Sobre o exercício e a fruição do cargo público, é correto afirmar que:
Determinada servidora anteriormente lotada na Secretaria de Obras e Serviços consegue, no curso de processo administrativo disciplinar (PA(D), sua remoção para a Secretaria de Saúde. Em relação à competência disciplinar, é correto afirmar que:
Jean Piaget desenvolveu diversos estudos que buscaram
explicar o processo de aquisição do conhecimento pelo
indivíduo. Sua teoria, denominada epistemologia genética,
enfatizou a importância da interação da criança com o meio. A
obra de Piaget no campo educacional possibilitou compreender
que:
Uma organização pública celebrou contrato com uma empresa que atua na área de treinamento para a prestação de serviços de cursos de informática. A contratação foi precedida de licitação e o termo de referência detalhou as características da clientela que participaria dos cursos, os antecedentes que levaram à definição daquela demanda e os resultados esperados com a capacitação. A licitação continha, entre os itens para a qualificação técnica, a comprovação de realização de cursos semelhantes, por meio de atestados de pelo menos duas organizações públicas ou privadas de grande porte. Uma renomada empresa de recursos humanos venceu a licitação e foi dado início aos trabalhos. O primeiro produto a ser entregue era o planejamento da capacitação. A empresa contratada apresentou um planejamento detalhado, com a ementa, o conteúdo programático, as estratégias metodológicas que seriam utilizadas ao longo da capacitação e o currículo dos instrutores responsáveis pelo treinamento. O chefe da área de gestão de pessoas da organização contratante percebeu que o produto entregue não continha a descrição dos objetivos instrucionais, mas decidiu aprovar o produto, considerando a adequação do que foi planejado e a reconhecida expertise da empresa contratada. A decisão do chefe da área de gestão de pessoas afigura-se:
A educação a distância tem apresentado vertiginoso crescimento na sociedade atual, incluindo a área de educação corporativa. A seguir são apresentadas duas afirmativas ( A e B ), ambas relacionadas à educação a distância. AFIRMATIVA A - Com ou sem o uso das tecnologias, necessitamos de metodologias que compreendam o desenvolvimento e a aprendizagem como processos integrados que abrangem várias dimensões humanas. AFIRMATIVA B - Programas de treinamento, desenvolvimento e educação, com foco na educação a distância, contribuem para a formação e a qualificação profissional em larga escala, impulsionando o desenvolvimento das organizações de trabalho e do país. Com base na análise das duas afirmativas, pode-se afirmar que:
O ordenamento jurídico brasileiro assegura a incidência de diversos princípios quando do manejo do ato administrativo. No que toca à aplicação do contraditório e da ampla defesa, é correto afirmar que:
A natureza da norma constitucional do artigo 5º, inciso XIII, da CRFB (“é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”), é de eficácia:
Ao ler a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, João descobriu que a escola em que era gestor, apesar de ser privada, poderia receber dinheiro público, pois:
João Marcos é pedagogo e atua na área de educação corporativa de uma organização que está preocupada com a melhoria contínua e com a qualidade de seus processos. O responsável pelo departamento de gestão de pessoas pediu a ele para preparar um treinamento para trinta funcionários que seriam contratados no mês seguinte. Para atender à norma ABNT NBR ISO 10015:2001 Gestão da Qualidade - Diretrizes para treinamento, João Marcos deve contemplar em seu trabalho o monitoramento das seguintes etapas:
Claudio Soares trabalha na area de gestão de pessoas de mlla organização de médio porte e recebeu a inclUllbência de elaborar um projeto de educação cOIlJOrativa para a sua organização. Ele se preocupou em contemplar em seu projeto os sete principios de sucesso para a implantação bem-sucedida de sistemas de educação corporativa, definidos por Marisa Éboli, a saber: Competitividade, Perpenlidade, Conectividade, Disponibilidade, Cidadania, Parceria e Sustentabilidade. Sabendo que elencar os principios apenas não era suficiente, Claudio Soares elaborou mlla lista de prá.ticas para cada um deles. Se Claudio tiver feito a associação correta, ele terá. associado ao principio da Conectividade as seguintes prá.ticas:
A educação a distância é uma modalidade de ensino/ aprendizagem que rompe as barreiras do tempo e do espaço, promovendo diferentes formas de interação entre alunos e professores. Ana Silva, pedagoga de uma organização de pequeno porte, localizada na cidade de Petrópolis, apresentou um projeto de educação continuada para a sua empresa, em que definia a realização de um conjunto de capacitações na modalidade a distância, com cursos mediados pelo computador. Para fundamentar seu projeto, levando em conta o contexto no qual estava inserida, Ana Silva elencou vantagens características dessa modalidade. As vantagens que poderiam adequadamente ser apontadas por ela são:
O responsável por bens em almoxarifado na Secretaria Estadual
de Saúde remeteu ao Tribunal de Contas, tempestivamente,
prestação de contas por término do exercício financeiro. O
exame final da prestação de contas pelo TCE-RJ revelou falta
de natureza formal e que não conduz à produção de dano ao
erário, não sendo caso de reincidência por parte do responsável.
Nesse caso, as contas serão julgadas:
Um aluno do ensino médio teve acesso, na biblioteca de sua
escola, ao livro “A Reprodução", de Pierre Bourdieu e Jean
Claude Passeron. Depois de ler o livro, ele começou a dizer a
todos que tinha sofrido violência simbólica em seu processo de
escolarização, pois a escola lhe:
A educação escolar exerce um papel importante na manutenção
da estrutura de classes, pois está impregnada da ideologia dos
grupos dominantes. Para efetivar práticas que colaborem com
a transformação social, um processo escolar emancipatório
deve buscar:
Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido, ao discorrer
sobre a necessidade de se problematizar, afirma que: nenhuma
ordem opressora suportaria que os oprimidos todos passassem
a dizer: por quê? (1987, p. 75). Isso nos remete a uma das
tarefas da educação escolar, que é desenvolver nos alunos a: