
O produto que apresenta as características mencionadas no texto é o(a)
Com relação aos significados de mistura, molécula e substância, julgue os itens a seguir.
Filtração, destilação, decantação, levigação e cromatografia são processos de separação de misturas.
Os humanos convivem com polímeros desde sempre,
pois as proteínas, o DNA e os polissacarídeos que existem em
nosso organismo são polímeros naturais. Foi no século XX que
um químico formulou a hipótese macromolecular, afirmando
que existem moléculas muito grandes, as macromoléculas. A
importância dos materiais poliméricos pode ser observada
olhando ao nosso redor e vendo a quantidade de objetos
feitos de plástico que nós utilizamos, sustentando uma
intensa atividade industrial e muitos empregos.
E. Wan, E. Galembeck e F. Galembeck. Polímeros sintéticos.
Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola.
Edição especial, maio/2001 (com adaptações).
Considerando o texto, a química e sua importância social,
julgue os itens subsequentes.
Polímeros são macromoléculas caracterizadas por tamanho, estrutura química e interações intramoleculares e intermoleculares. Possuem unidades químicas ligadas por covalências, repetidas regularmente ao longo da cadeia, denominadas monômeros.
Julgue os itens seguintes a respeito das funções orgânicas
mais comuns e suas propriedades químicas mais importantes.
Cetona é um composto orgânico que contém um grupo carboxila entre dois átomos de carbono e tem a forma R - COO - R’.
Com relação à classificação periódica e às propriedades
químicas mais importantes dos elementos, julgue os itens
que se seguem.
O raio atômico, o raio iônico, a energia de ionização e a afinidade eletrônica são algumas das propriedades periódicas dos elementos.
Em relação às propriedades gerais dos sólidos no estudo de
soluções, julgue os itens subsequentes.
Titulação é a análise da composição por meio da medida da massa de um reagente necessária para reagir completamente com uma dada amostra desconhecida em solução.
Com base nos conceitos de equilíbrio químico, julgue os itens
subsequentes.
Pelo princípio de Le Chatelier, quando uma força é aplicada a um sistema em equilíbrio dinâmico, o equilíbrio tende a se ajustar para minimizar o efeito da força. Um exemplo disso seria o fato de que uma reação no equilíbrio tende a seguir em uma reação endotérmica quando se aumenta a temperatura.
com referência às estruturas e principais propriedades das
biomoléculas, julgue os itens que se seguem.
Aminoácido é um ácido carboxílico que também contém um grupo amina. Os aminoácidos essenciais devem ser ingeridos como parte de uma dieta porque não são sintetizados pelo corpo.
Segundo a química a substancia de forma molecular NaBr é denominada de:
Átomos diferentes que apresentam o mesmo número de nêutrons são chamados:
A pólvora, uma mistura de carvão, salitre e enxofre, foi um dos produtos químicos que tiveram impacto crucial na História da humanidade. A estequiometria da reação de explosão da pólvora pode ser expressa pela reação a seguir:
Os valores dos coeficientes a, b e c, respectivamente, para o correto balanceamento da equação de explosão da pólvora é:
A cinética química estuda a velocidade com que as reações químicas se processam.
Sobre cinética química julgue os itens a seguir.
I. Quanto mais alta a energia de ativação mais lenta será a reação.
II. Quanto menor a concentração dos reagentes, mais lenta será a reação.
III. Reações envolvendo reagentes exclusivamente no estado gasoso têm sua velocidade aumentada quando se diminui a pressão.
Está(ão) correta(s) a(s) sentença(s):
Proteínas são biopolímeros de a-aminoácidos. Os a-aminoácidos são unidos para formar proteínas por meio de ligações peptídicas as quais correspondem o grupo funcional representativo da função:
Os clorofluorcarbonos são um conjunto de moléculas orgânicas muito estáveis na atmosfera, compostas por 1 ou 2 carbonos e átomos de flúor e cloro ligados a essa cadeia carbônica. Foram muito utilizados nas indústrias de refrigeração e ar condicionado, espumas, aerossóis e extintores de incêndio. Foi banido em Protocolo de Montreal, que entrou em vigor dia 01 de janeiro de 1989.
Sobre os problemas ambientais relacionados aos CFCs, analise as afirmações abaixo.
I. Por serem moléculas estáveis na atmosfera, possuem tempos de meia vida longos.
II. A radiação solar retira um átomo (radicalar) de flúor da molécula de CFC, este ao entrar em contato com o ozônio (O3), promove a quebra deste e forma o buraco na camada de ozônio.
III. Os maiores buracos na camada de ozônio estão sobre o Ártico, que está derretendo em uma taxa maior do que a esperada pelos climatologistas.
IV. O buraco na camada de O3 atinge seu maior tamanho em outubro, por uma combinação de fatores climáticos e insolação solar.
V. Os CFCs são um dos gases mais eficientes no processo de aquecimento da atmosfera e consequentemente, nas mudanças climáticas globais.
Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:
Considere a reação C4H9Br(aq) + OH- (aq) → C4H9OH(aq) + Br- (aq) e o fato de que em determinado experimento quando a concentração de 2-bromo-2-metilpropano, C4H9Br, foi dobrada, a velocidade da reação aumentou por um fator de 2 e que quando as concentrações de C4H9Br e OH- foram dobradas simultaneamente, o aumento da velocidade foi o mesmo, um fator de 2. Após analisar as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Um solvente polar aprótico favoreceria a reação.
II. O mecanismo de reação corresponde a uma substituição nucleofílica bimolecular.
III. Nesse tipo de reação não há a formação de intermediário.
IV. Não é possível a formação de isômeros como produtos nessa reação.
V. A reação é de 1ª ordem em relação a C4H9Br, ordem 0 em relação a OH- e ordem global 1.
Assinale a alternativa correta: