Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • Certo
    • Errado

“Um universitário que desista de tirar notas boas na escola depois de obter alguns resultados ruins nas provas está apresentando o desamparo aprendido” (MORRIS, 2004). Segundo as teorias da aprendizagem, o conceito de “desamparo aprendido” faz parte da teoria:

Após uma sessão de feedback com seu líder, Ana Elisa parou para refletir sobre suas questões profissionais. Ela passou a observar os colegas que tinham as habilidades que lhe faltavam, colocando-se no lugar deles e com isso melhorando seu desempenho com o aprendizado obtido. Este recurso usado pela colaboradora e a estrutura neurológica relacionada, respectivamente, são

(COLL, 1994) Um dos papeis do psicólogo escolar é auxiliar os professores na implementação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre a organização social das atividades de aprendizagem e seus impactos, pode-se afirmar que:

Segundo Skinner, o comportamento operante:

O Jean Piaget (1896-1980) é conhecido como o teórico criador do conceito dos:

O processo perceptivo é influenciado pela subjetividade do sujeito que percebe.

Sobre distorções que podem acontecer no processo perceptivo, assinale a afirmativa correta.

De acordo com os conceitos de Fadiman e Frager (2004) sobre a teoria de B. F. Skinner, Análise funcional é:

Os numerosos diagnósticos na infância têm levado à medicalização recorrente de crianças em idade escolar, em uma proporção que poderia ser classificada como epidêmica. Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP) "Medicalização é a transformação artificial de questões não médicas em problemas médicos [...] Questões coletivas são tomadas como individuais; problemas sociais e políticos são tornados biológicos" (CFP,2013,p 17). (Adaptado da Fonte: Conselho Federal de Psicologia (CEP) (2013). Subsídios para a Campanha Não à Medicalização da Vida: Medicalização na Educação. Brasília. Disponível em https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Caderno_AF.pdf. Acesso em: 28 mai. 2018). Dentre os transtornos de neurodesenvolvimento mais frequentes na contemporaneidade, descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), está o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Sobre o TDAH analise as assertivas seguintes, se verdadeiras V ou falsas F: I. Os sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade devem ocorrer em conjunto, podendo ser leves ou não, podendo causar ou não prejuízos à vida social, familiar e escolar da criança. II. O TDAH é mais frequente no sexo feminino do que no masculino na população em geral, com uma proporção de cerca de 2:1 nas crianças e de 1,6:1 nos adultos. III. Manifesta-se antes dos 12 anos de idade, embora o diagnóstico possa se dar fora dessa idade, e se estende por toda a vida do indivíduo. IV. As manifestações do transtorno devem estar presentes em mais de um ambiente (por exemplo, em casa e na escola), embora seja comum os sintomas variarem conforme o contexto em um determinado ambiente. V. A escola pode ser central para o diagnóstico precoce. No entanto, equívocos de diagnósticos têm ocorrido, pela tendência em considerar o comportamento indisciplinado ou desatento como sendo o TDAH. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Mateus, 4 anos, ganhou um quebra-cabeças de seu pai, Gustavo e, juntos, montaram todo o jogo. O menino montou praticamente todas as peças, mas o pai o auxiliou em alguns momentos, encaixando corretamente uma peça ou encontrando a que a criança necessitava. Caso Mateus estivesse montando o quebra-cabeças sozinho, dificilmente conseguiria fazê-lo.

Assinale a opção que, segundo Vygotsky, define a diferença entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que é capaz de fazer com ajuda.

Embora Freud não tenha escrito nenhum texto sobre o tema da aprendizagem, autores como Maria Cristina Kupfer (1992) abordam tal tema a partir de uma perspectiva freudiana. Segundo tal autora, nessa perspectiva, a aprendizagem deve ser entendida a partir do conceito de:

Um psicólogo responsável pela elaboração dos treinamentos de uma empresa resolve aplicar nos participantes, antes do treinamento, a ferramenta “Estilos de Aprendizagem”, de David Kolb, a fim de definir a abordagem a ser adotada. Constata que a maioria dos participantes tem como primeiro estilo o Acomodador e o segundo Convergente. Desse modo, deverá desenvolver o conteúdo com a abordagem

Na teoria de Lev Vygotsky, a diferença entre o desempenho de uma criança sozinha e o desempenho do mesmo infante sob orientação de um adulto é explicada pelo conceito de:

Acerca das características individuais que facilitam a aprendizagem e sua transferência, assinale a alternativa correta.

Sobre as Teorias do Desenvolvimento apresentadas nas proposições a seguir.

I. Psicogenética (Piaget).

II. Psicossocial (Erikson).

III. Histórico-cultural (Vygostky).

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

O psicólogo educacional planeja programas de educação em prevenção e promoção de saúde da criança -, relativos à educação sexual - e da mulher - nos cuidados com a gravidez e com os filhos - e delega aos agentes a atuação junto à comunidade, organizando atividades de lazer, eventos contra estresse e atividades relativas à qualidade de vida na terceira idade.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282