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No que se refere às contribuições de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e William Edward Burghardt Du Bois à denominada sociologia clássica, julgue o item que se segue.

Émile Durkheim incorpora o esforço de delimitar os pressupostos para a investigação científica objetiva, dedicando-se a elaborar a sociologia como disciplina autônoma.

Considerando as reflexões acerca da estrutura e da organização da sociedade com base na divisão do trabalho e na dominação social, julgue o item seguinte.

No que se refere aos tipos puros de dominação, a questão mais fundamental para Max Weber é distinguir entre as formas legais e ilegais de seu exercício.

Com base nas análises de Karl Marx e Max Weber acerca das classes sociais, das formas de produção e de reprodução de desigualdades e dos tipos de estratificação, julgue o próximo item.

Em A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber afirma que a Reforma protestante foi o fator mais relevante para a consolidação do capitalismo, na medida em que disseminou uma nova ética que visava ao acúmulo de riquezas materiais.

Tendo o fragmento de texto apresentado anteriormente como referência inicial e considerando as reflexões contemporâneas sobre classes sociais e estilo de vida, julgue o item subsequente.

Na sociologia, a diferenciação social se refere, necessariamente, à estrutura de classes e, portanto, ao conceito de subordinação.

Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.

Para o autor, as diferenças de acúmulo de capital econômico são a principal causa das desigualdades sociais.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte a respeito de gênero e violência.

A abordagem das questões relacionadas a gênero nas escolas deve restringir-se a assuntos relacionados às mulheres e aos homossexuais.

No que se refere à discriminação racial, julgue o item subsequente.

De 2005 a 2015 houve significativa redução no número de homicídios entre a população negra brasileira.

A respeito do processo de globalização, julgue o item a seguir.

Uma característica da globalização é o livre trânsito de pessoas entre todos os países.

No que tange à relação entre o desenvolvimento científico e o meio ambiente bem como ao impacto dessa relação na vida humana, julgue o item seguinte.

Os avanços da tecnologia que ocorreram a partir da Revolução Industrial estão associados à degradação do meio ambiente e à exploração insustentável de diversos recursos naturais.

A respeito de sociedade, trabalho e emprego, e de relações sociais e transformações do trabalho, julgue o item subsequente.

Altas taxas de desemprego aumentam o risco de precarização do trabalho e deixam os trabalhadores em condições desfavoráveis de negociação.

No que se refere às relações entre religião e sociedade, julgue o próximo item.

No âmbito da disciplina sociológica, a religião pode ser considerada um dos temas importantes, podendo-se enfatizar os estudos de Max Weber e Émile Durkheim nesse sentido.

Acerca da influência dos meios de comunicação em massa nas ideias e nas relações sociais, julgue o item que se segue.

A capacidade de fazer as informações circularem rapidamente fez da Internet uma fonte de apoio a vítimas de eventos dramáticos, como catástrofes naturais e atentados terroristas, principalmente a partir do advento das redes sociais.

Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Os PCN adquirem caráter normativo na elaboração dos planos de aula, de maneira que a definição dos conteúdos a ser ministrados na disciplina de artes deve obedecer às disposições do documento, sem intervenção dos interesses do professor.

A respeito de temas transversais, julgue o item que se segue.

Trabalho e consumo representam uma área isolada na formação do ensino médio, sobretudo na modalidade técnica.

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Na primeira metade do século XX, no Brasil, as disciplinas desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias e concentravam o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas hegemônicas.

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