas fundamentais para a conquista da língua escrita, por exemplo:

Texto para responder à questão

No trecho: "vi um homem sozinho, nadando no mar; quando o vi ele já estava nadando; acompanhei-o com atenção durante todo o tempo, e testemunho que ele nadou sempre com firmeza e correção; esperei que ele atingisse um telhado vermelho, e ele o atingiu" o uso das aspas assinala a seguinte questão:

Um usuário do editor de textos MS Word 2010, em português, pretende fazer que seu documento tenha garantida a segurança na autenticidade, na integridade e na origem do documento. Nesse caso, ele vai utilizar-se do recurso do software denominado:

Piaget descreveu estádios de desenvolvimento cognitivo da seguinte forma:

1- a inteligência permanece inalterada ao longo do desenvolvimento.

2- o sujeito passa por períodos de reorganização profunda seguidos de períodos de integração, durante os quais um novo estádio é alcançado e as mudanças são assimiladas.

3- a cada estádio de desenvolvimento corresponde um sistema cognitivo específico, que determina todo o funcionamento do sujeito.

4- os estágios são independentes e têm base no desenvolvimento biológico e na racionalização dos dados.

Estão corretos apenas os itens:

Com base nos direitos e nas relações humanas, a Lei n° 12.796, de 04 de abril de 2013, no art. 3°, que trata dos princípios em cuja base o ensino será ministrado, inclui o seguinte item:

Para Vygotsky é a interação do adulto com a criança que estabelecerá as bases da constituição do vínculo afetivo, da confiança e do sentimento de segurança, sendo estes os promotores das descobertas do mundo pela criança. Desse modo, o professor tem o papel de:

São atividades que contemplam o eixo do Movimento:

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil têm por objetivo:

Segundo os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, o projeto, a edificação e as reformas das unidades de Educação Infantil devem buscar a(o):

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282