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“Uma atmosfera emocional positiva na família se caracteriza por processos ________________________ com elevada coesão, ________________________ e uma relação afetiva apoiadora com a criança. Essas características favorecem o ________________________, pela criança, de um senso de ________________________ e ________________________ de sua base afetiva, tendo efeito protetor diante da adversidade (BOYCE, 1985). Seu oposto tem sido associado a ________________________ e de comportamento na infância. (FIESER, WILDER & BICKHAM, 2000).

Complete o texto com coerência usando as expressões destacadas abaixo:

Com base em Funayama (2005) “a aprendizagem implica receber, armazenar e integrar informações que poderão ser utilizadas para modificar o próprio indivíduo e seu meio". No caso da aprendizagem escolar a recepção de informações e conhecimentos ocorre de fora para dentro, portanto é relevante que o organismo esteja em equilíbrio, sem fatores de desajustes internos, sofrendo influência dos aspectos psicomotores, cognitivos e sócio-emocionais. Para uma intervenção psicopedagógica pertinente aos problemas de aprendizagem, faz-se relevante um diagnóstico adequado, que implica na compreensão dos recursos a serem utilizados para o manejo das suas dificuldades.

Leia as assertivas:

I- O procedimento diagnóstico inclui a coleta de dados detalhados das vivências familiares e da criança.

II- O diagnóstico em equipe interdisciplinar traça o caminho para as possibilidades do aprendente.

III- O psicopedagogo desenvolve a sua intervenção individualmente e não necessita de outros profissionais e nem de uma avaliação interdisciplinar.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

As teorias da psicopedagogia consideram os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, logo o psicopedagogo dispõe de várias abordagens para dar suporte para sua ação de diagnóstico, prevenção e intervenção. Nesse contexto, a abordagem fundamentada na teoria de Jean Piaget denomina-se abordagem

“No conjunto de dificuldades de aprendizagem incluem-se muitas vezes crianças com deficiências na área cognitiva. Diferentemente dos distúrbios específicos de aprendizagem, que excluem o déficit cognitivo, as dificuldades de caráter mais generalizado acabam incluindo um subgrupo de crianças com problemas na área cognitiva." (FUNAYAMA)

De acordo com Garcia (1998), sobre as conceituações das dificuldades de aprendizagem, identifique as afirmativas com C (Certo) ou E (Errado):

( ) As dificuldades de aprendizagem não são decorrentes da deficiência mental.

( ) As dificuldades de aprendizagem não são decorrentes da ausência de escolarização.

( ) As dificuldades de aprendizagem não são decorrentes de problemas emocionais.

( ) Não existe co-ocorrência de dificuldades de aprendizagem com outros transtornos de desenvolvimento, da personalidade ou conduta.

( ) As crianças com dificuldades de aprendizagem não podem ser classificadas com deficiência na área intelectual.

Identifique a ordem CORRETA:

Sobre a Educação Inclusiva destaca-se que: “o respeito a diversidade, efetivado no respeito às diferenças, impulsiona ações de cidadania voltadas ao reconhecimento de sujeitos de direitos, simplesmente por serem seres humanos. Suas especificidades não devem ser elemento para construção de desigualdades, discriminações ou exclusões, mas sim, devem ser norteadas de políticas afirmativas de respeito à diversidade, voltadas para a construção de contextos sociais inclusivos". (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO) O compromisso com a construção de sistemas educacionais inclusivos é norteado por documentos no âmbito internacional e na legislação brasileira através de dispositivos legais dando relevância para a construção de uma sociedade para todos.

Destaque com I os documentos internacionais e com N os documentos nacionais que garantem os sistemas educacionais inclusivos:

( ) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e Declaração de Jomtien (1990).

( ) Constituição Federal (1988) e Convenção Interamericana para todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas com Deficiência (2001).

( ) Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).

( ) Declaração de Salamanca (1994) e Convenção da Guatemala (1999).

( ) Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência (1999), o Plano Nacional de Educação (2001) e Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001).

Marque a ordem CORRETA:

Numa sala da Educação Infantil duas crianças com 3 anos dialogam. Num determinado momento uma criança brinca com um avião e pergunta para a outra:

- Maria, foi nesse avião que o seu pai aviou?

A professora interveio no mesmo momento:

- Não é aviou, é viajou.

Lucinha de imediato respondeu:

- Mas ele foi de avião tia!

Olhou para a Maria, que respondeu afirmativamente com a cabeça, Lucinha olha para a professora e fala:

- Tá vendo? Foi de avião.

Olhou para a amiga e falou:

- Maria foi nesse avião que seu pai aviajou?

(Texto adaptado SEBER, 1997)

Leia as hipóteses diagnósticas e destaque a alternativa CORRETA:

Afirma Pain (1996): “Permitir a criança apropriar-se de um conhecimento é permitir-lhe fortificar seu ego, na medida em que ela pode se constituir em uma personalidade mais segura, mais dominante e mais responsável. " Portanto, aprender é apropriar-se de estruturas que se encontram no sujeito, estas capazes de absorver o sinal e apropriar-se para se transformar em um novo conhecimento.

Considerando as funções do psicopedagogo no Brasil, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Orientação de estudos

(2) Mediação dos conteúdos escolares

(3) Desenvolvimento do raciocínio lógico

(4) Estimulação da linguagem expressiva e compreensiva

(5) Desenvolvimento da capacidade psicomotora

( ) Através de jogos podemos promover um desenvolvimento cognitivo mais satisfatório do que a escola costuma ensinar, pois trabalha se com as estruturas de pensamento necessárias ao ato de aprender.

( ) Dá o suporte no domínio do esquema corporal, da estruturação espacial, da estruturação corporal, da coordenação motora grossa e fina e da lateralidade.

( ) Ajuda o aluno a aprender as condições necessárias para o seu próprio desenvolvimento cognitivo.

( ) Subsidia a organização da vida escolar da criança quando esta não sabe fazê-la espontaneamente.

( ) Fornece estratégias para o desenvolvimento da fala e a escrita, a linguagem gestual, a escuta e a leitura.

Assinale a sequência CORRETA:

O trabalho psicopedagógico perpassa pela instituição escolar, ao cumprir a sua função social, que é socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos e estabelecer a construção de regras e valores no seu contexto interno, assim construindo um projeto social mais amplo, estendendo-se para a sociedade.

Destaque com (c) as afirmativas corretas e (e) as alternativas erradas no que se refere ao papel da instituição escolar com base nas teorias da psicopedagogia:

( ) “Eu não acho que a aprendizagem esteja restrita à escola. Eu acho que esta é a melhor forma de se transmitir algumas aprendizagens, mas não é só na escola que se aprende. A aprendizagem acontece no sujeito (...). A cultura, o que faz é, de todos os objetos culturais, selecionar alguns e os transformar, então, em objetos pedagógicos, no sentido de que são geradores de conduta ou estimulantes para fazer este sujeito expressar na cultura". (VISCA, 1991)

( ) A adaptação na escola, para a psicanalista Dolton, é sinal de saúde da criança, que aceita a mentira mutiladora que a escolaridade a aprisiona. (1990)

( ) Mannoni e Dolton destacam que a escola pode ser geradora de neuroses. Afirma Mannoni: “A escola, depois da família, converteu- e hoje, no lugar escolhido para fabricar neuroses, que são tratadas, posteriormente, em escolas paralelas chamadas hospitais de dia". Dolton ressalta “É necessário dizer que a adaptação escolar é, agora, salvo com raras exceções, um sintoma de neurose".

( ) Pensar a escola à luz da psicopedagogia, significa considerar os aspectos metodológicos, relacionais e socioculturais englobando especificamente o ponto de vista de quem aprende. (VIGOTSKY, 1990)

( ) Weiss (1991) destaca: “ Existem diferentes enfoques em relação ao que se entende por psicopedagogia na escola. Adotarei a posição de considerá-la como um trabalho em que se busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores".

Indique a opção que contém a sequência CORRETA:

Sobre a ética do psicopedagogo: “O Código de Ética tem o propósito de estabelecer parâmetros e orientar os profissionais da Psicopedagogia brasileira quanto aos princípios, normas e valores ponderados à boa conduta profissional, estabelecendo diretrizes para o exercício da Psicopedagogia e para os relacionamentos internos e externos à ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia".

Analise os itens abaixo, relacionados ao Capítulo 3 – Do exercício das atividades psicopedagógicas:

I- Artigo 6ª - Estarão em condições de exercício da Psicopedagogia os profissionais graduados e/ou pós-graduados em Psicopedagogia – especialização “lato sensu" - e os profissionais com direitos adquiridos anteriormente à exigência de titulação acadêmica e reconhecidos pela ABPp. É indispensável ao psicopedagogo submeter-se à supervisão psicopedagógica e recomendável processo terapêutico pessoal.

II- Parágrafo 1º O psicopedagogo, ao promover publicamente a divulgação de seus serviços, deverá fazê-lo de acordo com as normas do Estatuto da ABPp e os princípios deste Código de Ética.

III- Parágrafo 2º Os honorários deverão ser tratados previamente entre o cliente ou seus responsáveis legais e o profissional. IV- Artigo 7º O psicopedagogo está obrigado a respeitar o sigilo profissional, protegendo a confidencialidade dos dados obtidos em decorrência do exercício de sua atividade e não revelando fatos que possam comprometer a intimidade das pessoas, grupos e instituições sob seu atendimento. Não passar para o cliente, família e professores fato que tenha conhecimento para os envolvidos no atendimento, dando a conotação de quebra de sigilo profissional.

V- Parágrafo 2º O psicopedagogo se revelará como testemunha, fatos de que tenha conhecimento no exercício de seu trabalho e também depor perante a autoridade judicial.

Está (ão) CORRETO (s) apenas

Com base em Oliveira (1993) o ato de ensinar e aprender, em algumas culturas é expresso por apenas uma palavra, então foi escolhida, a palavra aprendizado, em português, por ser a que mais se aproxima de uma palavra capaz de expressar as ações de ensinar e aprender, ao mesmo tempo.

De acordo com os estudos da psicopedagogia, assinale a afirmativa CORRETA:

De acordo com Terkesen (1980) “A família é um pequeno grupo social composto por indivíduos, relacionados uns aos outros em razão de fortes lealdades e afetos recíprocos, ocupando um lar ou conjunto de lares que persiste por anos e décadas. Entra-se na família através do nascimento, adoção ou casamento e deixa-se de fazer parte dela apenas pela morte".

Com base nos estudos realizados sobre a família e seu papel frente aos problemas de aprendizagem, assinale (v) para verdadeiro e (f) para falso.

( ) As mudanças sociais nas sociedades ocidentais exigem uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho, transformando os papéis parentais, consequentemente surgiu a necessidade de uma maior divisão das responsabilidades na educação dos filhos. Assim, a educação, algumas vezes, é deixada a cargo de sistemas extrafamiliares como creches e escolas, cujas crianças passam a frequentá-las mais cedo.

( ) Na atualidade, a escola acrescentou ao seu papel instrucional a função socializadora, pela falta de brincadeiras de ruas e vizinhança, além da preparação para a complexidade da sociedade contemporânea, que exige do sujeitos cada vez competências mais sofisticadas.

( ) A relação entre o sistema educacional e sistema familiar não tem relevância para os processos de aprendizagem, apenas interferem nas dificuldades e no estresse de alunos, professores e familiares.

( ) A criança suficientemente boa, de acordo com Terkelsen (1980), “é que está apta a se engajar mútua e reciprocamente com as figuras parentais aprendendo sequências de comportamentos que simultaneamente promovem o atingimento das suas necessidades de desenvolvimento tanto quanto aos seus pais".

( ) As crianças espertas, inteligentes, vivas ou quietas, dóceis, afetuosas não apresentam problemas. Dado que a maioria das dificuldades aparecem no domínio da escola porque se referem a habilidades específicas, é frequente que ao serem detectadas sejam vistas como “criação" da professora, má vontade da criança ou exigências em demasia.

Destaque a sequência CORRETA:

Existem nos estudos psicopedagógicos fatores, conceitos e terminologias que explicam o motivo pelo qual a criança não consegue

aprender e se desenvolver pedagogicamente conforme o esperado. Podem ser conceituados como: dificuldades de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem e transtornos de aprendizagem. Cada um poderá se apresentar no aluno com problemas de aprendizagem na escola.

Associe as duas colunas abaixo:

(1) Dificuldades de aprendizagem

(2) Distúrbios de aprendizagem

(3) Transtornos de aprendizagem

( ) São problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Podem dificultar a aquisição, pela criança, de habilidades de leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos.

( ) É um impedimento psicológico ou neurológico para a linguagem oral ou escrita ou para condutas preceituais, cognitivas ou motoras.

( ) São sintomas que decorrem de obstáculos que aparecem no mesmo momento histórico em que está ocorrendo a aprendizagem, por sua vez, resultam de histórias vividas nas dimensões afetivas, cognitivas, sociais, orgânicas e funcionais.

( ) Identificam-se quando uma criança não consegue aprender com os métodos com os quais outras crianças aprendem, apesar de ter as bases intelectuais apropriadas para aprendizagem.

( ) Estão relacionados(as) a um grupo de dificuldades específicas e pontuais que se caracteriza pela presença de uma disfunção neurológica ou algum problema de saúde que a criança apresente.

Assinale a sequência CORRETA

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