Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O pH das soluções é um parâmetro que influencia diretamente as análises químicas e deve ser observado cuidadosamente. Nesse sentido, a cromatografia líquida de alta eficiência no modo reverso emprega, frequentemente, fases móveis aquosas constituídas de soluções tampão. A esse respeito, assinale V para as afirmações verdadeiras, ou F para as falsas.

( ) Variações de pH afetam as análises cromatográficas, pois podem levar a significativas mudanças no estado de ionização e solubilidade de muitas moléculas após interferência no equilíbrio ácido-base das reações.

( ) Na cromatografia, uma solução tampão é escolhida como fase móvel para aumentar a precisão analítica, pois o tampão resiste a mudanças de pH, mesmo que grandes quantidades de ácidos ou bases sejam adicionados.

( ) O pH da solução tampão independe da sua diluição, uma vez que a concentração de cada componente da solução tampão varia proporcionalmente com uma variação de volume. Assim, na cromatografia no modo reverso, o ideal é preparar um tampão concentrado e dilui-lo quantas vezes forem necessárias, para otimizar a fase móvel.

( ) A capacidade tamponante aumenta à medida que a razão entre as concentrações do ácido e da base conjugada se torna maior ou menor que a unidade. Assim o pKa do ácido escolhido dever estar entre ± 1 unidade do pH desejado na solução, para que o tampão tenha uma capacidade razoável.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282