Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A relação entre os sistemas circulatório e respiratório é bastante íntima, uma vez que o sangue transporta o oxigênio para todas as partes do corpo humano onde é necessário. Com relação a esses dois sistemas do corpo humano, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os movimentos respiratórios são controlados de forma autônoma, isto é, independente de nossa vontade, pelos centros respiratórios do cerebelo. As variações na concentração de O2 e CO2 no sangue fazem os centros respiratórios gerarem impulsos nervosos que contraem ou relaxam os músculos responsáveis pela respiração.

( ) Os movimentos de expiração e inspiração dependem da ação dos músculos do diafragma e intercostais. A inspiração ocorre quando os dois músculos se contraem, a pressão intrapulmonar diminui e ocasiona a entrada de ar nos pulmões. Na expiração, esses músculos relaxam, o volume da caixa torácica diminui, a pressão intrapulmonar aumenta e ocorre a expulsão do ar.

( ) Os nervos que atuam sobre o coração permitem ajustes nas frequências cardíacas de acordo com as necessidades do organismo. Existem os que provocam o aumento da frequência cardíaca e os que a provocam diminuição dessa frequência.

( ) Os vasos sanguíneos são redes de tubos que transportam o sangue ao longo do corpo, dentre os quais temos as artérias, veias e capilares. As artérias são vasos que saem do coração transportando sangue rico em oxigênio; as veias levam o sangue rico em gás carbônico do corpo para o coração; e os capilares são vasos finíssimos que conectam os dois anteriores.

( ) O estímulo cardíaco miogênico é promovido pelo próprio músculo cardíaco, no qual há dois nós especiais, o sinoatrial e o atrioventricular. O nó sinoatrial atua como marca-passo e origina o potencial de ação que gera impulsos em direção ao nó atrioventricular, que os transmitem a fibras condutoras ocasionando a sístole ventricular.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282