A Ciência deve adentrar a escola para ajudar a superar visões educativas de senso comum lá presentes. Ao mesmo tempo, deve-se evidenciar o papel crítico e transformador do professor, o qual pode desenvolver através de teorias e práticas críticas, atividades educativas de caráter emancipatório, reservando à educação escolar a importante tarefa de:
A participação dos estudantes na escola e na comunidade ajuda a formar seu caráter de cidadãos e de cidadãs.
O compartilhamento de experiências dos diferentes indivíduos da comunidade escolar nas decisões da escola é uma prática de atuação no espaço público, democrático, que possibilita conhecer os processos que caracterizam a vida política na comunidade.
A participação nas decisões pode variar de simples contribuições à manutenção e à organização do espaço, possível desde a fase infantil, até a participação em decisões gerenciais e acadêmicas, por meio:
Sobre a função social da escola, é INCORRETO afirmar que, a escola:
A avaliação é um processo de coleta e análise de dados, cujo o intuito é verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
Assim, avaliar o processo de ensino e aprendizagem é basicamente, verificar o que os alunos conseguiram aprender e o que o professor conseguiu ensinar. Contudo, por que e para que o professor precisa determinar o nível de aprendizagem de seus alunos? Vários são os propósitos da avaliação na sala de aula. Vejamos os principais:
Estão CORRETOS:
O homem age no mundo em decorrência das consequências positivas ou negativas de seu comportamento e, diante disso, não se pode pensar o ser humano simplesmente submetido ao ambiente de forma passiva, pois os mesmos não estão apenas "atentos" ao mundo, mas respondem de forma idiossincrática àquilo que já experenciaram objetiva ou subjetivamente ao longo de sua história. Isso implica afirmar que o ser humano é produto do processo de aprendizagem vivido ao longo de sua vida.
Esse conceito de desenvolvimento humano está de acordo com a teoria:
A formação inicial de professores é de responsabilidade das universidades e teve mudanças importantes a partir da Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96. Uma delas foi a criação dos Institutos Superiores de Educação, que deveriam ser centros formadores, disseminadores, sistematizadores e produtores do conhecimento referente ao processo de ensino, de aprendizagem e de educação escolar, com o objetivo de promover a formação geral dos futuros professores de educação básica e, ainda, favorecer o conhecimento e o domínio dos conteúdos específicos ensinados nas diversas etapas da educação básica e das metodologias e tecnologias a eles associados, bem como desenvolver habilidades para a condução dos demais aspectos inerentes ao trabalho coletivo da escola.
A outra mudança, foi:
Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola). Diretrizes e Bases da Educação (LDB), expressa a política e o planejamento educacional do país. Essas diretrizes são fundamentadas em relação à Constituição Federal, partindo de pressupostos, a LDB não pode deixar de discutir o que diz respeito à avaliação. Marque a alternativa considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso na sequência de
cima para baixo:
Em seu Art. 13, diz que os docentes incumbir-se-ão de:
(__) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
(__) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
(__) Zelar pela aprendizagem dos alunos;
(__) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
(__) Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
(__) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA.
A respeito do período das operações concretas, conforme Jean Piaget, assinale a alternativa correta.
Conforme Mizukami (1986), nesta abordagem, a escola deverá respeitar a criança tal qual é, oferecendo condições para que ela possa desenvolver-se em seu processo de vira-ser. É uma escola que ofereça condições que possibilitem a autonomia do aluno. Trata-se da abordagem
A atuação do assistente de aluno deverá ser adequada ao estágio de desenvolvimento infantil das crianças que se encontram na unidade de ensino em que trabalha, porque diferentes fases do crescimento infantil exigem diferentes necessidades de cuidado, segurança, organização e orientação, pois cada fase se caracteriza por apresentar um grau diversificado de desenvolvimento do aluno no que se refere a:
Lucas participou em uma excursão da escola na qual ele se engasgou com um o alimento de tal modo que veio a falecer, pois na equipe da escola ninguém soube como salvar a sua vida. Essa é uma história baseada em um fato real, este acidente teve tanta repercussão que, atualmente, todas escolas brasileiras do ensino básico realizam treinamentos em primeiros socorros para suas equipes escolares. As noções de primeiros socorros orientam que, quando se está em um local distante do serviço de emergência, no caso de uma criança se engasgar, estando ela consciente e em fase de parada respiratória, para salvar a sua vida é necessário:
Os professores e os demais profissionais da educação infantil relacionam-se com a família dos alunos em diversas atividades promovidas pela escola, o que possibilita a instituição de ensino agregar experiências e saberes, articulando os dois contextos de desenvolvimento da criança. O diálogo resultante desse relacionamento permite compreender os pais como usuários diretos do serviço de educação e como representação:
Lídia é assistente de aluno e trabalha em uma creche. Está sempre atenta para manter a profilaxia na comunidade escolar, por isso se dedica aos cuidados de higiene das crianças e auxilia na campanha de vacinação da escola. Lídia sabe que, agindo desta maneira, ajuda a evitar epidemias como a de:
Para tornar o ambiente mais seguro, a instituição escolar poderá ter ou criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar - CIPAVE. Essa comissão deverá ser formada por representações:
O termo currículo tem sido significado de diferentes formas, por diferentes estudiosos da área, contudo, ainda que diferentes, os significados trazem consigo a ideia de organização de experiências/situações de aprendizagem/conhecimentos, conteúdos a serem apreendidos. Sobre currículo, marque (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Bobbit é um expoente do eficientismo que defende um currículo científico, baseado nos conceitos de eficácia, eficiência e economia. É um modelo explicitamente associado ao conceito de administração escolar.
( ) Para Ralph Tyler, “toda formulação dos objetivos da escola deve ser uma exposição das mudanças que devem operar-se nos alunos”.
( ) Currículo global, metodologia de projetos e currículo transversal podem ser entendidos como propostas de currículo integrado.
( ) O currículo como prática de significação reforça os conceitos de currículo formal, currículo vivido e currículo oculto. O currículo é um texto, seja escrito ou falado, que direciona o “leitor” ao conteúdo a ser apreendido.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é: