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O ensino de História, conforme disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), está presente em todos os níveis de ensino e, com a Geografia, compõe uma das bases do conhecimento das ciências humanas. A maior parte dos pressupostos se baseia em uma história social ou sociocultural, justificada pela série de conceitos selecionados como fundamentais. A respeito dos PCN, assinale a alternativa correta.

Em relação à organização da Educação Nacional, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de, EXCETO:

Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal. Assinale a alternativa que NÃO se refere a essas ações:

Segundo Bergmann, sobre a sala de aula invertida, assinale a alternativa INCORRETA.

No início do século XX (1904), ocorreu no Rio de Janeiro uma revolta popular contra medidas que visavam erradicar a febre amarela. A população pobre, principalmente, reagia à vacinação obrigatória contra a varíola. Da parte da República, a questão era mencionada de forma objetiva: era necessário priorizar a saúde, tema que era parte da agenda intelectual e política brasileira desde fins do século XIX. Os intelectuais estavam atentos à forte incidência de moléstias tropicais e outras doenças da cidade e do meio rural. A respeito desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

Na época da conquista espanhola, no final do século XV, a cidade do México englobava
Tenochtitlán e Tlatelolco. A última fora incorporada à primeira e submetida a um governador, além de ter perdido sua individualidade. A respeito da estrutura social mexicana durante sua migração e na época da sua chegada ao vale central, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) A estrutura social da tribo mexicana, durante sua migração e chegada ao vale central permaneceu bastante simples e essencialmente igualitária. Camponeses-soldados, os mexica, às vezes se fixavam durante vários anos nas regiões férteis, guerreavam para conquistar uma passagem ou apossar-se de terras cultiváveis e prosseguiam sua marcha carregando poucos bens.
(  ) Antes do século XVI, cada chefe de família era guerreiro e agricultor ao mesmo tempo, além de participar das conferências que definiam questões importantes. O nível de vida era o de igualdade na pobreza e apenas os sacerdotes de Uitzilopochtli acumulavam suas funções sacerdotais com uma espécie de comando militar e de autoridade geral, que constituíam o embrião de uma classe dirigente.
(  ) A partir do início do século XVI, a democracia tribal asteca foi substituída por uma monarquia aristocrática e imperialista em virtude de um processo de hierarquização e complexificação desta sociedade. Funções distintas passaram a ser exercidas por diferentes categorias da população.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Sobre a grafia de termos retirados no texto, assinale V, se verdadeiras, e F, se falsas.

(  ) “diluido” (l. 03) está grafado corretamente.
(  ) “autoimunes” (l. 22) está grafado corretamente.
(  ) “psicossomatização” (l. 24) está grafado incorretamente, pois o correto é escrever  "psicosomatização”.
(  ) “sinalisadores” (l. 34) está grafado incorretamente, pois o correto é escrever “sinalizadores”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto aos princípios e fins da Educação Nacional.

(  ) Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
(  ) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
(  ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para Moran, há inúmeros grupos interessantes nas redes sociais – Facebook, LinkedIn, WhatsApp – em que é possível ampliarmos nossos horizontes e nos motivarmos a ser proativos, corresponsáveis por múltiplas aprendizagens. Nesse sentido, utilizando esses grupos nas redes sociais, é correto afirmar que acabamos nos tornando:

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