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O estudo social é o instrumento utilizado para conhecer e analisar a situação vivida por determinados sujeitos sobre a qual o Assistente Social é chamado a opinar. Consiste na utilização articulada de vários instrumentos, tais como as entrevistas individuais, a observação, a visita domiciliar, que permitem ao profissional realizar a abordagem dos sujeitos envolvidos na situação. A base para efetivação da análise da situação e da elaboração do laudo social no processo profissional de abordagem dos sujeitos é

Com relação à dimensão técnico-operativo do serviço social e a instrumentos, técnicas, estudos, perícia, relatórios, pareceres e laudos sociais, julgue:

Na realização do estudo social, o profissional deve pautar-se somente pelo que for expressamente falado pelo sujeito, o que representa o conteúdo integrante e verídico do objeto de estudo, base para o parecer social.

As ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias, no âmbito dos processos socioassistenciais, requerem ações planejadas, equacionadas aos objetivos do Serviço Social e conectadas ao conjunto de outras ações desenvolvidas no âmbito dos processos socioassistenciais, dos processos de planejamento e gestão e dos processos político-organizativos. Na perspectiva de Mioto (apud CFESS/ABEPSS (org.), 2009), avalie as alternativas seguintes:

I – Os espaços sócio-ocupacionais se organizam a partir de um conjunto de princípios e finalidades voltado, especialmente, à execução de determinadas políticas sociais.

II – As ações socioeducativas requerem também conhecimento das demandas/necessidades dos usuários, tanto nas suas singularidades, como no conjunto dos usuários ao longo do tempo (conhecimento cumulativo).

III – As abordagens mais utilizadas no contexto das ações educativas são as familiares. A formação de grupos é altamente recomendável porque permite, por meio da reunião de diferentes sujeitos, a realização do processo educativo de forma coletiva.

IV – As ações socioeducativas são propostas que se constroem a partir do conhecimento e análise das necessidades postas pela totalidade dos usuários, pelas finalidades dos serviços e também pelas características dos territórios.

V – As ações socioeducativas se constituem como processos que se constroem e se reconstroem continuamente, com o auxílio de modelos pré-definidos.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas VERDADEIRAS:

A instrumentalidade pode ser compreendida como mediação, visto que o cotidiano é o espaço para a realização das ações instrumentais, como um exercício profissional, crítico e competente. Dessa forma, há algo que precede a discussão acerca dos instrumentos e técnicas necessárias ao profissional: a sua instrumentalidade. Assinale a alternativa que caracteriza a instrumentalidade do exercício profissional do(a) Assistente Social.

Yolanda Guerra é uma das principais autoras que realizam a discussão sobre a instrumentalidade no âmbito do serviço social. Com base nos estudos de Guerra, julgue o ITEM. O assistente social, ao atender às requisições técnico‐instrumentais da profissão, deve realizar sua intervenção, utilizando a dimensão instrumental, visto que esta é suficiente para garantir o alcance dos objetivos profissionais.

Quanto à visita domiciliar é INCORRETO afirmar:

O debate contemporâneo sobre a instrumentalidade do Serviço Social está voltado para a discussão sobre:

Guerra, Santos e Mioto, ao refletirem sobre a prática profissional, afirmam que o exercício profissional se configura por meio da articulação das dimensões teórico‐metodológica, ético‐política e técnico‐operativa. Com relação à dimensão técnico‐operativa, julgue o item subsequente.

É na realização da dimensão técnico‐operativa da profissão que o assistente social legitima e constrói uma determinada cultura, um ethos profissional, ou seja, um conjunto dos costumes e hábitos característicos do serviço social.

No processo de trabalho do Serviço Social um dos meios de trabalho é a visita domiciliar. Considerando esse instrumento de trabalho, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É exclusivo da profissão de Serviço Social e a utilização traz consigo uma série de compreensões e intencionalidades.

( ) Trata-se de um recurso metodológico que permite uma proximidade com a realidade de vida do usuário, e consequentemente o contato com aspectos específicos, dificilmente observados no ambiente formal da instituição.

( ) É uma técnica social, de natureza qualitativa, por meio da qual o profissional se debruça sobre a realidade social com a intenção de conhecê-la, descrevê-la, compreendê-la ou explicá-la.

( ) Elas foram marcadas nas suas origens por um caráter fiscalizatório e coercitivo, tendo sido permeadas de preconceitos e juízos de valores, condição que se apresenta até os dias de hoje em muitos casos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Guerra, Santos e Mioto, ao refletirem sobre a prática profissional, afirmam que o exercício profissional se configura por meio da articulação das dimensões teórico‐metodológica, ético‐política e técnico‐operativa. Com relação à dimensão técnico‐operativa, julgue o item subsequente.

Refletir sobre a dimensão técnico‐operativa do serviço social leva a reconhecer a sua complexidade, que se expressa por meio da heterogeneidade de espaços sócio‐ocupacionais nos quais os assistentes sociais transitam e da própria natureza do exercício profissional.

A respeito do planejamento como atribuição e competência do serviço social nas diversas esferas de atuação, como o setor público, o privado e o terceiro setor, julgue o item subsecutivo.

O planejamento constitui ato de dimensão puramente técnica, já que pressupõe a racionalidade das ações que ponderem uma série de condicionantes, como prazos e recursos existentes.

A concepção acerca do arcabouço de instrumentos e técnicas presentes na atuação profissional do(a) assistente social compreende que a (o)

O Assistente Social Rodrigo recebeu ordem do Juiz para ir a um internato para adolescentes, a fim de verificar se as instalações estão em consonância com as normas para tais estabelecimentos.

Este tipo de averiguação é chamado de

As resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) são instrumentos que orientam e normatizam o exercício profissional dos assistentes sociais. Sendo assim, no que se refere às Resoluções n.º 489/2006, que estabelece normas, vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo no exercício profissional do assistente social, n.º 556/2009 (Procedimentos para efeito da Lacração do Material Técnico e do Material Técnico‐Sigiloso do Serviço Social) e n.º 533/2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio no serviço social, julgue o item seguinte.

Ao supervisor de campo cabe o papel de orientar o estagiário e avaliar seu aprendizado, visando à sua qualificação durante o processo de formação e aprendizagem das dimensões técnico‐operativas, teórico‐metodológicas e ético‐políticas da profissão.

Segundo Guerra (2009), a dimensão investigativa possibilita questionar, problematizar e desconstruir preconceitos e crenças cristalizadas. É a dimensão do novo, pois permite elaborar novas intervenções e construir novas posturas. Quanto aos estudos de Guerra (2009) a respeito da dimensão investigativa no serviço social, julgue o item.

A pesquisa é um importante instrumento no cumprimento das atribuições e competências profissionais, pois permite desvelar a realidade social e as condições nas quais a prática profissional se realiza. Assim, a pesquisa pode ser considerada como uma mediação entre a realidade e a teoria que produz sempre um conhecimento permanente, histórico e imparcial.

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