Para que a escola seja um espaço de encontro qualificado, dinâmico, relacional e aberto às múltiplas possibilidades de atuações humanas, o processo de comunicação, presencial e digital, deve ser sobretudo:
A inclusão social de crianças e adolescente com necessidades especiais nas escolas exige espaços inclusivos de acessibilidade e um ambiente onde a diversidade deve ser respeitada e valorizada por toda a coletividade escolar. A escola que objetiva alcançar a equidade com qualidade, integrando os alunos com necessidades especiais com os demais, promoverá, com todos os alunos em seu cotidiano escolar:
As políticas públicas de inclusão social caracterizam-se por serem estratégicas e terem a finalidade de garantir a todos brasileiros os direitos constitucionais de educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, segurança, previdência social, entre outros. No entanto, para que a educação pública possa ser de fato inclusiva e igualitária, é necessário que o conjunto de ações governamentais de inclusão social garantam também aos estudantes e seus familiares uma condição de existência:
Milena é uma assistente de aluno sem experiência anterior na função. Quando começou a trabalhar, deparou-se com um triplo processo de adaptação: o dela em um novo trabalho, o das crianças se adaptando à creche e de grande parte das famílias que estavam aprendendo a deixar seus filhos pela primeira vez em uma instituição educacional. Para enfrentar o desafio, Milena entendeu que precisava aprimorar a sua capacidade de comunicação, por isso, em sua rotina de atendimento às crianças e às famílias, ela se esforçou para desenvolver, principalmente, suas habilidades de:
Conforme a Resolução CNE/CEB nº 2/01, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, como modalidade da Educação Básica, a educação especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar:
I. a dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
II. a busca da identidade social e política de todos os educandos, o reconhecimento e a valorização das suas semelhanças, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, como base para constituição e ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.
III. o desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
É correto o que se apresenta em
Para Hoffmann, avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses, encaminhando-se um saber enriquecido. Nesse sentido, afirma a autora, os professores precisam contemplar dois princípios na avaliação, enquanto mediação, para favorecer o sucesso dos alunos. São eles:
O documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade apresenta algumas orientações pedagógicas e possibilidades de trabalho, a partir da reflexão e do estudo de alguns aspectos indispensáveis para subsidiar a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental, com especial atenção às crianças de seis anos de idade. Enfatiza que a ampliação do ensino fundamental é uma medida contextualizada nas políticas educacionais que deve
Segundo o documento, A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos, para Vygotsky, o que distingue o desenvolvimento biológico e psicológico dos animais mais evoluídos do desenvolvimento humano é a diferença que se estabelece entre as funções psicológicas naturais, que caracterizam os primeiros, e as funções psicológicas superiores, que aparecem somente com o ser humano. Assim, para Vygotsky o desenvolvimento das funções psicológicas superiores
Sobre avaliação escolar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta:
Não é um livro infantil indicado para trabalhar práticas promotoras de igualdade racial no Ensino Fundamental:
O atendimento educacional especializado é fruto de um movimento mundial e nacional para uma escola de qualidade para todos, considerado um grande desafio a ser enfrentado pelos sistemas educacionais. Nesse sentido, faz-se necessário espaços localizados nas escolas de educação básica, onde o atendimento educacional especializado AEE seja realizado.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I - É um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que elimina as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
II - Essa ação vai ao encontro da Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Exclusiva, que orienta os sistemas educacionais na organização e a oferta de recursos e serviços da educação especial de forma complementar.
III - A Educação Inclusiva não deve ser confundida como Educação Especial, porém, a segunda está inclusa na primeira.
IV - é definida como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação.
Estão CORRETAS as afirmativas
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96 estabelece a finalidade da educação no Brasil e a maneira como deve estar organizada. Acerca dessa organização, sabe-se que
O autor José Carlos Libâneo em sua obra “Didática” aborda, com preocupação, a atuação docente e os diferentes métodos de ensino da atualidade, fazendo uma explanação dos conceitos didáticos e das tendências pedagógicas. Ele afirma que a didática auxilia o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional. De acordo com o autor, a Didática tem como objeto de estudo
Com relação ao Sistema de Avaliação da Educação atual no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A avaliação tem o caráter problematizador e dialógico, proporcionando momentos de troca de ideias em seu conjunto: valores, organização curricular, preceitos metodológicos, visão política e comunitária.
( ) A avaliação obrigatória e de controle pode funcionar como elemento orientador de ações na busca da melhoria de qualidade da educação infantil brasileira.
( ) A avaliação, como provocação e acompanhamento da construção do conhecimento, proporciona momentos de questionamentos, busca de informações pertinentes e resolução de problemas.
( ) Avaliações periódicas podem funcionar para deliberar sobre a aprovação ou reprovação do aluno em cada série ou nível de ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.