O Orientador Educacional – OE Márcio desenvolve como uma de suas atribuições coordenar as discussões e encaminhamentos coletivos, relacionados à Avaliação Institucional - AI da escola. Com base nos documentos expedidos pelo Ministério de Educação – MEC, a AI escolar deve contribuir para:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica- - DCNGEB, no Ensino Fundamental, acolher significa também:
A diversidade econômica, social e cultural exige da escola o conhecimento da realidade em que vivem os alunos, condição importante para que o aluno possa se reconhecer como parte dessa cultura e construir identidades afirmativas. Ao mesmo tempo, a escola deverá propiciar aos alunos condições para transitarem em outras culturas, para que transcendam seu universo local, com vistas a:
A proposta de trabalho de uma Escola, ondo o PPP foi discutido e operacionalizado coletivamente, definiu a cultura enquanto atitude, aptidão, uma relação com o mundo, com o pensamento e especialmente com as obras artísticas, que permite a cada um se situar no mundo das ideias e dos símbolos. Nesta perspectiva ela deve se inscrever em uma dimensão horizontal que demanda, de um lado, a sensibilização, a educação e de outro lado a frequentação regular e diversificada das obras, o trabalho do espectador, do leitor ou do ouvinte. Neste sentido, a cultura deve ser considerada:
O OE Marcos participou da formação do professor alfabetizador, coordenado pelo MEC, a qual aponta para uma necessidade urgente de que ele se compreenda e se identifique como um ser de linguagem, ou seja, reconheça que a linguagem não significa apenas comunicação ou suporte para o pensamento, mas interação entre pessoas que se constituem mutuamente como sujeitos sociais, de aprendizagem e de cultura. Essa proposta de formação continuada está articulada com a concepção: