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Acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da língua inglesa de acordo com os PCNEM, julgue o próximo item.

O aprendizado de inglês permite ao aluno inserir-se no mundo globalizado e desenvolver competências que o preparam para o mercado de trabalho.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.

A avaliação formativa inclui a autoavaliação dos estudantes.

O número de Euler, nome dado em homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler, é um número irracional denotado por e, cuja representação decimal tem seus 4 primeiros algarismos dados por 2,718. Esse número é a base dos logaritmos naturais, cuja função f(x) = lnx = logex tem inúmeras aplicações científicas.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Se r = 2,718718718... é uma dízima periódica, então a diferença r - e é um número racional.

Cada j = 0, 1, …, 11 representa um mês do ano de 2017, isto é, j = 0 = janeiro, j = 1 = fevereiro, e assim sucessivamente. Se o mês j tem d dias, então j + 1/d representa o dia 1.º do mês j; j + 2/d representa o dia 2 do mês j, e assim sucessivamente, j + d/d = j + 1 representa o dia d do mês j. Dessa forma, cada dia do ano de 2017 pode ser representado por um número x do intervalo [0, 12]. Considere que, nessa representação, em cada dia x do ano de 2017, a porcentagem de água acumulada em relação à capacidade máxima do reservatório de determinada represa seja expressa pelo valor da função f(x) = x2 - 10x + 60.

A partir dessas informações, julgue o item que se segue.

Considere que a função f(x) esteja definida para todos os números reais do intervalo [0, 12]. Nesse caso, é correto afirmar que para cada y0 [0, 100], existe x0 [0, 12] tal que y0 = f(x0).

Cada j = 0, 1, …, 11 representa um mês do ano de 2017, isto é, j = 0 = janeiro, j = 1 = fevereiro, e assim sucessivamente. Se o mês j tem d dias, então j + 1/d representa o dia 1.º do mês j; j + 2/d representa o dia 2 do mês j, e assim sucessivamente, j + d/d = j + 1 representa o dia d do mês j. Dessa forma, cada dia do ano de 2017 pode ser representado por um número x do intervalo [0, 12]. Considere que, nessa representação, em cada dia x do ano de 2017, a porcentagem de água acumulada em relação à capacidade máxima do reservatório de determinada represa seja expressa pelo valor da função f(x) = x² - 10x + 60.

A partir dessas informações, julgue o item que se segue.

Considere que, em cada dia x de 2017, segundo a representação enunciada, p(x) = x + 5 represente a porcentagem de água do reservatório, em relação à capacidade máxima, que foi desviada ilegalmente para abastecer as caixas d'água de um frigorífico. Nessa situação, se essa água não tivesse sido desviada, em algum momento o reservatório teria transbordado.

Com relação a uma sequência numérica a 1, a2, …, an, julgue o item subsequente.

Se a sequência for uma progressão geométrica (PG), em que a1 = 5 e a4 = 135, então a razão dessa PG será maior que 4.

A respeito dos números complexos, julgue o item a seguir.

As raízes do polinômio z3 - 3z2 + 3z = 0, no plano complexo, são vértices de um triângulo inscrito no círculo de centro no ponto (1, 0) e de raio 1, isto é, se z = x + iy for uma dessas raízes, então (x - 1)2 + y2 = 1.

Julgue o item que se segue, relativo a matrizes e sistemas lineares.

Considere que Y0 seja uma solução do sistema linear PX = B, em que P é uma matriz n × n de coeficientes constantes, X é a matriz das incógnitas, n × 1, e B é a matriz dos termos independentes, também n × 1. Nessa situação, toda solução X desse sistema pode ser escrita na forma X = Y0 + W, em que W é tal que PW = 0 (0 é a matriz nula n × 1).

Acerca de probabilidade e estatística, julgue o próximo item.

Considere todos os números X tais que:

(1) X não pertence ao conjunto {2, 4, 7, 9, 12, 14}; (2) o conjunto {X, 2, 4, 7, 9, 12, 14} tem média aritmética e mediana iguais.

Nesse caso, o produto de todos esses números X é inferior a 100.

Com relação a matemática financeira, o item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um capital C foi aplicado, no regime de juros simples, à taxa de juros i% ao mês, por um período de t meses, em que t > 2. Outro capital, de mesmo valor C, foi aplicado, no regime de juros compostos, também à taxa de i% ao mês, pelo mesmo período t. Nesse caso, o montante auferido no regime de juros compostos é maior que o montante auferido no regime de juros simples.

Com relação a matemática financeira, o item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um título de valor nominal igual a R$ 5.300 foi descontado 3 meses antes do vencimento, à taxa de desconto comercial simples de 24% ao ano, sem cobrança de taxas administrativas. Nesse caso, o valor descontado foi de R$ 5.000.

A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.

A seguinte proposição do livro II dos elementos de Euclides: “Se um segmento de reta for cortado aleatoriamente em duas partes, então a área do quadrado do todo é igual à área dos quadrados das partes e duas vezes a área do retângulo contido pelas partes". Em linguagem moderna, essa proposição descreve a solução de uma equação da forma ax² + bx + c = 0.

Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa

deve ser feita in loco, para compreender os processos que os alunos utilizam na resolução das tarefas que lhes sejam propostas ou que escolham para resolver.

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item, com relação ao uso da resolução de problemas nas atividades avaliativas.

Dada a variedade de caminhos que podem ser tomados pelos alunos na apresentação de suas respostas, o uso da resolução de problemas deve ser evitado quando se objetiva avaliar se os alunos dominam os procedimentos matemáticos e utilizam os conhecimentos disponíveis para apresentar suas respostas.

Com referência a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o item a seguir.

No estudo da matemática, para que as habilidades sejam desenvolvidas corretamente, os parâmetros curriculares nacionais sugerem que se faça o detalhamento de cada assunto tratado. Assim, caso se trate, no estudo das funções inversas que os alunos farão no ensino médio, somente das funções exponencial e logaritmo, então o estudo sobre funções injetoras, sobrejetoras e inversíveis deverá ser detalhado para que o aluno compreenda por completo o assunto.

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