A química ambiental trata das reações, dos destinos,
dos movimentos e das fontes das substâncias no ar, na água
e no solo. Na ausência do ser humano, a discussão seria
limitada às substâncias de ocorrência natural. Hoje, com o
borbulhar da população na Terra, junto com o contínuo
avanço da tecnologia, as atividades humanas têm uma
influência sempre crescente na química do meio ambiente.
C. Baird e M. Cann. Química ambiental.
4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011
Julgue os itens subsecutivos com relação à química e ao meio
ambiente.
A camada de ozônio é a região da atmosfera que filtra os raios infravermelhos (IV) nocivos provenientes da luz solar. Assim, esses raios, que poderiam causar danos aos seres humanos e a outras formas de vida, são eliminados antes de atingir a superfície do planeta.
A reação em fase gasosa a A + b B → c C + d D foi estudada em diferentes condições de concentração inicial dos reagentes, tendo sido obtidos os seguintes resultados experimentais, todos na mesma temperatura:

A partir dos dados experimentais da tabela, indique a alternativa que apresenta o valor correto da velocidade inicial da reação no experimento IV.
A titulação de uma solução é um procedimento que permite determinar a concentração desconhecida de uma solução. Considere que, na titulação de 80 mL de solução de hidróxido de potássio (KOH), são usados 60 mL de uma solução de ácido clorídrico (HC l) de concentração 0,1 mol/L. A concentração da solução de hidróxido de potássio é
Em laboratórios de ciências, os reagentes devem ser identificados por rótulos de risco com a finalidade de reconhecer, de forma rápida, os riscos relativos ao manuseio dessas substâncias. A seguir, há dois símbolos (S1 e S2) que indicam riscos de certas substâncias químicas.

Os símbolos S1 e S2, representam, respectivamente, substâncias químicas
Um professor planejou uma atividade a ser realizada por seus alunos, no laboratório de ciências. Durante essa atividade, o professor anotou os seguintes procedimentos adotados pelos estudantes:

