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No que se refere à organização da educação nacional, assinale a alternativa correta:

As políticas públicas de inclusão social caracterizam-se por serem estratégicas e terem a finalidade de garantir a todos brasileiros os direitos constitucionais de educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, segurança, previdência social, entre outros. No entanto, para que a educação pública possa ser de fato inclusiva e igualitária, é necessário que o conjunto de ações governamentais de inclusão social garantam também aos estudantes e seus familiares uma condição de existência:

O PDE está sustentado nos seguintes pilares:

O responsável pela regulamentação dos procedimentos de avaliação dos SINAES é o:

Em relação ao Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, analise as seguintes afirmativas:

 

I. O Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, apresenta a educação com base em princípios gerencialistas e fiscalistas observando a importância do controle dos gastos em educação considerando o contexto de restrição fiscal em que nos encontramos, que exige extremo cuidado com o equilíbrio financeiro e buscando estabelecer meios de otimização no uso desses recursos.

II. O PDE procura observar uma visão sistêmica da educação, observada como processo de socialização e individuação voltado para a autonomia, não pode ser artificialmente segmentada, de acordo com a conveniência administrativa ou fiscal. Ao contrário, tem de ser tratada com unidade, da creche à pós-graduação, ampliando o horizonte educacional de todos e de cada um, independentemente do estágio em que se encontre no ciclo educacional.

III. A formação inicial e continuada do professor exige que o parque de universidades públicas se volte para a educação básica. Assim, a melhoria da qualidade da educação básica depende da formação de seus professores, o que decorre diretamente das oportunidades oferecidas aos docentes. O aprimoramento do nível superior, por sua vez, está associado à capacidade de receber egressos do nível básico mais bem preparados, fechando um ciclo de dependência mútua, evidente e positiva entre níveis educacionais.

IV. O PDE apresenta a defasagem existente entre os financiamentos da educação básica e da educação superior e, observando a necessidade de que tenhamos a ampliação da qualidade da educação básica determina que todos os investimentos públicos sejam direcionados em caráter prioritário para as escolas de educação básica, oportunizando assim que, em médio prazo, os estudantes que cheguem ao ensino superior venham com maior qualidade de formação estando, portanto, mais aptos a contribuir para o desenvolvimento da nação.

 

Das alternativas abaixo, a que expressa opções corretas é:

As políticas públicas de educação, considerando o poder legislativo e o poder executivo, são uma responsabilidade

O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC é um compromisso firmado entre os governos federal, do Distrito Federal, estaduais e municipais desde 2012. Esse plano busca atender a meta 5 do Plano Nacional de Educação – PNE, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças

Uma definição da democracia como maneira de garantir a liberdade do debate político se concentra em procedimentos, tais como a liberdade das eleições, garantida pela prévia liberdade de associação e expressão e completada por regras de funcionamento das instituições que impeçam o desvio da vontade popular e a corrupção dos eleitos. Esse necessário respeito às regras não é suficiente quando

Segundo o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, é correto afirmar que

Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), para o ingresso dos estudantes surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve

I - o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais.

II - o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes surdos.

III - os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa.

IV - o ensino da Libras para os demais estudantes da escola.

V - o atendimento educacional especializado para esses estudantes ofertado tanto na modalidade oral e escrita quanto na língua de sinais.

Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:


Segundo o gráfico, nos últimos oito anos, houve uma maior

redução no número de escolas que oferecem

Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue o próximo item. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.

O FIES e o Programa Universidade para Todos são iniciativas voltadas à democratização do acesso ao ensino superior, por meio da oferta de bolsas de estudos para que estudantes de baixa renda realizem cursos de graduação presenciais em instituições privadas.

Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue o próximo item. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.

Entre as inovações promovidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, incluem-se as possibilidades de que instituições privadas de ensino superior habilitem-se para a oferta de cursos técnicos de nível médio, financiados mediante concessão de bolsas na modalidade Bolsa-Formação Estudante, bem como de que empresas interessadas na qualificação de seus trabalhadores contratem o FIES.

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