As verificações e qualificações da aprendizagem escolar que permitem ao/a professor/a identificar como os alunos estão se apropriando dos conhecimentos, desenvolvendo as habilidades e criando os meios para que todos tenham sucesso escolar, caracteriza a avaliação:
A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento a alguns requisitos, dentre eles:
- O regimento escolar, quando discutido e aprovado pela comunidade escolar, conhecido por todos, constitui-se em um dos instrumentos de:
A Síndrome de Down também conhecida por trissomia do 21 foi descrita pela primeira vez por John Langdon Down que observou através de cariótipo a presença de um cromossomo extra (21), no número de cromossomos total em uma célula, tendo essa síndrome cariótipo 47, XX, + 21 ou 47, XY, + 21. Com base nos estudos de Tobo et al. (2009) e Motta (2005), a incidência da Síndrome de Down é de:
A Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, realizada pela UNESCO, em junho de 1994, na Espanha, teve como objeto específico de discussão, a atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais. As discussões a esse respeito foram realizadas na:
O documento "Saberes e Práticas da Inclusão na Educação Infantil", publicado em 2003, aponta para a necessidade de apoiar as creches e as escolas de Educação Infantil, a fim de garantir, a essa população, condições de acessibilidade física e de acessibilidade a recursos materiais e técnicos apropriados para responder a suas necessidades educacionais especiais. O documento se refere à necessidade de:
Na deficiência física encontramos uma diversidade de tipos e graus de comprometimento que requerem um estudo sobre as necessidades específicas de cada pessoa. Para que o educando com deficiência física possa acessar ao conhecimento escolar e interagir com o ambiente ao qual ele frequenta, faz-se necessário criar as condições adequadas à sua locomoção, comunicação, conforto e segurança. Para atender a esse objetivo o Atendimento Educacional Especializado faz uso da:
As características específicas apresentadas pelas pessoas com deficiência múltipla lançam desafios à escola e aos profissionais que com elas trabalham no que diz respeito à elaboração de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas para que sejam alcançados resultados positivos ao longo do processo de inclusão. Nesse contexto, de acordo com Brasil (2002) as pessoas consideradas com deficiência múltipla são aquelas que:
Sacristán (2000) apresenta a seguinte figura referente a objetivação do currículo no processo de seu desenvolvimento:
A respeito a dessa figura, assinale a alternativa correta.
A utilização de uma ficha de conselho de classe tem o objetivo de
A existência de um Conselho Escolar na escola pública é uma prática relacionada à
A Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Em função de necessidades específicas, muitas dessas diretrizes necessitam de Leis Complementares ou Decretos para entrarem em vigor. Nesse contexto, o Decreto n° 5622, de 19 de dezembro de 2 005, tem como finalidade regulamentar o artigo
Para cada sinal da coluna da esquerda, encontre a sequência de
sinais da coluna da direita que apresenta os mesmos parâmetros
de configuração de mão, locação e movimento, respectivamente.
Qual a alternativa corresponde à relação correta?
Dadas as afirmativas sobre sinais icônicos e sinais arbitrários na
Libras,
I. A arbitrariedade na língua não mantém semelhança do objeto
referente.
II. Copo, escova e bola são exemplos de sinais arbitrários.
III. Primo e tio são exemplos de sinais icônicos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Alguns sinais da Libras podem ter suas origens influenciadas pela
escrita da língua portuguesa. Com o passar do tempo, esses
sinais assumem outra forma, como é o caso de: i) AZUL, que
incialmente era soletrado A-Z-U-L e, posteriormente, passou a ter
a forma AL (conforme figura); e ii) NUNCA, que mudou de
N-U-N-C-A para NUN.
ados os fenômenos,
I. Empréstimo linguístico.
II. Nativização lexical.
III. Acomodação fonológica.
IV. Soletração manual.
qual a sequência cronológica correta do processo descrito?