Em relação aos procedimentos anotados pelo professor,
O índice de acidez (Ia ) de óleos e gorduras é um dos parâmetros para a determinação de sua qualidade, visto que, quanto maior o grau de decomposição dos lipídeos, mais alta é sua acidez. Na determinação do Ia, uma quantidade conhecida de amostra (mA ) é dissolvida num solvente aproprIado (p.e. etanol) e titulada com uma solução padronizada de NaOH de concentração CB, utilizando-se fenolftaleína como indicador. Sabendo que o Ia é definido como a massa de KOH (em miligramas) necessárIa para neutralizar 1 grama de amostra, dado pela equação Ia = mKOH(mg) / mA(g ), e que o volume de solução de NaOH utilizado na titulação é VB, assinale a alternativa que apresenta a expressão para o cálculo do Ia, de acordo com os dados obtidos experimentalmente. Dados: massa molar do KOH = 56,1 g/mol
O ácido etilenodIamino tetra-acético (EDTA) é usado como “sequestrante" em detergentes, impedindo a precipitação do
surfactante (princípio ativo) pelos íons Ca+2, Mg+2 e Fe+3 presentes na água. Em análise química, o EDTA é utilizado como
titulante para a determinação de dureza (Ca+2, Mg+2) de águas, cujo sal dissódico é obtido pela seguinte reação:
De acordo com a reação de neutralização parcIal do EDTA acima apresentada, assinale a alternativa que apresenta o
intervalo de pH no qual é obtido apenas o sal dissódico.
A utilização de conversores catalíticos no escapamento de automóveis diminui a emissão de gases tóxicos que são
também geradores de compostos ácidos, como indicado nas seguintes equações:
2CO + 2NO → 2CO2 + N2
2CO + O2 → 2CO2
2NO → N2 + O2
Em um teste de laboratório, foram col°Cadas em um reator inextensível quantidades estequiométricas de CO, NO, O2 e
catalisador. Considerando que o experimento foi realizado nas CNTP, que os reagentes e os produtos são gases ideais e
que a conversão foi de 100%, qual será a pressão final do sistema, em atm?
As atividades realizadas nos laboratórios didáticos de Química precisam ser acompanhadas do descarte correto dos
resíduos produzidos durante as aulas experimentais, sendo importante classificar os resíduos e escolher o tratamento
mais adequado. Nesse sentido, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondêncIa com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
O elemento químico chamado Rubídio (Rb) apresenta a seguinte configuração eletrônica:
Com base em sua configuração eletrônica, pode-se afirmar que o Rubídio no sistema de classificação periódica dos elementos pertence ao grupo dos:
Sobre as propriedades dos gases ideais, julgue as sentenças a seguir:
I. O volume de um gás, à temperatura constante, diminui com o aumento da pressão.
II. O aumento da temperatura de um gás, à pressão constante, causa diminuição do volume do gás.
III. Um processo termodinâmico que ocorre a volume constante é chamado de processo isocórico.
Está(ão) correta(s) a(s) sentença(s):
Sobre termoquímica julgue as sentenças a seguir.
I. A entalpia padrão de formação (H
f0) de uma substância simples em sua forma alotrópica mais estável, em seu estado físico mais estável a 1 atm de pressão e a temperatura de 25°C (273 K) por convenção é igual a zero.
II. Uma reação que apresenta uma variação de entalpia negativa (ΔH < O) é chamada de reação endotérmica.
III. O cálculo da variação de entalpia de uma reação (Δ0H) é dado pela fórmula: ΔH = ΔHreagentes -ΔHprodutos
Está(ão) correta(s) a(s) sentença(s)
Pelas regras de nomenclatura de compostos orgânicos definidas pela IUPAC, o nome da estrutura a seguir está corretamente apresentado na alternativa:
Com relação à sífilis, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida exclusivamente por via sexual ou da mãe para o feto durante a gestação.
( ) Em virtude do aumento do número de notificações de óbitos infantis no Estado de Santa Catarina, uma das medidas de prevenção é a promoção de uma intensa campanha de vacinação contra a sífilis em gestantes.
( ) A sífilis pode afetar o sistema nervoso, causando problemas mentais, paralisia e cegueira.
( ) O uso correto de camisinha e realização de exames periódicos pela gestante são medidas de prevenção no combate a sífilis congênita.
( ) Lesão nos órgãos genitais, na pele e mucosas são manifestações clínicas da sífilis.
Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:
A relação entre os sistemas circulatório e respiratório é bastante íntima, uma vez que o sangue transporta o oxigênio para todas as partes do corpo humano onde é necessário. Com relação a esses dois sistemas do corpo humano, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os movimentos respiratórios são controlados de forma autônoma, isto é, independente de nossa vontade, pelos centros respiratórios do cerebelo. As variações na concentração de O2 e CO2 no sangue fazem os centros respiratórios gerarem impulsos nervosos que contraem ou relaxam os músculos responsáveis pela respiração.
( ) Os movimentos de expiração e inspiração dependem da ação dos músculos do diafragma e intercostais. A inspiração ocorre quando os dois músculos se contraem, a pressão intrapulmonar diminui e ocasiona a entrada de ar nos pulmões. Na expiração, esses músculos relaxam, o volume da caixa torácica diminui, a pressão intrapulmonar aumenta e ocorre a expulsão do ar.
( ) Os nervos que atuam sobre o coração permitem ajustes nas frequências cardíacas de acordo com as necessidades do organismo. Existem os que provocam o aumento da frequência cardíaca e os que a provocam diminuição dessa frequência.
( ) Os vasos sanguíneos são redes de tubos que transportam o sangue ao longo do corpo, dentre os quais temos as artérias, veias e capilares. As artérias são vasos que saem do coração transportando sangue rico em oxigênio; as veias levam o sangue rico em gás carbônico do corpo para o coração; e os capilares são vasos finíssimos que conectam os dois anteriores.
( ) O estímulo cardíaco miogênico é promovido pelo próprio músculo cardíaco, no qual há dois nós especiais, o sinoatrial e o atrioventricular. O nó sinoatrial atua como marca-passo e origina o potencial de ação que gera impulsos em direção ao nó atrioventricular, que os transmitem a fibras condutoras ocasionando a sístole ventricular.
Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo: