Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 6839 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

De acordo com a teoria freudiana, a relação entre ego e objeto, na melancolia, ocorre por meio do mecanismo de

Em sua obra, Vigotsky enunciou princípios que definem um aparelho conceitual a partir do qual se poderia pensar a psicologia. Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento de Vigotsky.

I As funções mentais superiores não podem ser reduzidas a processos elementares, existindo diferentes níveis de funcionamento psicológico com características próprias e irredutíveis.

II O pensamento e a consciência não são uma emanação de características estruturais e funcionais internas, mas são, ao contrário, fortemente influenciadas por atividades externas e objetivas realizadas no ambiente social.

III Atividade é definida como uma unidade de análise que integra as características sociointerativas e individuais-cognitivas das condutas.

Assinale a opção correta.

O processo de gerar novo conhecimento transformando conhecimento tácito em outro conhecimento tácito denomina-se

Em determinado setor, o gerente estabeleceu critérios próprios para avaliar sua equipe, com tendência a ser mais complacente com os erros dos seus liderados.

Assinale a opção que apresenta o erro de avaliação observado na conduta desse gerente.

Segundo o entendimento das teorias construtivistas, o conhecimento se constitui na interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano e com o mundo das relações sociais. É correto afirmar que o conhecimento:

A Neurose obsessiva se caracteriza por:

Na evolução das descrições psicopatológicas, observa-se a substituição da Psicose Maníaco-Depressiva pelo Transtorno Afetivo Si polar em 1980 no DSM III e em 1992 no CID 10.Atualmente nomeado também como Transtorno Bipolar (DSM-IV), tem como característica principal:

Em Psicologia de grupo e análise do eu, Freud recorre a McDougall para sinalizar que as massas (grupos) altamente organizadas(os) atendem a 5 condições básicas, dentre as quais pode-se destacar a:

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o cuidador é definido como:

A promoção do envelhecimento ativo, isto é, envelhecer mantendo a capacidade funcional e a autonomia, é reconhecidamente a meta de toda ação de saúde. Para tanto é preciso aproveitar todas as oportunidades para:

Na atenção básica, várias ações são realizadas no domicílio como o cadastramento, busca ativa, ações de vigilância e de educação em saúde. No contexto da atenção básica, o NASF é uma estratégia que busca:

Complete a lacuna:

"¬____________________ , por sua vez, não formulou uma elaboração própria da forma e do significado da dialética. Em vez disso, tratou de utilizar a concepção de Marx e Engels de forma totalmente original, a fim de produzir um referencial conceitual adequado para a refundação da psicologia. "

(Psicologia da Educação, [Carles Monereo ... et ai] 2016)

Analise as informações a seguir sobre a atuação do psicólogo no ambiente escolar, em uma perspectiva crítica, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) As práticas sociais e escolares influenciam diretamente no resultado do processo de ensino e aprendizagem.

( ) As relações institucionais não sofrem interferência do contexto social e histórico do qual faz parte a escola. Por isso, a análise das práticas escolares não deve levá-las em consideração.

( ) No diálogo com os educadores, a( o) psicóloga( o) pode elaborar atividades que contribuam para uma compreensão dos elementos constituintes do processo de ensino e aprendizagem, em suas diferentes dimensões.

( ) Desenvolver ações que busquem o enfrentamento de situações naturalizadas no contexto escolar, superando explicações que culpabilizam ora estudantes, ora família, ora professores, é uma das possibilidades de atuação do psicólogo.

( ) É fundamental centrar-se no aluno, principalmente naquilo que ele não consegue realizar, ao avaliar as dificuldades no processo de escolarização.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Sobre Avaliação de Desempenho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) Segundo Chiavenato (2004), "Escalas gráficas de classificação" é um método de avaliação de desempenho e "Escolha e distribuição forçada" é um tipo de erro cometido por avaliadores ao realizar a avaliação de desempenho de suboridnados.

( ) Segundo Araújo (2006), um das funções da avaliação de desempenho é nortear e mensurar o processo de treinamento e desenvolvimento. As informações fornecidas pela avaliação de desempenho permitem direcionar as ações de treinamento para as áreas mais carentes. A avaliação de desempenho também pode ser utilizada como instrumento de avaliação de impacto do treinamento.

( ) Segundo Chiavenato (2004), são métodos modernos de avaliação de desempenho:" Avaliação 360 graus", "Avaliação por Competências" e "Avaliação Participativa por Objetivos (APPO)".

( ) Para Spector (2002), no método de avaliação "Avaliação 360 graus" o avaliado é avaliado por todas as pessoas que têm contato com seu trabalho: pares, superior imediato, subordinados, clientes e ele próprio (auto-avaliação).

( ) No método Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) o desempenho é pactuado previamente estre as partes, avaliador e avaliado. Neste método, existe um constante monitoramento dos resultados e comparação com os objetivos traçados. A medição do alcance é feita constantemente, ou seja, não é necessário aguardar o momento formal da avaliação de desempenho para verificar o cumprimento dos objetivos.

( ) Segundo Chiavenato (2004), são métodos tradicionais de avaliação de desempenho: "Escalas gráficas de classificação", "Escolha e distribuição forçada" e "Incidentes críticos".

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Sobre o termo "organizações", podem ser dadas as seguintes definições, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282