Se a interseção da linha L2 e a reta representada pela equação 3x + 2y – 6 = 0 é o ponto H(s, t), então, o resultado numérico da expressão s2 + t2 é
As diversas atividades preconizadas pela implementação da Metodologia da Resolução de Problemas no processo de aprendizagem da Matemática ensejam a aproximação do conhecimento cotidiano com o conhecimento sistemático e estruturado tratado no processo educacional, a maior visibilidade do significado dos assuntos objetos de estudos, a otimização do relacionamento entre os agentes e atores do processo, a abordagem prazerosa e estimulante para a aprendizagem, entre outros pontos relevantes. A Metodologia da Resolução de Problemas, como analisada e observada por inúmeros estudiosos de Teorias Educacionais, adota diversas etapas e procedimentos na sua aplicação.
Considerando os procedimentos envolvidos na resolução de problemas, analise os seguintes itens:
I. recolhimento de informações sobre a situação abordada e compreensão do problema;
II. concepção e formulação de um plano de solução, incluindo a tradução da situação enfocada para a linguagem matemática, e escolha da estratégia a ser seguida;
III. execução do planejamento estabelecido, incluindo a seleção dos procedimentos matemáticos úteis, até a resolução propriamente dita do problema;
IV. verificação da resolução e/ou comprovação das conclusões e resultado(s) alcançado(s) incluindo a releitura da proposição inicial da situação – problema, a adequação das conclusões construídas e/ou a validação da(s) resposta(s) obtida(s).
Corresponde a procedimento apropriado e coerente com a solução de problemas o que consta em
As crianças elaboram suas observações, vivências e interações com o mundo por meio das brincadeiras e jogos de faz de conta. Essas brincadeiras e jogos consistem, para os adultos, em uma oportunidade de: I. observar e registrar a forma como as crianças aprendem e se relacionam entre si; II. levar as crianças a reproduzir comportamentos desejáveis; III. utilizar a linguagem escrita, os numerais e conteúdos diversos nas situações em que surgirem, contextualizando-os. Está correto somente o que se afirma em:
Thiago é uma criança que se encontra no estágio do desenvolvimento infantil denominado operatório concreto, em que, dentre outros aspectos, emerge a capacidade de estabelecer relações. Para o desenvolvimento específico dessa etapa, é importante oferecer a ele jogos ou brinquedos:
Uma cuidadora em atividade em uma creche, ao ver duas crianças em confronto físico, deve:
Ao auxiliar uma criança no momento da refeição, a cuidadora percebeu que a comida estava quente, podendo causar queimadura ou desconforto. Considerando a conduta adequada nesse caso, analise as afirmativas a seguir. I. A cuidadora deve soprar o alimento e experimentá-lo antes de oferecer à criança. II. Caso seja necessário, a criança deve ser incentivada a soprar sua própria comida. III. Deve-se ensinar à criança que espere um pouco até que o alimento esteja na temperatura adequada. Está correto somente o que se afirma em:
Considere as afirmações a seguir: I. O objetivo principal do texto é apresentar a teoria econômica de Marshall, segundo a qual cabe ao Estado, por meio de medidas assistencialistas, a responsabilidade de dirimir a pobreza e a desigualdade entre as classes mais altas e baixas da população. II. No 5º parágrafo, o segmento entre parênteses acrescenta uma ressalva ao argumento central do período. III. Depreende-se do contexto que para formar “capital humano” é necessário, entre outras medidas, investir na saúde e na educação do indivíduo, de modo que este possa gerar riqueza para si próprio e para a sociedade. Está correto o que se afirma em
Considere as afirmações abaixo a respeito da pontuação do texto. I. Em Seres humanos possuem dois tipos de habilidades - física e cognitiva (3º parágrafo), o travessão introduz um esclarecimento e pode ser substituído por dois-pontos, sem prejuízo da correção. II. Em para cada emprego perdido para uma máquina pelo menos um novo emprego foi criado, e o padrão de vida médio subiu consideravelmente (2º parágrafo), o emprego da vírgula se justifica, uma vez que separa duas orações com sujeitos diferentes. III. O sentido não será alterado caso se acrescente uma vírgula imediatamente após “serviços” em novos trabalhos no setor de serviços que requeriam o tipo de habilidade cognitiva que só humanos possuíam [...] (3º parágrafo). Está correto o que se afirma APENAS em
Sem prejuízo do sentido original e da correção, e sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído pelo que se encontra entre parênteses em:
Considerando os argumentos apresentados, é correto concluir que a noção de “falsa consciência”
A tabela a seguir indica o valor y do salário, em número de salários mínimos (SM) e os respectivos tempos de serviço, em anos, x, de 5 funcionários de uma empresa:
Suponha que valha a relação: yj = α + βxi+εi em que i representa a i-ésima observação, α e β são parâmetros desconhecidos e £j é o erro aleatório com as hipóteses para a regressão linear simples. Se as estimativas de a e p forem obtidas pelo método de mínimos quadrados por meio dessas 5 observações, a previsão de salário para um funcionário com 4 anos de serviço será, em SM, igual a
“Quem tem 16 anos vai às urnas como vai ao shopping center". (Ed Motta)
Essa frase denuncia uma série de defeitos do jovem como votante; o único que NÃO pode ser deduzido dessa frase é:
Uma antítese é um tipo de linguagem figurada em que ocorre a presença de duas palavras de sentido oposto; a frase abaixo em que NÃO ocorre a presença de uma antítese é:
Num livro de textos humorísticos, o jornalista Max Nunes escreveu o seguinte:
Novos provérbios
Quem não deve não treme.
Quem tudo quer tudo pede.
Um dia a caspa cai.
Sobre os versos acima, é correto afirmar que:
Um conhecido professor de Educação Física declarou o seguinte: “Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como a morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse".
Entre as recomendações dadas pelo autor do texto acima, só NÃO está presente:
“Maria está procurando vaga para o ano letivo de 2019, em uma escola pública próxima à sua casa, para matricular sua filha que acaba de completar 4 anos."
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), é correto afirmar que:
“Movimento Renovador da Educação Física" é um termo que designa o conjunto de debates, observáveis a partir dos anos 1980, que propõe a reorientação dos pressupostos da Educação Física. Entre as abordagens propostas, há muitas diferenças e peculiaridades.
Há, contudo, alguns pontos em comum, entre os quais o que preconiza que o ensino da Educação Física:
Comparando-se a outras disciplinas, o planejamento em Educação Física apresenta especificidades que devem ser cuidadosamente consideradas, por trazerem riscos e vantagens. Uma das especificidades da disciplina Educação Física é:
Há muitas possibilidades de trabalhar o esporte como conteúdo das aulas de Educação Física.
Ao atuar com o esporte numa perspectiva não tecnicista, o(a) professor(a) deve:
Para garantir aulas de Educação Física sintonizadas com as abordagens do Movimento Renovador da Educação Física, o(a) professor(a) precisa considerar que a competição:
O processo de inclusão de aluno(a)s portadore(a)s de deficiência trouxe novos desafios para o(a)s professore(a)s de Educação Física. Trata-se de um desses desafios:
No decorrer da história, a legislação que regulamenta a Educação Física escolar previu várias situações em que o(a)s aluno(a)s poderiam ser dispensado(a)s das aulas. Um dos pressupostos mais criticados nessa previsão é a compreensão de que:
Durante uma atividade física, um(a) aluno(a) de 11 anos apresentou mal-estar súbito, seguido de parada cardiorrespiratória. Nesse caso, a ressuscitação cardiopulmonar, realizada por um(a) único(a) profissional, deve ser iniciada com a seguinte quantidade de compressões torácicas:
Considerando os ácidos listados a seguir, relacione-os corretamente com suas respectivas aplicações, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é
Assinale a opção que completa correta e respectivamente o seguinte enunciado: “Quando um feixe de luz plano-polarizado atravessa uma solução aquosa contendo certas moléculas, tais como ___________, o plano de polarização gira de um certo valor. Nem todas as substâncias exibem esse comportamento. Aquelas que assim o fazem são ditas ___________ ativas. Dessas, algumas giram o plano da luz polarizada para a direita, outras para a esquerda. Formam pares de substâncias ditas ___________".
A adição de água ao but-1-eno produz um álcool. Assinale a opção que apresenta corretamente essa reação e o nome do álcool formado.
O termo pH foi utilizado pela primeira vez em 1909 pelo bioquímico dinamarquês Sören Peter Lauritz (1868-1939). A pHmetria é um exame feito em pacientes com suspeita de refluxo para detectar a presença de ácido no esôfago. Sobre esse importante conceito, é correto afirmar que
O maçarico mais comum em laboratórios de química foi inventado pelo britânico Michel Faraday e popularizado pelo químico alemão Robert Bunsen (1811-1899). Sobre o queimador de Bunsen é correto afirmar que
Atente para a seguinte figura:

O equipamento mostrado na figura acima foi batizado homenageando o bacteriologista nipônico Shibasaburo Kitasato (1852-1931) e é utilizado para