Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O Badminton é um esporte que se popularizou no Brasil, por ser facilmente adaptado aos espaços escolares e porque, desde o início da
aprendizagem, o praticante consegue executar os movimentos e participar do jogo. Caracterizase, por ter como características:

Para Rudolf Laban (1978), a dança tem em seu contexto originário os esforços, que se manifestam, no movimento, que é composto pelos fatores:

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um método recomendado pela OMS, para averiguar a predisposição do indivíduo às doenças relacionadas ao fator nutricional. Para calcular o IMC são utilizados quais parâmetros corporais?

Qual é o fundamento do Voleibol que é mais indicado para a recepção do saque e que é realizado com os braços estendidos à frente do corpo?

O Futebol de 5 é exclusivo para deficientes visuais e caracteriza-se por ser adaptado na quadra de futsal. Sobre a equipe que pratica esta modalidade de desportiva, pode-se afirmar que

Avalie as seguintes propostas de reescrita do fragmento abaixo, retirado do texto:


‘Neste sentido, a auditoria interna, preventivamente, realiza a análise da adequação dos mecanismos de controle’.

  1. Neste sentido, a análise da adequação dos mecanismos de controle é realizada, preventivamente, pela auditoria interna.
  2. A análise da adequação dos mecanismos de controle tem sido realizada, neste sentido, de forma preventiva, pela auditoria interna.
  3. Neste sentido, a realização da análise da adequação dos mecanismos pela auditoria interna é prevista através do controle preventivo.

Quais das propostas NÃO alteram o sentido original do fragmento?

Os estudos da Robert Blake e Jane Mouton, incluídos na teoria do desenvolvimento organizacional, propõem uma grade gerencial que pressupõe que o administrador assuma um estilo de liderança sempre voltado para dois aspectos: a produção e as pessoas. De acordo com esses autores, cada quadrante vai determinar um estilo gerencial.

Assinale a alternativa que contém aspectos que descrevem o ponto 1.9 da grade.

Considere o trecho: “Quando foi a última vez em que mandou uma mensagem desse tipo sem elucubrar 200 vezes a respeito antes, complicando o que seria uma oferta natural de apoio, atenção e afeto e a chance de receber de volta uma resposta surpreendente?” (Linhas 19-21)
A palavra “elucubrar”, no trecho, assume o valor semântico de

Em cada alternativa há um erro ortográfico. EXCETO em:

A nomeação de um particular para ocupar um cargo em comissão na Administração direta

Um dos requisitos a serem observados pelo servidor, no atendimento ao público, é o de urbanidade, que consiste

Durante o processo de preparação das aulas, o(a) professor(a), muito atento(a) ao processo global de formação de seus(suas) alunos(as), estabeleceu estreita relação entre a avaliação e o conteúdo trabalhado, alcançando excelentes vias de aplicação, na vida cotidiana, dos conceitos estudados. Como forma de concluir adequadamente esse ciclo de trabalho, o(a) professor(a) não poderá se esquecer:

Uma professora conduziu uma espécie de "processo de investigação" que deveria ser todo realizado pelos alunos, permitindo-os viver interessantes e positivas experiências de "confrontos" com os colegas, de responsabilização por escolhas, reflexão sobre prazos e planejamentos. A avaliação dos resultados foi feita a partir de objetivos construídos de forma autônoma com suporte docente, visando solução ou amenização de problemas vividos realmente na comunidade. O conteúdo curricular, nessa ação pedagógica, ganhou profundo sentido, tornando-se ferramenta prática e não somente abstrações a serem decoradas para uma prova. Analisando a estrutura descrita, pode-se afirmar que a proposta apresenta grande afinidade com o modelo educacional proposto por:

A inclusão de crianças com deficiência na escola regular, para que tenham acesso à sua formação integral como todos os demais brasileiros, foi um grande ganho, visto que promoveu mútua oportunidade de aprendizado, ao proporcionar a real e diária convivência entre seres humanos separados a anos pelas "muralhas da divisão, do preconceito e do afastamento". Do ponto de vista docente, a inclusão demanda intensa reflexão sobre planejamento e prática de ensino, com vistas à plena inclusão, o que requer a busca incessante por atualização teórica e novas ferramentas. Um professor que recebe alunos surdo-cegos em sua turma, encontraria valoroso apoio em qual método de comunicação?

O Artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a educação básica obrigatória é "direito público subjetivo". Analisando o conceito, a fim de melhor aplica-lo no cotidiano escolar, é correto afirmar que:

"Assim Paul Klee consegue criar, com a aquarela O cometa de Paris, um símbolo irônico da vida em 1918, que vibra entre o entusiasmo e o derrotismo, entre as esperanças e os temores, entre as visões arrojadas e a dura realidade. Quem acreditava que os cometas fossem sinais seria capaz de ver o dia 11 de novembro de 1918, o dia do cessar-fogo, no qual a velha Europa se encontrava em escombros ao mesmo tempo que comemorava, em meio a revoluções e grandes impérios que desabavam, fazendo a ordem mundial vacilar, como a realização de profecias estelares. (...). Poucas vezes, diante de um mundo que se encontrava no limiar de uma nova era, parecera tão inevitável engajar-se e lutar pelas próprias visões. Novas ideias políticas, uma nova sociedade, uma nova arte, uma nova cultura e um novo pensamento foram concebidos. Um novo homem, o homem do século XX, que nascera a partir das chamas da guerra, livre das amarras do mundo antigo, foi proclamado. Como uma fênix, a Europa, e com ela o restante do mundo, deveria reerguer-se das cinzas".
Fonte: SCHÖNPFLUG, Daniel. A era do cometa. São Paulo: Todavia, 2018, pp. 14-15.
Segundo o autor, a aquarela O cometa de Paris poderia ser associado aos acontecimentos de novembro de 1918 e às consequências:

"E, 1917, as mulheres iniciaram o movimento grevista nas oficinas do Cotonifício Crespi. (...). Os jornais operários, sem dúvida, constroem duas imagens femininas que contrastam frontalmente. Uma mulher submissa que não sabe como lutar e, ao mesmo tempo, uma figura combativa que sai às ruas e enfrenta sem reservas as autoridades públicas e policiais. (...). Em geral, a recusa das mulheres em participar das organizações sindicais ou partidárias foi vista como inconsciência política, tanto pelos militantes quanto pela produção acadêmica, ao menos até muito recentemente. Talvez se possa indagar se esta atitude de descomprometimento com instituições políticas, controladas por figuras masculinas, não tenha significado uma certa compreensão dos obstáculos intransponíveis com que se defrontava a mulher, não só na fábrica, mas também na família. Quantos pais e maridos não impediram o envolvimento de suas esposas e filhas nas agitações políticas da época?"
Fonte: RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar, Brasil 1890-1930. São Paulo: Paz e Terra, 2014, pp. 100-101.
Assinale a alternativa incorreta sobre a questão de gênero no Brasil República:

Excerto 1: “Eu repeti a atividade da oficina e pedi que desenhassem o Tempo. Saíram coisas bem legais, tipo um menino desenhou o ser humano e sua evolução, do mais antigo ao mais recente.” – professora T.

Excerto 2: "A gente precisa ensinar os alunos a observarem os acontecimentos políticos, como o Impeachment, e pensarem sobre eles. A gente já viveu isso [o impeachment], porque deixamos acontecer de novo?" – professora T.

Excerto 3: O professor A. ao trabalhar o tema Feudalismo com 7º Ano, sugeriu que os alunos pesquisassem o que estava acontecendo na América, na África, na Ásia e na Oceania no ano de 1300.

Fonte: Adaptado de FORNECK, Mara Betina. Ensino de História, tempo e temporalidades. dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Porto Alegre, 2017, pp. 63, 66 e 67.

Assinale a alternativa que indique, respectivamente, as noções de temporalidade presentes nos excertos acima:

O Reino Plantae apresenta como representantes as briófitas, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas. Entre as alternativas a seguir, assinale o único representante destes grupos que não apresenta vasos condutores de seiva.

A AIDS é causada pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), o qual ataca principalmente:

A ciência dos materiais proporciona uma gama variada de compostos para aplicação em diferenciados ramos. Para tanto, a ciência dos materiais se apropria das características físicas e químicas da matéria para adequar as combinações úteis entre diferentes substâncias. Um exemplo desta combinação é a liga metálica estanho – chumbo que é utilizada em soldas para circuitos elétricos, entre outras utilidades. Esta liga tem como principal característica a fusão de ambos os metais simultaneamente. Analise gráfico a seguir e responda. A liga estanho – chumbo é um exemplo de?

Choose the correct determiner.

My son doesn’t like _____________ of his Math teachers.

Dentre as funções de um sistema operacional, indique a alternativa que NÃO corresponde a sua atribuição.

Com relação aos processadores, assinale a alternativa CORRETA.

Leia as proposições abaixo, que tratam de “comunicações oficiais”, e coloque V para verdadeira e F para falsa.

( ) Quem comunica é sempre o serviço público.
( ) O destinatário é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública.
( ) O destinatário é exclusivamente uma instituição, órgão ou entidade pública.
( ) O que comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses

Sobre os fechos para as comunicações oficiais recomendados pelo Manual de Redação da Presidência da República, analise as proposições abaixo, atribuindo-lhes V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para autoridades de hierarquia superior a do remetente ou demais casos: Respeitosamente.
( ) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos: Atenciosamente.
( ) As comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, têm as mesmas regras de fecho das comunicações dirigidas a autoridades inframencionadas.
( ) Os fechos têm formatação determinada pelo Manual de Redação da Presidência da República.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses.

Sobre os pronomes de tratamento usados nas redações oficiais e em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República, analise as proposições abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Seguem as mesmas regras ditadas pelas gramáticas para os textos não oficiais.
( ) Seguem regras diferentes das ditadas pelas gramáticas para os textos não oficiais.
( ) Referem-se à segunda pessoa do discurso, por isso, os verbos relacionados a eles também devem ficar em segunda pessoa (do singular ou plural, conforme o caso).
( ) São de segunda pessoa, porém, todo e qualquer pronome a eles referidos deve concordar na terceira pessoa.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses.

O texto a seguir é referência para a questão.

Na sentença “Muitos detalhes deste experimento ainda não estão claros, no entanto, e só serão conhecidos quando o
resultado for publicado, o que deve acontecer em breve”, o termo “no entanto” apresenta a ideia de:

Assinale a alternativa em que o sujeito está determinado.

O texto abaixo é uma transcrição de um texto falado:

Meu nome é M., tenho 23 anos e trabalho com crianças de 2 anos e meio a 3 anos. Agora está no final do ano, eu estou contente porque está acabando por causa que estou cansada, mas por outro lado eu já estou com saudade das crianças, a gente se apega. Mas todo ano acontece isso, sei que no próximo ano não vou pegar a mesma turma por causa da minha situação de professora ACT. Mesmo assim temos que acreditar e depositar confiança nestas crianças, confiando que eles vão ser os responsáveis por uma mudança. Isso é que nos incentiva, e o reconhecimento dos pais e o carinho das crianças, mesmo que a nossa profissão não seja valorizada.

(Görski e Moura, 2011.)

A respeito da organização gramatical do texto, considere as seguintes afirmativas:

  1. Na passagem: “Agora está no final do ano, eu estou contente porque está acabando por causa que estou cansada”,
    há um termo omitido antes de “está acabando”, e esse termo omitido faz referência a “ano”.
  2. Na passagem: “Mas todo ano acontece isso”, o termo “isso” se refere à situação descrita na sentença anterior.
  3. A expressão “mesmo assim” estabelece uma contradição com o que foi relatado nas passagens anteriores.
  4. O que incentiva o relator é descrito no termo “isso” na passagem: “Isso é que nos incentiva”, juntamente com o que se lê na passagem: “o reconhecimento dos pais e o carinho das crianças”.

Assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282