Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11621 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia:

“É habitual pensar sobre a área de Língua Portuguesa como se ela fosse um foguete de dois estágios: o primeiro para se soltar da Terra e o segundo para navegar no espaço. O primeiro seria o que já se chamou de “primeiras letras", hoje alfabetização, e o segundo, aí sim, o estudo da língua propriamente dita.

Durante o primeiro estágio, previsto para durar em geral um ano, o professor deveria ensinar o sistema alfabético de escrita (a correspondência fonográfica) e algumas convenções ortográficas do português — o que garantiria ao aluno a possibilidade de ler e escrever por si mesmo, condição para poder disparar o segundo estágio do metafórico foguete." (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília)

Seguindo o que é aprendido acerca da educação nos processos de alfabetização e no ensino da língua e considerando o raciocínio criado pelo texto do PCN, o segundo estágio do “foguete" seria composto de:

São importantes passos enquanto instrumentos pedagógicos e curriculares atentar sempre para a temática da diversidade no plano dos indivíduos em uma sala de aula. Desse modo, é incorreto afirmar que:

Não é uma recomendação válida para a prevenção dos Transtornos de Aprendizagem:

Leia com atenção:

(__) O período mais intenso do desenvolvimento global da criança é entre o nascimento e o primeiro ano de vida;

(__) Até um ano de vida é que se consolida a base do desenvolvimento neuropsicomotor;

(__) Cada criança tem o mesmo ritmo de crescimento que ocorre da mesma maneira em todos;

(__) O desenvolvimento não sofre influências de hereditariedade ou de ambiente.

Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro e (F) significa Falso a sequência das proposições acima é:

As leis de Diretrizes e Base da educação nacional estabelecem que a faixa etária para a pré-escola seja para crianças de:

As Diretrizes e Bases da educação básicas afirmam que a universalização significa:

A vivência da sexualidade em cada indivíduo inclui fatores oriundos de ordens distintas: aprendizado, descoberta e invenção. O trabalho de Orientação Sexual deve se nortear pelas questões que pertencem à ordem do que pode ser apreendido socialmente, preservando assim a vivência singular das infinitas possibilidades da sexualidade humana, pertinente à ordem do que pode ser prazerosamente aprendido, descoberto ou inventado no espaço da privacidade de cada um. Assim, buscou-se selecionar os conteúdos segundo os seguintes critérios, sendo eles:

I - relevância sociocultural, isto é, conteúdos que correspondam às questões apresentadas pela sociedade no momento atual;

II - consideração às dimensões biológica, psíquica e sociocultural da sexualidade, buscando contemplar uma visão ampla e não reducionista das questões que envolvem a sexualidade e o seu desenvolvimento no âmbito pessoal;

III - Possibilidade de conceber a sexualidade de forma prazerosa e responsável.

Está correto o que se afirma em:

A lei nº 5.692/71 foi revogada em 1996 pela lei nº 9.394. No texto da lei anterior encontramos que a divisão do sistema educacional era feita em duas partes: uma educação geral e outra de formação especial; sendo o objetivo da formação especial “de sondagem de aptidões e iniciação para o trabalho, no ensino de 1º grau, e de habilitação profissional, no ensino de 2º grau". Traçando um comparativo entre o objetivo das duas leis é possível afirmar que:

Para Cagliari é correto afirmar que as considerações acerca da escrita, feitas pelo professor, devem estar pautadas nas ideias de que a mesma corresponde a:

É incorreto afirmar a respeito do conceito de acomodação para Piaget:

São deveres do Estado com a educação o atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de:

I – Material didático escolar;

II – Transporte;

III – Alimentação;

IV – Assistência à saúde;

Assinale corretamente:

A tendência Pedagógica Tecnicista articula-se diretamente com o sistema produtivo formando mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho. Nesse método de ensino, o aluno é visto como:

Segundo Lukesi (1996) a avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática (...) Portanto, numa avaliação sintonizada com o processo de construção do conhecimento, os erros dos alunos devem ser considerados como:

De acordo com as referências curriculares nacionais, as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças até seis anos, auxiliam a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania. Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE princípios dessas referências:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282