Diversos autores e mesmo a legislação educacional ressaltam a
importância da educação para cidadania, compreendida como a
possibilidade de o indivíduo usufruir de direitos e participar de
forma ativa da vida política. Esse objetivo coloca desafios para
o currículo escolar, que deve privilegiar o desenvolvimento de:
Na atualidade, especialistas assinalam que tecnologias como
computadores, televisões, rádios e jogos eletrônicos são
importantes ferramentas que merecem espaço nas salas de
aula. Entretanto, apesar da sua inserção ainda problemática
em muitas escolas, a presença dessas tecnologias desafia a
educação escolar, pois:
Maria estava abrindo uma escola privada de educação básica no município Q. No processo de construção do currículo escolar, ela descobriu, ao estudar a LDB, que o currículo deveria desenvolver:
A escola B, no processo de reconstrução de seu projeto político
pedagógico, ao prever atividades de Educação Patrimonial,
reportou-se aos PCN, quando neles a Pluralidade Cultural
aparece como tema transversal. Nesse documento, é disposto
que: “uma proposta curricular voltada para a cidadania deve
preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes
na sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os
preceitos éticos". Assim, segundo os PCN:
Competências profissionais representam combinações
sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes (CH(A),
evidenciadas pelo desempenho profissional, no âmbito de
detemIinado contexto ou estratégia organizacional. Cada mlla
das dimensões do CHA diz respeito a mil tipo de aprendizagem
e pode utilizar diferentes estratégias de desenvolvimento, como
as descritas no quadro a seguir.
Considerando essas infonnações, a alternativa que contém
a correta associação das dimensões do CHA com o tipo de
aprendizagem e o tipo de estratégia de desenvolvimento é:
As competências podem ser classificadas de acordo com os objetivos educacionais. A seguir são apresentadas três taxonomias, denominadas A, B e C. Taxonomia A - percepção, posicionamento, execução acompanhada, mecanização e completo domínio de movimentos. Taxonomia B - conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Taxonomia C – aquiescência/receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização. As taxonomias A, B e C correspondem, respectivamente, aos objetivos educacionais dos seguintes domínios:
Em 23 de outubro de 2005, o eleitorado brasileiro foi convocado a se manifestar sobre a manutenção ou rejeição da proibição da comercialização de armas de fogo e munição em todo o território nacional. A resposta da soberania popular é feita por meio de:
O Ministério da Educação publicou em 1997 os Parâmetros
Curriculares Nacionais para o ensino fundamental. Ao lado
das áreas ministradas no primeiro segmento, o MEC afirma
nesse documento a importância de a escola abordar questões
sociais relevantes, tais como ética, saúde, meio ambiente,
orientação sexual e pluralidade cultural, incorporando-as ao
currículo como temas transversais. Para desenvolver os temas
transversais, as escolas devem:
No que toca ao tema aplicação da responsabilidade civil do Estado no ordenamento brasileiro, é correto afirmar que:
Quanto à exoneração de servidores públicos concursados e
nomeados para cargo efetivo, ainda em estágio probatório, é
correto afirmar que:
Em 1963, Paulo Freire desenvolveu, em uma cidade do
nordeste brasileiro, uma campanha de alfabetização de adultos.
Ele conseguiu, em pouco tempo, alfabetizar um grupo de
trabalhadores por meio de um método que dispensava o uso
da cartilha e partia de palavras coletadas entre os alunos: as
palavras geradoras. Esse método foi considerado inovador,
pois, além de obter sucesso, incentivava a reflexão política
sobre as condições de vida daquele povo. Pode-se afirmar que
orientavam sua prática pedagógica e conduziam as reflexões
desse educador os seguintes conceitos:
Na primeira metade do século atual, as esperanças depositadas
na reforma da escola resultaram frustradas. Nesse contexto,
disseminaram-se ideias pedagógicas que preconizavam a
racionalização do processo de ensino e a necessidade de afastar
as interferências subjetivas que poderiam comprometer a sua
eficiência. A proliferação de propostas pedagógicas tais como
o enfoque sistêmico, o microensino, o tele-ensino, a instrução
programada, são características da tendência denominada:
Nos anos de 1950 e de 1960, disseminou-se no Brasil uma concepção de educação fundamentada na “teoria do capital humano”. Nessa perspectiva, a educação passou a ser compreendida como:
Considere as seguintes infonnações sobre dois eventos de educação cOIlJOrativa A e B: A: ação de capacitação, promovida pela empresa, voltada para a aquisição de conhecimentos, com vistas à melhoria de desempenho no trabalho atual dos empregados; B: aprendizagem voltada para o crescimento individual, sem relação com um trabalho especifico, com vistas a promover aprendizagem nos empregados para o alcance de objetivos orgamzaclOnalS. Analisando-se a descrição de cada lllll desses eventos, concluise que:
A palavra treinamento vem de treina (do francês antigo traïne, atualmente traîne), que era o animal usado para treinar os falcões para a caça. Assim, a palavra treinamento surge associada ao conceito de destreza, adestramento, preparo para determinada tarefa a partir de exercício regular e condicionamento. Clara Magalhães, pedagoga de uma importante organização, empregou o termo treinamento em um projeto de educação corporativa desenvolvido em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA ). Levando em conta a etimologia da palavra, a decisão de Clara Magalhães de usar essa nomenclatura pode ser considerada: