“A adolescência começa a ser construída na infância. Uma criança feliz tende a se transformar em um adolescente saudável. Ou seja, quando a criança encontra um espaço familiar e comunitário afetivamente seguro e comprometido com a garantia de seus direitos, independentemente das dificuldades econômicas e das possíveis vulnerabilidades que possam permear o meio social imediato, temos grande probabilidade de promover adolescências saudáveis. Na maioria das vezes, o ambiente mais próximo da criança/adolescente é aquele no qual, por várias razões, suas necessidades específicas de ser em desenvolvimento, são, muitas vezes, ignoradas. Em alguns casos, mesmo com uma estrutura afetiva sólida, a família não encontra suporte de uma rede social segura, nem conta com a assistência adequada para cumprir sua função de promoção de desenvolvimento dos filhos. Decorre daí o consenso de que a passagem da infância para a adolescência, nas sociedades urbanas contemporâneas, conduz o adolescente a grandes mudanças comportamentais, relacionais e de valores.” (aberta.senad.gov.br)
As transformações dessa fase da vida fazem com que os adolescentes, muitas vezes, sejam vistos como um grupo estranho ou incompreensível, quando observados sob a perspectiva dos adultos. Isso contribui para os conflitos entre as gerações, e para:
Assinale a opção que apresenta um dos indicadores de qualidade na educação infantil no que se refere à dimensão da promoção da saúde:
Uma cuidadora em atividade em uma creche, ao ver duas crianças em confronto físico, deve:
Sobre a infância, analise as afirmativas a seguir: I- Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a carta magna internacional assinada pelo Brasil em 1990, entende-se por infância o período de vida de todo indivíduo com menos de dezoito anos de idade, “salvo se, em virtude da lei que lhe seja aplicável, tenha atingido antes a maioridade”. II- De acordo com a convenção e conforme disposto na Declaração dos Direitos da Criança, “a criança, em virtude de sua falta maturidade física e mental, necessita de proteção e cuidados especiais, inclusive a devida proteção legal, tanto antes quanto após seu nascimento”. III- Ao longo da história, a infância quase não era compreendida como uma fase da vida. Foi só na era moderna que a infância (ou as crianças) passou a ser vista como um segmento social, assumindo um papel nas relações familiares e na sociedade. Foi na pós industrialização e na formação do estado moderno que a criança passou ser compreendida com suas características e necessidades próprias. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Leia com atenção:
(__) O período mais intenso do desenvolvimento global da criança é entre o nascimento e o primeiro ano de vida;
(__) Até um ano de vida é que se consolida a base do desenvolvimento neuropsicomotor;
(__) Cada criança tem o mesmo ritmo de crescimento que ocorre da mesma maneira em todos;
(__) O desenvolvimento não sofre influências de hereditariedade ou de ambiente.
Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro e (F) significa Falso a sequência das proposições acima é:
“Os campos do conhecimento científico — Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química — têm por referência as teorias vigentes, que se apresentam como conjuntos de proposições e metodologias altamente estruturados e formalizados, muito distantes, portanto, do aluno em formação. Não se pode pretender que a estrutura das teorias científicas, em sua complexidade, seja a mesma que organiza o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais no ensino fundamental." (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.)
Lido esse trecho é correto concluir que poderá ser suposta uma diferenciação quanto ao método científico e a metodologia do ensino de Ciências, pois:
Como elementos essenciais ao delineamento de uma proposta pedagógica, torna-se necessário analisar os componentes curriculares que se articulam para compor o planejamento em Educação Infantil que, por sua vez, irão nortear o processo avaliativo. Compõe o planejamento da Educação Infantil:
I. Áreas do desenvolvimento infantil.
II. Áreas de conhecimento.
III. Atividades, práticas e projetos pedagógicos.
Forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. Estamos falando de:
Os momentos de descanso nas creches, pré-escolas e escolas que possuem turmas de Educação Infantil devem ser planejados considerando as necessidades da criança. As formas de organizar espaços e tempos adequados às necessidades de repouso e sono devem, EXCETO:
A prática pedagógica nas diversas áreas do conhecimento tem sofrido influências de teorias de desenvolvimento e de aprendizagem desenvolvidas pela Psicologia. Atualmente, têm ganhado destaque as posturas críticas, transformadoras e emancipadoras que, segundo Loureiro et alii (2009),