Para que a interpretação visual de uma imagem seja eficiente, é desejável que ela apresente um alto contraste entre os seus níveis de cinza. Uma das maneiras de se verificar o contraste entre os níveis de cinza de uma imagem digital é pela verificação de seu histograma. O histograma é construído com a representação gráfica da frequência relativa de cada nível de cinza que compõe uma imagem digital. Nesse sentido, considere as imagens que aparecem nas figuras A, B e C abaixo:
Sobre os histogramas apresentados nas figuras A, B e C, assinale a alternativa correta.
Para entender a abrangência das análises espaciais possíveis com o uso de Sistemas de Informações Geográficas, os autores da literatura especializada nessa área do conhecimento citam o que denominam de “exigências básicas" para tais sistemas quando se realizam consultas aos seus bancos de dados geográficos. Entre essas exigências encontra-se “conhecer o valor de z, de um determinado fenômeno geográfico, nos pontos x1, x2, ... xn, com base no conhecimento dos valores de z nos pontos y1, y2, ... yn, do mesmo fenômeno geográfico".
Qual característica é essencial para que essa consulta espacial seja possível?
Uma das operações necessárias no uso das cartas topográficas é a obtenção das coordenadas UTM de pontos que se encontram no interior de uma quadrícula UTM. Assim, as coordenadas devem ser determinadas por interpolação. Da mesma maneira, a determinação da altitude de um ponto em uma carta topográfica pode ser determinada por interpolação se esse ponto se encontra entre duas curvas de nível. Considere o seguinte recorte da carta topográfica apresentada na figura abaixo:
Para se determinar as coordenadas UTM do ponto A, é informado que a quadrícula UTM na qual se encontra o ponto A é delimitada pelas coordenadas UTM (8256 km, 179 km) e (8255 km, 180 km). Para se determinar a altitude do ponto B, é informado que a distância plana entre os pontos 1 e 2 é de 8 mm na escala da carta, sendo a distância entre o ponto 1 e o ponto B de 5 mm, e entre o ponto B e o ponto 2 de 3 mm. O intervalo vertical entre as curvas de nível é de 10 m, e o ponto 1 é mais alto que o ponto 2. A escala da carta é 1:25.000. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
O gerente de um comércio de autopeças está organizando a logística de entrega de um pedido especial a um cliente e ordena que um de seus subordinados busque uma caixa de ferramentas que se encontra no cômodo ao lado, o que é prontamente atendido. Na situação narrada, que tipo de autoridade está sendo empregado na relação entre gerente e subordinado?
Ao combinar diferentes partes, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais, as organizações apresentam diferentes configurações estruturais. A respeito dessas configurações, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) Uma organização diversificada tem como principal mecanismo de coordenação a padronização de resultados.
( ) Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é centralizado.
( ) A parte principal de uma organização empreendedora é o núcleo operacional.
( ) A padronização de habilidades é o mecanismo de coordenação principal de uma organização profissional.
( ) Uma organização máquina tem a tecnoestrutura como sua parte principal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
As forças competitivas propostas por Michael Porter são amplamente observadas na literatura de Administração Estratégica. A força ou as forças competitivas mais fortes determinam a lucratividade de uma indústria e por isso são de grande importância para a formulação da estratégia. Evidentemente, forças diferentes destacam-se ao moldar a concorrência em cada indústria. Cada setor tem uma estrutura implícita, ou um conjunto de características fundamentais, econômicas e técnicas, que dão origem a essas forças competitivas. São forças competitivas, conforme o modelo de Porter, EXCETO:
Na Escola Clássica da Administração, foi possível debater o caráter formal das organizações e suas principais características. Uma das principais contribuições foi a de que a organização formal é baseada em leis e na racionalidade na formulação dessas leis. Assim, as características das organizações foram definidas como formalidade, impessoalidade e profissionalismo. Assinale a alternativa que apresenta o nome do principal responsável por essas contribuições.
Uma das principais contribuições para as teorias da administração foi dada por Herbert Simon, sobre o processo de tomada de decisão nas organizações. Simon discute a ideia do homem administrativo que lida com a complexidade do mundo tentando reduzi-la a variáveis que podem ser controladas. Essa ideia leva em consideração os estudos da economia tradicional de maximização dos ganhos pela racionalidade. Para Simon, a racionalidade humana no processo de tomada de decisão é:
Os programas de reconhecimento dos funcionários têm sido muito utilizados por organizações para estimular o alto desempenho de indivíduos e equipes. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ação ou programa de reconhecimento dos funcionários.
Na coluna da esquerda, são apresentadas perguntas feitas ao estudante Joshua Wong, em entrevista concedida à revista Veja (ed. de 05/07/2017), sobre o movimento pela democracia em Hong Kong. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Com relação aos cuidados fundamentais durante ligações telefônicas, assinale a alternativa correta.
Sobre responsabilidade social, considere as seguintes afirmativas:
1.Realização de projetos voluntários ou doações de recursos para a comunidade e parcerias com entidades não governamentais são ações de responsabilidade social.
2.Em responsabilidade social, deve-se dar prioridade ao atendimento de necessidades sociais em detrimento do lucro da empresa.
3.Redução na emissão de poluentes e uso de energias renováveis estão na pauta da responsabilidade social.
Assinale a alternativa correta.
A insatisfação em relação ao atendimento pode afastar um cliente. Nesse sentido, são boas práticas de atendimento, EXCETO:
São características da redação oficial, EXCETO:
Observe a imagem da planilha abaixo, gerada com o Excel 2010 em português.
Para realizar a soma dos teclados vendidos no dia 10/07/2017, deve-se utilizar qual fórmula?