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De acordo com Terkesen (1980) “A família é um pequeno grupo social composto por indivíduos, relacionados uns aos outros em razão de fortes lealdades e afetos recíprocos, ocupando um lar ou conjunto de lares que persiste por anos e décadas. Entra-se na família através do nascimento, adoção ou casamento e deixa-se de fazer parte dela apenas pela morte".

Com base nos estudos realizados sobre a família e seu papel frente aos problemas de aprendizagem, assinale (v) para verdadeiro e (f) para falso.

( ) As mudanças sociais nas sociedades ocidentais exigem uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho, transformando os papéis parentais, consequentemente surgiu a necessidade de uma maior divisão das responsabilidades na educação dos filhos. Assim, a educação, algumas vezes, é deixada a cargo de sistemas extrafamiliares como creches e escolas, cujas crianças passam a frequentá-las mais cedo.

( ) Na atualidade, a escola acrescentou ao seu papel instrucional a função socializadora, pela falta de brincadeiras de ruas e vizinhança, além da preparação para a complexidade da sociedade contemporânea, que exige do sujeitos cada vez competências mais sofisticadas.

( ) A relação entre o sistema educacional e sistema familiar não tem relevância para os processos de aprendizagem, apenas interferem nas dificuldades e no estresse de alunos, professores e familiares.

( ) A criança suficientemente boa, de acordo com Terkelsen (1980), “é que está apta a se engajar mútua e reciprocamente com as figuras parentais aprendendo sequências de comportamentos que simultaneamente promovem o atingimento das suas necessidades de desenvolvimento tanto quanto aos seus pais".

( ) As crianças espertas, inteligentes, vivas ou quietas, dóceis, afetuosas não apresentam problemas. Dado que a maioria das dificuldades aparecem no domínio da escola porque se referem a habilidades específicas, é frequente que ao serem detectadas sejam vistas como “criação" da professora, má vontade da criança ou exigências em demasia.

Destaque a sequência CORRETA:

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