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A professora Marta procura formular boas perguntas que exigem de seus alunos, a busca de pesquisas, a pensarem por si mesmos, tirarem conclusões acerca da temática estudada. Ao assumir uma postura pedagógica que expressa confiabilidade, coerência, segurança a professora deve:

O professor Marcílio participa de forma sistemática e coletiva da elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola em que trabalha. Nesse sentido deve levar em conta que os planos de ensino traduzem os princípios norteadores do PPP, tornando-se:

O OE Marcelo participou da formação continuada para acompanhar, na escola, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, o qual defende a escola pública como um espaço que, para além das salas de aula e da transmissão/apropriação de conhecimentos científicos, torna-se um lugar sintonizado com os direitos sociais de todos. Esta concepção de escola busca superar:

Nos dias atuais o OE deve colaborar com o aluno, na escola, de forma que lhe forneça os elementos que favoreçam:

Para um trabalho integrado, é indispensável ao Orientador Educacional:

A participação efetiva e a gestão democrática são fundamentais para que a autonomia escolar seja resultado da construção coletiva e democrática de projetos, na instituição educativa, que venham a atender aos anseios da comunidade escolar. A construção desses processos, implica:

O método de ensino propicia a descoberta das relações entre os conteúdos que os alunos estudam, estabelecendo relações entre:

A AI é um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes internos e externos. Com base nesse conceito é necessário que a escola crie:

A gestão democrática constitui-se em instrumento de horizontalização das relações e convivência colegiada, o que requer:

O OE Flávio compreende que a legislação de ensino que norteia a educação escolar, considera as abordagens próprias aos estágios de desenvolvimento dos alunos, o período de duração dos cursos, os horários e condições em que se desenvolve o trabalho escolar e, sobretudo, os propósitos mais gerais de formação dos estudantes. O acesso ao conhecimento escolar, no Ensino Fundamental, tem portanto a dupla função:

Os conteúdos sistematizados que fazem parte do currículo são denominados:

A participação efetiva do Conselho Escolar no processo de escolha do diretor da escola, constitui uma de suas ações de maior relevância, na medida em que se apresenta como:

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando:

A Didática e as metodologias específicas das matérias de ensino formam uma unidade, mantendo entre si relações recíprocas. A Didática, com base em seus vínculos com a Pedagogia, na visão crítica generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação da matérias específicas, das ciências que:

A professora Flávia observou que o PPP escolar, construído e aprovado coletivamente, se opõe ao paradigma sentencioso, ou seja, orienta que as avaliações propiciem aos docentes oferecerem estímulos, explicações claras, textos explicativos consistentes para que os estudantes possam evoluir para novos estágios de aprendizagem se apropriando dos conhecimentos científicos. Nesta perspectiva, a professora deve utilizar a avaliação:

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