Existem nos estudos psicopedagógicos fatores, conceitos e terminologias que explicam o motivo pelo qual a criança não consegue
aprender e se desenvolver pedagogicamente conforme o esperado. Podem ser conceituados como: dificuldades de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem e transtornos de aprendizagem. Cada um poderá se apresentar no aluno com problemas de aprendizagem na escola.
Associe as duas colunas abaixo:
(1) Dificuldades de aprendizagem
(2) Distúrbios de aprendizagem
(3) Transtornos de aprendizagem
( ) São problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Podem dificultar a aquisição, pela criança, de habilidades de leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos.
( ) É um impedimento psicológico ou neurológico para a linguagem oral ou escrita ou para condutas preceituais, cognitivas ou motoras.
( ) São sintomas que decorrem de obstáculos que aparecem no mesmo momento histórico em que está ocorrendo a aprendizagem, por sua vez, resultam de histórias vividas nas dimensões afetivas, cognitivas, sociais, orgânicas e funcionais.
( ) Identificam-se quando uma criança não consegue aprender com os métodos com os quais outras crianças aprendem, apesar de ter as bases intelectuais apropriadas para aprendizagem.
( ) Estão relacionados(as) a um grupo de dificuldades específicas e pontuais que se caracteriza pela presença de uma disfunção neurológica ou algum problema de saúde que a criança apresente.
Assinale a sequência CORRETA