Julgue o próximo item, relativo a comunicação e sociedade.
Os blogues têm seu conteúdo dirigido para um público determinado em um ambiente online. Embora sejam um espaço de subjetividade compartilhada, eles devem ter seu conteúdo voltado à realidade, sem personagens, para não correrem o risco de perder seu público.
Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.
O profissional de relações públicas deve empenhar-se para criar estruturas e canais de comunicação para divulgar informações elaboradas com o intuito de favorecer e beneficiar a organização que representa, de modo a alcançar a eficiência máxima em seus serviços e valorizar a imagem institucional.
Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.
Para a teoria da responsabilidade social da imprensa, a imprensa é como uma instituição, cujo princípio basilar é estabelecer um sistema de jornalismo ético, ou seja, os jornalistas estão obrigados a ser responsáveis com seu público.
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
A atividade de relações públicas privilegia a administração participativa, embora as inter-relações presentes, os interesses internos e externos e os públicos sinalizem que esse cargo se reverte de dificuldades pelas inúmeras variáveis manifestas.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
O relações-públicas tem a responsabilidade de assessorar as decisões da empresa, criar planos de desenvolvimento do público interno e estabelecer programas que minimizem situações indesejadas, como gerenciamento de crises, antecipando situações que possam vir a causar impactos negativos na empresa.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
O pai da atividade de relações públicas foi o jornalista Ivy Lee, na década de 1960, com a abertura do primeiro escritório de relações públicas do mundo, na Flórida.
Julgue o item subsecutivo, no que tange ao relacionamento com a imprensa.
O trabalho de assessoria de imprensa não se restringe apenas à utilização dos instrumentos de press release, coletiva de imprensa, mailing list e clipping, outros instrumentos também são utilizados, tais como pesquisa de marca e apuração de resultados.
Acerca da formação da opinião pública, julgue o item que se segue.
A opinião pública substituiu as intensas demonstrações das multidões instadas por oradores brilhantes, que, por meio da retórica e de símbolos, determinavam o comportamento coletivo.
Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.
O lobbying, ato de praticar o lobby, é considerado uma forma de discussão racional, tendo em vista que o profissional que o pratica, conhecido como lobista, oferece argumentos para que predominem considerações racionais e não emocionais.
Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.
Ao se construir um questionário de pesquisa, devem-se observar algumas regras para a escolha das questões, tais como: adicionar somente questões relacionadas ao problema pesquisado; questões com que se possam conhecer o respondente na intimidade e questões com certo grau de dificuldade, para se obterem respostas mais precisas.
No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.
De modo simplificado, o processo da comunicação pode ser representado pelo seguinte esquema: um transmissor dirige uma mensagem através de alguma forma ou meio para um receptor, sobre o qual ela, mensagem, causa determinado efeito.
Julgue o próximo item, relativo a comunicação e sociedade.
As representações sociais dão uma forma definitiva a objetos, pessoas ou acontecimentos, sintetizando novos elementos aos já existentes. Mesmo quando não se encaixa perfeitamente na forma pré-estabelecida, o objeto ou pessoa é forçado a assumir determinada forma, sob pena de não ser compreendido nem codificado.
Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.
Um veículo de comunicação pode optar por não divulgar um release encaminhado pela assessoria de imprensa de uma empresa, por julgar ser de interesse particular, valendo-se do seu código de ética, que, certamente, orientará sobre a divulgação de fatos e informações de interesse público.
Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.
Composto por representantes do público, dos jornalistas e dos empresários do setor, o conselho de imprensa possui atribuições e funções diversas, mas todas elas visam assegurar a responsabilidade social da imprensa e, consequentemente, estimular a participação da opinião pública no combate pela independência.