Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado
  • 16
    • Certo
    • Errado
  • 17
    • Certo
    • Errado
  • 18
    • Certo
    • Errado
  • 19
    • Certo
    • Errado
  • 20
    • Certo
    • Errado
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Preparar soluções equivale a uma tarefa rotineira em um laboratório. Uma solução mal preparada pode ocasionar erros em formulações e análises. A respeito do preparo e armazenamento de uma solução, assinale a alternativa correta.

O reativo de Fehling consiste na mistura de duas soluções, contendo sulfato de cobre (solução A) e tartarato duplo de sódio e potássio em meio alcalino (solução B), e é largamente empregado para a determinação de carboidratos. O método fundamenta-se na reação entre o cobre e o açúcar redutor da amostra, e em análise titrimética, a titulação é efetuada com a amostra na bureta e as soluções de Fehling, em ebulição, em erlenmeyer sob aquecimento contínuo. Ao final da titulação, forma-se um precipitado vermelho-tijolo. O reativo de Fehling deve ser previamente padronizado com solução de glicose de concentração conhecida para estabelecer a relação com a quantidade de glicose na amostra. Acerca dessa metodologia, assinale a alternativa correta.

1) Considerando que o precipitado vermelho formado corresponde ao óxido cuproso (Cu2O), pode-se dizer que o cobre sofreu redução.

2) Para a manutenção do aquecimento do reativo de Fehling, pode ser empregado o conjunto bico de Bunsen e placa de amianto.

3) Sabendo-se que na padronização o licor de Fehling reagiu com 0,0490 g de glicose, pode-se dizer que há essa mesma quantidade de glicose na massa total da amostra em análise.

Está(ão) correta(s), apenas:

O captopril foi aprovado para uso pelo FDA (Agencia Reguladora Norte-Americana) em 1980, e representa o fármaco protótipo de uma série de novos agentes anti-hipertensivos, com suas estruturas representadas a seguir. A partir da análise dessas estruturas, é possível identificar a parte da molécula presente no protótipo ( I ) também presente nos demais compostos (II, III e IV). Assinale a alternativa que indica a função orgânica contida na parte comum a todas as estruturas e outra função orgânica que pode ser encontrada em todas as moléculas representadas, respectivamente.

O planejamento é um aspecto particular do processo decisório, tendo características especiais. Quanto ao Planejamento de Segurança, analise as proposições abaixo.

1) Sua tarefa principal, uma vez determinados os objetivos da organização e estudadas as condições ambientais que a envolvem, é a de estabelecer as ações racionais para o alcance satisfatório de tais objetivos.

2) No planejamento, busca-se a conjugação das decisões já tomadas apenas no nível estratégico da organização, produzindo um ambiente continuado, integrado e unificado.

3) É um processo que, a partir da fixação dos objetivos a alcançar, determina a priori o que deverá ser feito, quando e onde fazer, quem deverá fazê-lo e de que maneira.

4) Para determinar que ações devem ser realizadas, torna-se necessário estabelecer previamente o que se deseja alcançar e, na medida que se conheça de alguma maneira o futuro, podem-se adotar ações mais adaptadas aos objetivos organizacionais.

Estão corretas, apenas:

Com relação à “Segurança Pública” e “Segurança Privada”, assinale a alternativa correta.

Iluminação de proteção convenientemente planejada, instalada e operada é um importante elemento de proteção, atuando tanto como dissuasor psicológico quanto como reforço para as barreiras perimetrais, suas aberturas e perímetros de segurança. Sobre a iluminação de proteção, assinale a alternativa correta.

A força de proteção de um estabelecimento ou serviço de guarda uniformizada é, em muitas instalações, o mais importante elemento isolado do programa de Medidas de Segurança Física (MSF) operado. São objetivos dos serviços e atividades dos guardas:

1) implementar e fiscalizar a obediência ao sistema de controle e identificação do pessoal.

2) observar e patrulhar perímetros designados, áreas, estruturas e atividades do interesse da segurança.

3) apreender pessoas ou veículos que tenham entrado sem autorização nas áreas de segurança.

4) fiscalizar determinados depósitos, salas ou edifícios do interesse da segurança, particularmente fora do horário de expediente normal, visando verificar se estão corretamente protegidos e em ordem.

Estão corretas:

Por Estratégia de Segurança (o como fazer), entende-se a forma pela qual os meios disponíveis devam ser aplicados, para que os objetivos estabelecidos em relação à segurança do empreendimento sejam alcançados. São exemplos dessa expressão:

1) a proteção da área vigiada do empreendimento estará baseada em meios eletrônicos e no emprego de patrulhas (motorizadas ou não) e postos fixos, cujo planejamento deverá interagir com o planejamento das autoridades públicas.

2) o caráter legal de suas normas e regulamentos.

3) o caráter formal das comunicações de que se utiliza.

4) a hierarquização da autoridade.

Estão corretos:

As limitações legais e o contingenciamento da função segurança privada impõem princípios que lhe imprimem caráter:

O Grau Crítico ou a Criticidade do objeto de proteção precisa ser determinado na época do estudo e para futuro previsível, considerando-se a importância da operação, em particular para a empresa, para a localidade e para a nação. É uma característica da criticidade:

A figura seguinte mostra, em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, em que a unidade de medida é o metro, uma região retangular OABC. O lado OA mede 600 m e o lado OC mede 800 m.

A figura mostra também os pontos F = ponto médio de OA, H = ponto médio de CB, G = centro do retângulo OABC, D = ponto médio de FG, e E = ponto médio de GH. Nos pontos O, A, B, C, D e E foram instalados pontos de acesso à Internet — wi-fi. Nessa configuração, o usuário consegue se conectar à Internet desde que o seu smartphone esteja a 200 m ou menos de qualquer desses pontos de acesso.

Com base nessas informações e na figura apresentada, julgue o próximo item.

Considere que uma pessoa esteja em ponto P da região retangular de modo que o ângulo OPA seja igual a 90°. Nesse caso, se o cosseno do ângulo AOP for igual a 0,3, essa pessoa estará a mais de 200 m da origem O.

A respeito dos números complexos, julgue o item a seguir.

Se n for um número par e se p for um número real diferente de zero, então o polinômio zn + p = 0 tem, necessariamente, duas raízes reais distintas.

A respeito dos números complexos, julgue o item a seguir.

Se n > 1 for um número inteiro e se ω ≠ 1 for uma raiz n-ésima da unidade (isto é, ωn = 1), então 1 + ω +...+ ωn-1 = 0.

Julgue o item que se segue, relativo a matrizes e sistemas lineares.

Se 0 é a matriz nula n × n, se I é a matriz identidade n × n, e se P é uma matriz n × n tal que P2 + 2P + I = 0, então P é inversível.

Acerca de probabilidade e estatística, julgue o próximo item.

Situação hipotética: Na revisão de um livro, o editor contou 20 páginas que tiveram 0, 1, 2, 3 ou 4 erros; 36 páginas que tiveram 5, 6, 7, 8 ou 9 erros. Prosseguindo, ele obteve os valores mostrados na tabela a seguir.

Assertiva: Nesse caso, a frequência relativa para os dados da classe modal da tabela é de 40%.

A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.

Os babilônicos possuíam um método próprio para o cálculo da raiz quadrada de um número, utilizando aproximações sucessivas. Para determinar o valor aproximado de se estimava, primeiramente, um valor p1 para essa raiz e calculava-se o quociente . Com esses dois números calculava-se um novo valor p2, a média aritmética de p1 e q1, isto é, . Repetindo esse processo sucessivamente, obtinha-se uma aproximação da raiz quadrada. No método babilônico, se a estimativa inicial para for p1 = 1, então a terceira aproximação de será

Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa

leva em consideração que as aprendizagens dos alunos constituem uma realidade objetiva, passível de ser estudada e apreendida na sua totalidade por meio do processo de avaliação.

Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa

tem como principal característica a quantificação dos comportamentos, das atitudes ou capacidades observáveis dos alunos.

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item, com relação ao uso da resolução de problemas nas atividades avaliativas.

A utilização desse método para identificar a origem dos erros cometidos pelos alunos deve ser excluída do processo avaliativo em função da diversidade de respostas encontradas.

Ainda a respeito das competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue o próximo item.

Para que as habilidades e competências em matemática no ensino médio sejam desenvolvidas adequadamente pelos alunos, os conteúdos devem se restringir ao caráter formativo ou instrumental, favorecendo o desenvolvimento individual do estudante com relação à matemática.

A Portaria nº 540, de 27 de outubro de 1997, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Vigilância Sanitária, aprovou o Regulamento Técnico sobre Aditivos Alimentares. Sobre os aditivos alimentares, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte afirmação: “É proibido o uso de aditivos em alimentos quando...”:

A pasteurização é um processo de conservação que foi desenvolvido por Louis Pasteur, em 1864. Sobre esse processo, assinale a alternativa correta.

O preparo da amostra é fator imprescindível para se obter resultados confiáveis no laboratório de análise de alimentos de origem vegetal ou de origem animal.

Acerca disso, assinale a alternativa incorreta.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto: _________________ são aditivos alimentares muito utilizados em produtos cárneos, por contribuírem para fixação da cor avermelhada da carne curada, o que é desejável do ponto de vista sensorial, além da ação antimicrobiana. Seu uso é regido segundo as Boas Práticas de Fabricação, RDC nº 45/2010 ANVISA.

Surimi é um termo japonês para carne de pescado desossada, triturada e lavada, a qual é utilizada como matéria-prima para produção de uma série de imitações de frutos do mar. Sua produção originou-se no Japão há séculos, sendo sua introdução no Ocidente somente nas últimas décadas, com o objetivo de diversificar o emprego de pescado fresco. Com relação à fabricação desse derivado, assinale a alternativa incorreta.

Em uma agroindústria de geleias, doces e compotas, se efetua a análise de sólidos solúveis totais como instrumento para monitorar a qualidade dos produtos fabricados. Qual o instrumento utilizado para tal determinação?

De acordo com a legislação brasileira que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção e a fiscalização da produção e do comércio de bebidas (Decreto nº 6871, de 04 de junho de 2009), ____________ é a bebida com graduação alcoólica de 35 a 54% em volume, a 20ºC, obtida do destilado alcoólico simples de melaço, ou da mistura dos destilados de caldo de cana-de-açúcar e de melaço, envelhecidos total ou parcialmente, em recipiente de carvalho ou madeira equivalente, conservando suas características sensoriais peculiares. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima.

É correto afirmar que o planejamento operacional

No que se refere a patrimônio, assinale a alternativa que indica um bem patrimonial intangível.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282