Quando buscamos informações na área da Psicologia do Crime, detectamos várias classificações e tipologias. Este fato ocorre pois, todo comportamento humano é resultado de fatores tanto individuais quanto sociais que se modificam no decorrer do tempo e do espaço. Portanto, como afirma MARANHÃO (2003): (...) as atuações criminosas – essencialmente díspares entre si – só têm em comum a sua ilegalidade, dentro do grupo social e no período histórico considerado." (p.11). A partir do exposto, analise as afirmativas abaixo:
I. As pesquisas etiológicas, desde que científicas, não devem seguir cursos próprios em cada grupo delinquencial considerado.
II. É necessário avaliar as similitudes e discrepâncias para posteriormente, formar grupos razoavelmente homogêneos.
III. A análise da estrutura global da personalidade do agente, não deve ser levado em consideração.
IV. Tanto a tipologia quanto a classificação, devem propiciar conclusões terapêuticas e prognósticas.
Estão corretas as afirmativas:
Para a conceituação da personalidade, há diversas teorias a respeito, trazendo diferentes definições. No entanto, todas elas nos levam ao seguinte conceito: a personalidade é um conjunto relativamente estável e previsível dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam um indivíduo. Considere as alternativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA em relação as Teorias da Personalidade:
O tema Guarda faz parte do cotidiano do psicólogo jurídico. Como afirma SHINE (2008): “(...) em casos de disputa de guarda em Vara de Família, recorre-se ao perito psicólogo no intuito de buscar uma resposta a questões – problemas de origem e natureza psicológicas, mas cujo objetivo final é definir o guardião legal da criança." (p.2).
Neste sentido, o autor apresenta o psicólogo atuando como perito.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao papel do psicólogo, como perito, de acordo com SHINE:
Nos dias de hoje, o conceito de família é pluriforme. A Constituição Federal de 1988 tenta dar conta dessas mudanças quando descreve nos artigos 226 e seguintes a nova família que está sob a proteção da Lei. A esse respeito PAULO (2012) comenta: “Vivemos um momento de incertezas, em que há uma crise de antigos paradigmas. O modelo jurídico vigente mostra-se em descompasso com a realidade social, pois relações continuam a se estabelecer, independentemente da sua aceitação legal." (p.50).
Qual das alternativas abaixo, é INCORRETA a esse respeito:
Para SANTOS (2004, apud BRANDÃO) “(...) a temática da infância passa a ser tratada num duplo registro: de um lado, a defesa do 'menor abandonado' - defesa do abandono e da pobreza aos quais foi lançado – e de outro a defesa da sociedade contra o 'menor criminoso ou delinquente', portador de uma ameaça potencial à coletividade. “ (p. 217). De acordo com o autor, assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às formas de intervenção técnica:
São processos/aspectos importantes e observados no processo analítico, EXCETO:
São objetivos de uma avaliação psicológica clínica:
A Psicologia da Saúde como outras áreas da Psicologia tem focado seus estudos e práticas de intervenção em formas de enfrentamento de problemas, ou seja, Coping. Sobre o Coping, assinale a opção FALSA:
A terapia familiar psicanalítica reivindica descender do trabalho de Nathan Ackerman, que escreveu o primeiro livro sobre tratamento familiar. Na terapia familiar outras escolas surgiram além da terapia familiar psicanalista. Relacione a primeira coluna com a segunda considerando as características de algumas destas escolas.
I. Terapia familiar estrutural.
II. Terapia familiar estratégica.
III. Terapia familiar experiencial.
( ) Baseia-se na teoria da comunicação e na psicologia psicanalítica do ego, e enfatiza a autoestima.
( ) Foi desenvolvida por Salvador Minuchin a partir de seu trabalho clínico com delinquentes de baixa condição socioeconômica.
( ) Desenvolvido por Carl Whitaker, defende que o alívio de sintomas não constitui uma meta suficiente, como em outras formas sistêmicas de terapia familiar.
Assinale a opção VERDADEIRA.
Consta na Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10 que no diagnóstico diferencial entre o transtorno de somatização e o transtorno hipocondríaco, no transtorno de somatização, a ênfase está nos sintomas em si, em seus efeitos individuais e o paciente pede tratamento para eliminar os sintomas, enquanto no transtorno hipocondríaco a atenção é dirigida mais à presença de um processo mórbido subjacente sério e progressivo e às suas consequências incapacitantes e o paciente tende a pedir investigações para determinar ou confirmar
O registro da qualidade formal é uma das características mais importantes do processo de codificação no momento da avaliação das respostas obtidas na aplicação do Método de Rorschach. Isso se deve à necessidade
Um programa de treinamento comportamental deve ter uma avaliação de sua eficiência, que necessita considerar dois aspectos: verificar se o treinamento produziu as modificações desejadas no comportamento dos empregados e se os resultados do treinamento apresentam relação com o alcance das
A expressão divórcio emocional refere-se
Em casos de violência praticada contra crianças e adolescentes, o profissional de saúde deve intervir de maneira diferenciada. Nesse sentido é correto afirmar:
Transtorno caracterizado pela existência de um estressor reconhecido, que desperta angústia na maioria dos indivíduos, com redução da responsividade ou do envolvimento com o mundo exterior. Seus sintomas comuns incluem sobressaltos, problemas de memória ou de concentração, distúrbio do sono, sentimento de culpa por estar vivo, evitação dos estímulos que imitam ou estimulam o evento e recrudescimento dos sintomas sob exposição a tais estímulos. Estas características são próprias do transtorno de: