De acordo com as Orientações Técnicas sobre o PAIF (2012), as ações desse serviço devem ser planejadas e avaliadas com a participação das famílias usuárias. As ações indicadas são: acolhida, oficinas com famílias, ações comunitárias, ações particularizadas e encaminhamentos. O trabalho realizado nas oficinas com as famílias deve.
O Art. 194 da Constituição Federal de 1988 define a seguridade social como um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. A seguridade social tem por objetivos.
I. Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
II. Redutibilidade do valor dos benefícios;
III. Universalidade da cobertura e do atendimento;
IV. Diversidade da base de financiamento;
V. Equidade e seletividade na forma de participação no custeio.
A partir do exposto em relação aos objetivos da seguridade social somente é correto o que se afirma em:
Na trajetória da construção dos direitos no Brasil pesa a determinação de elementos fundamentais da formação histórica brasileira: a grande propriedade territorial, as relações de poder, apoiadas em relações de dependência pessoal, no apadrinhamento e na ideologia do favor. A cultura neoliberal cai, como uma luva, em nossa tradição político-cultural, fazendo emergir um de seus traços mais conservadores. É CORRETO afirmar que essa herança favorece:
O Serviço Social, na contemporaneidade, enfrenta muitos desafios, sendo um deles o desenvolvimento de sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Assim, é CORRETO afirmar que:
A transferência de responsabilidades para organizações da sociedade civil de interesse público, a decisão quanto ao acesso ou não aos serviços sociais, ou seja, passar da esfera pública para a esfera privada, tem como principal consequência:
As determinações fundamentais da cotidianidade são a heterogeneidade, a imediaticidade e a superficialidade extensiva. O cotidiano é o nível em que a(as):
Um dos elementos que impulsionaram a construção do Projeto Ético-Político Profissional do assistente social foi a(o):
A Lei Orgânica de Assistência Social, Lei n° 8.742/1993, estabelece no Artigo 3° que as entidades e organizações de assistência social que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social são aquelas de:
Segundo Pastorini (2004) a questão social deve ser entendida como um conjunto de problemáticas, sociais, políticas e econômicas que se geram com o surgimento da classe operária. Na atualidade, segundo a autora ao analisar a questão social devemos considerar:
Uma dos momentos do processo de renovação do Serviço Social foi denominada por Netto (2006) como intenção de ruptura. Esse momento aconteceu por meio de elementos essenciais, como a interlocução com outras ciências sociais para a elaboração teórica, a inserção profissional no circuito acadêmico e a ênfase na análise crítica do Serviço Social por uma vanguarda de profissionais. Apesar de incialmente, a profissão tenha se aproximado de forma distorcida da perspectiva marxista – de modo eclético e sem acesso às fontes originais do autor.
São considerados marcos desse momento:
I. a realização do III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, em 1979 – conhecido como o “Congresso da Virada";
II. a criação dos primeiros programas de pós-graduação em Serviço Social;
III. o método BH;
IV. a criação do Centro de Documentação e Pesquisa em Política Social e Serviço Social (CEDEPSS);
V. o Código de Ética de 1986;
A partir das assertivas marque o que se pede.
Para Barroco (2008) a ética tem como objeto a moral, tendo como foco um agir consciente, crítico, com autonomia e liberdade. Uma reflexão ética que tenha como suporte a ontologia do ser social, tem por objetivo desvendar os significados sócio históricos da moral, por meio da desmistificação do preconceito, do individualismo, do egoísmo, valorizando e exercitando a liberdade como princípio fundamenta. Nesse sentido, podemos afirmar que a ética contemporânea se caracteriza por valores:
A educação pode ser considerada um espaço privilegiado para o enriquecimento ou empobrecimento do gênero humano. Na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do assistente social nessa área deve possibilitar aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades. Para o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS (2013), isso significa ter como referência uma concepção de educação entendida como:
Trata-se da tentativa de institucionalização da inserção e/ou expansão do acesso a serviços; compõe a ação de articulação interinstitucional para fins de acesso a serviços na perspectiva da garantia de direitos; materializa-se a partir de um formulário assinado pelo assistente social, em papel timbrado da instituição de origem, revelando a autoridade profissional como aspecto ético fundamental. Nos termos de Trindade (2017), esse procedimento caracteriza-se como:
O Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, através da Resolução nº 383, de 29 de Março de 1999, caracteriza o/a Assistente Social, como Profissional de Saúde. Tal prerrogativa foi delegada a este Conselho, por Resolução do/a:
Contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária, conforme preceitua o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, no seu Art. 8º, letra “c”, é: