Julgue o item a seguir, relativo a ácidos e bases.
Pela definição de Brønsted‐Lowry, um ácido é uma substância doadora de prótons em água e uma base é uma substância receptora de prótons em água. Pela definição de Lewis, um ácido é uma substância que pode doar um par de elétrons para formar uma ligação. Uma base de Lewis é definida como uma substância que pode aceitar um par de elétrons para a formação de uma ligação covalente.
Julgue o item a seguir, relativo a ácidos e bases.
Os ácidos fracos em solução aquosa não são completamente dissociados, mas os ácidos com constante de acidez (Ka) menor que 1 são completamente dissociados para todas as concentrações e podem ser considerados como ácidos fortes.
Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue o item a seguir.
As espécies capazes de fixar elétrons são agentes redutores e as capazes de doar elétrons são agentes oxidantes. Um agente redutor age recebendo elétrons de uma espécie. Com isso, ele reduz essa espécie e ele próprio é oxidado.
Quanto a compostos orgânicos e a reações de caracterização, julgue o item a seguir.
Um dos métodos para caracterização dos fenóis se baseia no teste com cloreto de ferro (III). Nesse teste, os fenóis formam complexos incolores, nos quais ocorre uma reação de complexação entre a hidroxila fenólica e o íon Fe3+. Como o FeCl3 possui coloração amarela, a ausência de cor indica a presença de fenol.
A Lei n.o 2.800/1956 cria os Conselhos Federal e Regionais de Química, dispõe sobre a profissão do químico e dá outras providências. De acordo com os ditames da Lei n.o 2.800/1956, julgue o item a seguir.
O profissional da química, para o exercício de sua profissão, é obrigado a registrar‐se no Conselho de Química a cuja jurisdição estiver sujeito, sendo facultativo o pagamento de uma anuidade ao respectivo Conselho Regional de Química.
Na fermentação, a glicose é parcialmente degradada, em substâncias orgânicas mais simples, como o ácido lático, na fermentação lática e o álcool etílico, na fermentação alcoólica. Uma importante diferença entre essas duas fermentações, é que, na fermentação alcoólica:
A espectrofotometria ultravioleta e visível é o método de análises ópticas mais utilizado nas investigações biológicas e físico-químicas. A respeito das condições necessárias para a adequada aplicação da espectrofotometria, assinale a alternativa correta.
A respeito das análises colorimétricas, assinale a alternativa correta.
A colheita de amostras constitui a primeira fase da análise de um produto e pode influenciar diretamente na qualidade do resultado analítico obtido. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
A calibração de equipamentos, instrumentos e vidrarias de uso rotineiro no laboratório é essencial para as análises químicas. A respeito da calibração do material volumétrico, assinale a alternativa correta.
Frequentemente as análises titrimétricas são empregadas, ainda na atualidade, para determinação de inúmeras substâncias, pois são consideradas métodos relativamente baratos, com baixo custo unitário por determinação. A respeito desses métodos, assinale a alternativa correta.
O pH das soluções é um parâmetro que influencia diretamente as análises químicas e deve ser observado cuidadosamente. Nesse sentido, a cromatografia líquida de alta eficiência no modo reverso emprega, frequentemente, fases móveis aquosas constituídas de soluções tampão. A esse respeito, assinale V para as afirmações verdadeiras, ou F para as falsas.
( ) Variações de pH afetam as análises cromatográficas, pois podem levar a significativas mudanças no estado de ionização e solubilidade de muitas moléculas após interferência no equilíbrio ácido-base das reações.
( ) Na cromatografia, uma solução tampão é escolhida como fase móvel para aumentar a precisão analítica, pois o tampão resiste a mudanças de pH, mesmo que grandes quantidades de ácidos ou bases sejam adicionados.
( ) O pH da solução tampão independe da sua diluição, uma vez que a concentração de cada componente da solução tampão varia proporcionalmente com uma variação de volume. Assim, na cromatografia no modo reverso, o ideal é preparar um tampão concentrado e dilui-lo quantas vezes forem necessárias, para otimizar a fase móvel.
( ) A capacidade tamponante aumenta à medida que a razão entre as concentrações do ácido e da base conjugada se torna maior ou menor que a unidade. Assim o pKa do ácido escolhido dever estar entre ± 1 unidade do pH desejado na solução, para que o tampão tenha uma capacidade razoável.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A incorporação de íons fluoreto torna os dentes menos susceptíveis ao surgimento de cáries, e por essa razão o fluoreto de sódio (NaF; 41,98 g.moL-1) é usado na fabricação de cremes dentais e enxaguantes bucais e, em muitas cidades, é adicionado à água tratada, para o consumo humano (água fluoretada). Considerando que um creme dental e um enxaguante bucal apresentam em sua composição 1450 ppm e 210 ppm de fluoreto de sódio, respectivamente, assinale a alternativa que representa a massa total de fluoreto de sódio contida em uma embalagem de 90 g desse creme dental e a concentração percentual de fluoreto de sódio no enxaguante bucal.
O ácido benzoico (C7H6O2) e a anilina (C6H7N) representados a seguir, são, respectivamente, um ácido fraco e uma base fraca. Considerando os valores de pKa fornecidos, assinale a alternativa que apresenta as espécies predominantes esperadas para essas substâncias em solução com pH 7,0.

Considerando os dados da tabela precedente, assim como as características e as propriedades das substâncias nela apresentadas, julgue o item a seguir.
Os sólidos moleculares são razoavelmente macios, têm pontos de fusão baixos a moderados e apresentam baixa condução térmica.