A respeito de relações públicas, julgue o item seguinte.
Administrar as controvérsias públicas das partes interessadas, também conhecidas como stakeholders, no destino de uma organização é um dos papéis das relações públicas.
Sobre a gestão de crises de comunicação, quando vale o velho ditado “prevenir é melhor do que remediar”, assinale a afirmativa correta.
As crises nas organizações ocorrem quando menos se espera. Os profissionais da área de comunicação devem, portanto, estar sempre preparados, pois assim que são detonadas, a mídia entra em ação noticiando a ocorrência seja ela qual for. Nesses casos, espera-se que a Assessoria de Comunicação, pelo menos,
As situações de crise costumam impactar a empresa em aspectos tangíveis e intangíveis. Assinale a opção que apresenta apenas exemplos de aspectos intangíveis.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
O relações-públicas tem a responsabilidade de assessorar as decisões da empresa, criar planos de desenvolvimento do público interno e estabelecer programas que minimizem situações indesejadas, como gerenciamento de crises, antecipando situações que possam vir a causar impactos negativos na empresa.
No que se refere à relação entre comunicação e gestão de crise em organizações, assinale a opção correta.
A comunicação corporativa ou comunicação empresarial é essencial
para a manutenção da reputação de uma empresa. Acerca desse
assunto, julgue os itens subsecutivos.
Ocorrendo um episódio capaz de abalar profundamente a imagem de uma empresa, a comunicação de crise deve agir rapidamente, ocultando da imprensa e do público em geral determinadas informações.
A comunicação corporativa ou comunicação empresarial é essencial
para a manutenção da reputação de uma empresa. Acerca desse
assunto, julgue os itens subsecutivos.
Ao comitê de gerenciamento de crises cabem não somente o estudo das possíveis situações de vulnerabilidade às quais a empresa possa ser submetida, mas também o desenvolvimento de mecanismos para o enfrentamento desses problemas, caso estes se tornem realidade.
Julgue os próximos itens, referentes à comunicação de crise
Crises mais graves que impactam, de forma substancial, a
imagem de uma empresa, e, na maioria das vezes, surgem
de distorções acumuladas com o passar do tempo, são
classificadas como ciclotímicas.
Julgue os próximos itens, referentes à comunicação de crise
Em momentos de crise, a eficácia no relacionamento com a
mídia é fundamental para se evitar o agravamento da situação
e conquistar a boa vontade dos públicos de interesse. Nesse
momento, não se deve evitar o assédio dos jornalistas, de
maneira que entre as posturas a serem assumidas pelo assessor
incluem-se a disponibilidade, a presença e a solicitude.
Julgue os itens a seguir, relativos à lógica constitutiva dos produtos da indústria cultural.
O assessor de relações públicas deve gerir os processos de comunicação com os diversos grupos sociais de relacionamento e interesse, dentro e fora da sua instituição, promovendo relacionamentos e eventualmente mediando conflitos, em busca da criação e da manutenção da melhor imagem institucional possível, que facilite o cumprimento de sua missão na sociedade.
A máxima da Gestão de Crise profetiza que, se a empresa ainda não passou por uma crise, esse dia chegará. A pergunta que todo comunicador se faz é a seguinte: A empresa está preparada? Sobre esse tema, os teóricos afirmam que a crise é democrática, pois não distingue empresas pelo porte. Todas as organizações estão sujeitas, quer sejam grandes ou pequenas, e quanto maior a empresa, maior será sua crise. Outra afirmação é que a crise não acontece de uma vez, desenvolve-se gradativamente. Com base nesse conhecimento e acreditando que todo acontecimento negativo é passível de prevenção, assinale a alternativa correta.