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Levando em conta os conceitos de Sá Leme, Rabelo e Alves (2015) para o Inventário Fatorial de Personalidade IFP-II, qual das alternativas é um fator de segunda ordem? 

No teste Memória F – Memória de Reconhecimento de Faces, durante a aplicação, o tempo dedicado à memorização de faces é: 

Em “Sobre o início do tratamento (Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise I)” (1913), Freud recomenda fazer um tratamento de ensaio no início do atendimento do paciente, antes da análise propriamente dita, para evitar uma interrupção posterior que possa causar a impressão desagradável de tentativa fracassada de cura. Tal ensaio segue as regras do método analítico e tem também motivação diagnóstica. Seguidor de Freud, Lacan considera esse preâmbulo fundamental, sendo a porta de entrada para a análise propriamente dita.

Tal trabalho prévio é chamado por Lacan de:

Os indivíduos, desde o nascimento, naturalmente, buscam relações com o outro, que num primeiro momento, na maioria das vezes, será a mãe. Através do seio da mãe (inicialmente representante da mãe como um todo para o bebê) e de suas experiências com ele, ora de gratificação, ora de frustração, o bebê inaugura sua forma de relacionar-se com o mundo. A ênfase nesse aspecto se relaciona com as teorias de qual autor abaixo? 

Manoela ajuizou uma ação pleiteando reparação e indenização por problemas psicológicos oriundos de abandono afetivo, tendo ocorrido desde sua primeira infância, ou seja, na relação entre mãe-bebê. Para Winnicott, o afeto é uma condição de possibilidade do processo de constituição psíquica, referindo-se à experiência de mutualidade entre a mãe e o lactente.

A mola propulsora do desenvolvimento do indivíduo deve ocorrer num ambiente facilitador de intensa sensibilidade e empatia com o bebê, chamado por Winnicott de:

Freud, em “Conferência XXVII” (1916-1917), descreve um fenômeno que se apresenta no tratamento de neuróticos e o apresenta como uma “neurose nova, artificial”. A essa “neurose nova”, Freud dá o nome de:

São centrais a todas as teorias psicodinâmicas e sobreviveram a todos os testes de tempo, EXCETO:

Em relação ao trabalho de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. Todas as crianças passam pelos quatro estágios de desenvolvimento na mesma ordem, mas algumas o fazem com maior rapidez.

II. Esquemas são categorias mentais que organizam a experiência, com base em ações na infância e em propriedades abstratas na adolescência.

III. O estágio sensório-motor se estende do nascimento até os dois anos, em que se progride das ações reflexas para o processamento simbólico.

Está correto o que se afirma em:

Sobre as teorias psicodinâmicas, julgue os itens abaixo:

I- Carl Jung (1875-1961) argumentava que a libido, ou energia psíquica, representava todas as forças vitais e não somente as sexuais.

II- Alfred Adler (1870-1937) sustentou que as pessoas procuram superar sentimentos de inferioridade que podem ou não estar fundamentados na realidade.

III- Karen Horney (1885-2952) considerava muito importante a qualidade da relação entre pais e filhos. Para ela, crianças desenvolverão um sentido seguro de identidade se sentirem-se competentes e valorizadas aos seus olhos e aos olhos da sociedade.

IV- Erik Erikson (1902-1994) via a ansiedade como uma poderosa força motivadora. Para ele, na infância, a ansiedade surgia porque as crianças dependiam dos adultos para sua sobrevivência.

Classifique os itens como verdadeiro (V) ou falso (F):

Assinale a alternativa que corresponde a conceitos da psicologia analítica junguiana.

A contribuição notável de Maslow (Hall, Lindzey e Campbell, 2000, p. 362) ao ponto de vista organísmico está centrada na preocupação com

Leia o texto a seguir:

Tal exemplo se refere a um dos processos cognitivos conceituados por Piaget em sua teoria do conhecimento, a saber, o processo de:

De acordo com os conceitos de Fadiman e Frager (2004) sobre a Teoria do Desenvolvimento Psicológico proposta por Erik Erikson, qual dos conceitos abaixo NÃO faz parte dos aspectos da identidade?

O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como uma disposição causada

Sobre a teoria do desenvolvimento humano segundo Piaget, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. No período das operações formais, do ponto de vista das relações sociais, ocorre o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é antissocial.

II. A teoria de Piaget apresenta também a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico; e, além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento.

III. No início do período pré-operatório, a criança é capaz de usar um instrumento como um meio para atingir um objeto.

IV. No período pré-operatório, no aspecto afetivo, ocorre o aparecimento da vontade.

V. Uma das características do período das operações formais, é que a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais.

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