De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – DCNEF, as crianças, quase sempre, percebem o sentido das transformações corporais e culturais, afetivo-emocionais, sociais pelas quais passam. Tais transformações requerem-lhes:
Na educação escolar é preciso ter claro que são utilizados dois tipos de brinquedos: educativos e pedagógicos. Entretanto, vale a pena lembrar que eles possuem funções diferentes, apesar de serem confundidos com frequência. Os brinquedos pedagógicos pedem:
De acordo com a legislação vigente a reorganização do Ensino Fundamental de nove anos, abrange a população na faixa etária:
O ECA foi um marco para o país. No entanto, mais importante ainda é adaptar as leis e normas à realidade brasileira, ano após ano. A legislação deve acompanhar as condições em que crianças e adolescentes vivem, lhes propiciando:
A atividade artística, concebida como dialética permanente entre a pesquisa e a criação, a formação e a realização, o invisível e o visível fundamenta a própria essência de uma ação artística. Uma ação artística oferece a grande quantidade de pessoas a possibilidade de uma atividade artística pessoal autêntica: às crianças das escolas, às pessoas envolvidas com práticas de amador, e, naturalmente, aos artistas profissionais. O OE precisa colaborar com outros profissionais da educação para oferecer a todos os alunos:
A escola democrática é aquela que possibilita a todos, os que nela ingressam:
A orientação educacional se destina a assistir ao educando, individualmente ou em grupo, no âmbito:
A prática educativa e especialmente os objetivos, os conteúdos do ensino e o trabalho docente estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. Significa que a prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada:
O ensino, como atividade específica da escola, tem como propósito central a aprendizagem e o estudo dos alunos. Significa que:
A OE Carla participa, sistematicamente, do planejamento bimestral, de acordo com os encaminhamentos definidos no PPP escolar que foi elaborado e é avaliado coletivamente. De acordo com o PPP “Todas as pessoas têm direito subjetivo à educação de qualidade socialmente referenciada". A este direito corresponde a obrigação:
Respeitadas as marcas singulares antropoculturais que as crianças de diferentes contextos adquirem, os objetivos da formação básica, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, de tal modo que os aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social sejam priorizados na sua formação, complementando:
A OE Marluce acompanha, sistematicamente, os processos de ensino e aprendizagem, definidos na avaliação coletiva do PPP escolar, assumidos por meio dos compromissos científicos e filosóficos partilhados no planejamento anual, com vistas à construção de uma educação integral favorecendo o sujeito como agente de mudança, qual deve levar em conta:
Com o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, crianças e adolescentes passaram a ser considerados pessoas. Um dos pontos mais polêmicos do estatuto até hoje é a proibição da tortura em qualquer medida, inclusive a famosa “palmada”. Nesse sentido o artigo 18 é claro ao afirmar que a criança e o adolescente têm o direito de ser:
O OE Moisés se preocupa com os conteúdos atitudinais, o chamado currículo oculto. Nele, devem ser contemplados aspectos:
De acordo com a legislação, em vigor, o exercício da profissão de OE é privativo: