Em relação às etapas para a condução do processo terapêutico com crianças, na fase intermediária, é recomendado que o terapeuta trabalhe com a criança a identificação e expressão de sentimentos. Diante das afirmações, analise:
I) A expressividade emocional é um ponto chave na psicoterapia infantil, pois possibilita o desenvolvimento de vários outros repertórios comportamentais;
II) Identificar os sentimentos é importante para a discriminação das contingências às quais as crianças estão expostas;
III) Estratégias como jogos e histórias facilitam a modelagem de comportamentos de auto-exposição dos sentimentos;
Está CORRETO o que se afirma em:
Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas em que os traços emocionais e comportamentais de um indivíduo são muito inflexíveis e mal ajustados. Esses distúrbios comprometem seriamente a qualidade de vida dos sujeitos, que sentem enorme dificuldade em adaptar-se a determinadas situações e que, por isso, causam sofrimento e incômodo a eles próprios e aos que estão por perto. A partir daí, assinale a alternativa que não corresponde a um transtorno de personalidade:
A resolução CFP 17/2002, instituí o Manual de Elaboração de Documentos, produzidos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas. Nesse sentido, indique o conceito CORRETO acerca do laudo psicológico:
O treinamento vem sendo utilizado pelas organizações como uma estratégia visando:
Segundo Dejours (1987), para os trabalhadores corresponderem às expectativas da organização e não adoecerem, eles utilizam estratégias de enfrentamento contra o sofrimento:
A preocupação das organizações em contar com indivíduos capacitados para o desempenho eficiente de determinada função não é recente. Atualmente há uma preocupação no desenvolvimento de competências, assim como a gestão dos recursos humanos em vista de desenvolvê-las. Entende-se por competência:
Os testes psicológicos são bastante utilizados em processos de seleção de pessoal no Brasil. Em um processo de seleção o teste psicológico é usado com o objetivo de:
De acordo com a Cartilha Avaliação Psicológica, mediante a Resolução CFP nº 07/2003, sempre levando em consideração sua finalidade, a elaboração de um relatório/laudo psicológico deverá conter:
O Código de Ética Profissional do Psicólogo foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania.
Conforme o Código de Ética Profissional, um dos princípios fundamentais do Psicólogo é:
Canguilhem (2009) se contrapõe à visão funcionalista positivista do processo saúde-doença. Marque a alternativa que apresenta a visão que se relaciona com a concepção do autor:
Estudos baseados em evidência demonstram a eficácia da terapia familiar em transtornos do desenvolvimento, em psicopatologias e na alteração de doenças crônicas. Na concepção de Falceto (2008), assinale a afirmativa INCORRETA:
Segundo CUNHA (2003), a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação que busca descrever e avaliar os aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos do indivíduo. Considerando as afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA:
1-O procedimento de realizar levantamento detalhado da história de desenvolvimento do indivíduo, principalmente na infância, sinais e sintomas que o paciente apresenta ao longo da vida, chama-se triagem.
2-Anamnese é o ato de se avaliar a demanda do indivíduo e fazer o encaminhamento necessário. Geralmente é utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais.
3-Realiza-se um diagnóstico, ao se examinar e analisar a condição apresentada pelo indivíduo, no sentido de compreendê-la, buscando avaliar, relacionar e inferir, tendo em vista a modificação daquela condição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
A depressão é uma doença ou um distúrbio afetivo, que atinge a humanidade desde suas origens; diferente do que muitos pensam, ela atinge diversas áreas químicas do cérebro. No quadro clínico de depressão podem ser observadas como alterações do estado mental do paciente:
I. Ideias supervalorizadas que absorvem a personalidade.
II. Inibição do pensamento.
III. Sentimento de desvalia ou culpa e perda de interesse ou prazer.
IV. Autoestima inflada, fuga de ideias, pressão por falar.
Completa(m) CORRETAMENTE o enunciado acima:
O paciente A. sente-se muito ansioso só de pensar em interação social. Não considera elogios e reage excessivamente às críticas, o que alimenta uma sensação recorrente de inadequação. Ele encara tudo pelo lado pessoal; supõe que seus vizinhos não o cumprimentam por ser uma pessoa muito incômoda, de difícil convivência. O cenário descrito indica a presença de um transtorno de personalidade
Consiste na ação ou efeito de converter algo em coisa, ou de conceber algo por analogia com a natureza e estrutura das coisas. Ligado à tendência de encarar os seres humanos como coisas o que leva a supor que se procede a uma desumanização do ser humano. São observadas como manifestações da esquizofrenia. Em alguns casos, os conceitos abstratos e os simbólicos são empregados como se fossem questões concretas de significação privada e pessoal.
Qual patologia está descrita acima: