Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 32 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na determinação do valor de uma empresa, um dos componentes utilizados é o fluxo de caixa operacional disponível, no qual tem papel importante a determinação da taxa de crescimento prevista.
A taxa de crescimento dos fluxos de caixa (g) é determinada através do produto do percentual de reinvestimento dos fluxos operacionais de caixa (b) pela taxa de retorno (r) a que esse capital é aplicado. Ou seja, a taxa de crescimento dos fluxos de caixa é apurada pela da fórmula
g = b x r Considere uma companhia que estima reinvestir 80% de seus lucros operacionais a uma taxa de retorno de 12,5% ao ano e projeta os fluxos de caixa operacionais, iniciando o primeiro ano com o lucro operacional referencial líquido do imposto de renda de R$ 200.000,00.
Dessa forma, o Fluxo de Caixa Operacional Disponível projetado para o terceiro ano, em reais, é

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi criado pelo Conselho Federal de Contabilidade, com a Resolução CFC no 1.055/2005 que, nos termos de seu Art. 2º, informa que o Comitê foi composto pelas seguintes entidades:
a– ABRASCA — Associação Brasileira das Companhias Abertas;
b– APIMEC NACIONAL — Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais;
c– BM&FBOVESPA S.A. — Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros;
d– CFC — Conselho Federal de Contabilidade;
e– IBRACON — Instituto dos Auditores Independentes do Brasil;
f– FIPECAFI — Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.
A resolução CFC nº 1.055/2005, no Capítulo III da Administração e Funcionamento, Art. 7º, estabelece que o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) será formado, em sua maioria, por Contadores, com registro ativo em Conselho Regional de Contabilidade e no § 2º do Art. 7º determina que a indicação dos membros efetivos do Comitê será feita pelas entidades que o constituem.
De acordo com o § 2º citado acima, o número de membros que cabe a cada entidade indicar para membro efetivo do CPC é

Nos termos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, CPC 01 (R1), que trata da redução ao valor recuperável de ativos, aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários pela Deliberação CVM nº 639/2010, o valor recuperável de um ativo é o

Em qualquer empresa ou circunstância, o orçamento empresarial terá sempre vantagens e desvantagens, portanto, deve ser adotado sempre que as vantagens esperadas superem as desvantagens de sua implementação.
Uma das vantagens do orçamento empresarial surge da probabilidade de predição de o “processo orçamentário permitir identificar pontos de eficiência e ineficiência das unidades”.
A citada probabilidade de predição está inserida na

Segundo a Secretaria da Receita Federal, o SPED consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando–se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.

Assim, uma das premissas do SPED é

A base de cálculo da Contribuição para o PIS/PASEP e COFINS, com a incidência não cumulativa, é o valor do faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independente de sua denominação ou classificação contábil.
Para fins de determinação da base de cálculo, o valor que NÃO pode ser excluído do faturamento, uma vez que o tenha integrado, é o valor de

Quanto à Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido

(CSLL), considere as afirmações a seguir.

I — As sociedades cooperativas calcularão a CSLL sobre

o resultado do período de apuração, limitado às

operações com não cooperados.

II — Estão isentas da CSLL as instituições de caráter fi –

lantrópico, recreativo, cultural e científi co e as associações

civis que prestem os serviços para os quais

houverem sido instituídas, sem fins lucrativos.

III — Embora deva ser apurada com a mesma periodicidade

adotada na apuração do lucro real (anual ou

trimestral), a base de cálculo da CSLL não se confunde

com a do lucro real.

É correto o que se afirma em

Considere os dados a seguir para resolver as questões de números 61 e 62

Uma determinada indústria, ao final de um determinado período operacional, apresentou as seguintes anotações referentes a um dos produtos de sua linha: 

Considerando somente as informações recebidas e a boa técnica da contabilidade de custos, o Lucro Bruto (Margem de Contribuição) desses produtos, apurado pelo método do custeio variável, em reais, é

Na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), são evidenciadas todas as contas classificadas no Balanço Patrimonial no Patrimônio Líquido que representa o chamado capital próprio da entidade.
Nesse contexto, os dividendos inclusos na proposta de destinação do lucro líquido do exercício submetida pela administração à Assembleia–Geral

Uma companhia tributada pelo lucro real apresentou as seguintes informações sobre um bem registrado no Ativo Não Circulante / Imobilizado:


Admitindo, para todos os efeitos, uma alíquota de Imposto de Renda de 25% e somente os dados informados, o passivo fiscal diferido, em reais, é

A legislação societária em vigor, Lei nº 6.404/76, estabelece como fazer a distribuição do lucro do exercício e que ela não

poderá ser aprovada, em cada exercício social, em prejuízo do dividendo obrigatório.

Nos exclusivos termos do Art. 198 da Lei 6.404/76, a reserva que se enquadra no contexto apresentado é a

Quando um intangível é classificado no Ativo Não Circulante / Intangível, uma dificuldade que surge é a de determinar, de forma fundamentada, se sua vida útil é definida ou indefinida.
O enquadramento do intangível em cada situação de vida útil vai determinar os procedimentos contábeis a serem adotados com relação ao mesmo.
Assim, um Ativo classificado no Intangível com vida útil

A Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico —

CIDE, autorizada pelo Art. 149 da Constituição Federal,

apresenta duas modalidades: a proveniente de remessa

para o exterior e a cobrada sobre a venda de combustíveis.

Em relação à distribuição do produto de arrecadação da

CIDE, um dos critérios para distribuição da parcela que

cabe aos Estados e ao Distrito Federal é

Uma companhia apresentou as informações parciais que seguem abaixo, retiradas do balanço do exercício encerrado.

Considerando exclusivamente as informações recebidas e a boa técnica de elaboração de balanços, o total dos saldos das contas, classificadas no Ativo Circulante, em reais, é

Uma companhia de capital aberto apresentou as seguintes informações parciais referentes a um determinado exercício

social:

Na elaboração da Demonstração do Valor Adicionado/Agregado (DVA), o montante do valor adicionado recebido em transferência,

em reais, é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282