Com base em Funayama (2005) “a aprendizagem implica receber, armazenar e integrar informações que poderão ser utilizadas para modificar o próprio indivíduo e seu meio". No caso da aprendizagem escolar a recepção de informações e conhecimentos ocorre de fora para dentro, portanto é relevante que o organismo esteja em equilíbrio, sem fatores de desajustes internos, sofrendo influência dos aspectos psicomotores, cognitivos e sócio-emocionais. Para uma intervenção psicopedagógica pertinente aos problemas de aprendizagem, faz-se relevante um diagnóstico adequado, que implica na compreensão dos recursos a serem utilizados para o manejo das suas dificuldades.
Leia as assertivas:
I- O procedimento diagnóstico inclui a coleta de dados detalhados das vivências familiares e da criança.
II- O diagnóstico em equipe interdisciplinar traça o caminho para as possibilidades do aprendente.
III- O psicopedagogo desenvolve a sua intervenção individualmente e não necessita de outros profissionais e nem de uma avaliação interdisciplinar.
Está CORRETO o que se afirma apenas em: