Leia:
“É habitual pensar sobre a área de Língua Portuguesa como se ela fosse um foguete de dois estágios: o primeiro para se soltar da Terra e o segundo para navegar no espaço. O primeiro seria o que já se chamou de “primeiras letras", hoje alfabetização, e o segundo, aí sim, o estudo da língua propriamente dita.
Durante o primeiro estágio, previsto para durar em geral um ano, o professor deveria ensinar o sistema alfabético de escrita (a correspondência fonográfica) e algumas convenções ortográficas do português — o que garantiria ao aluno a possibilidade de ler e escrever por si mesmo, condição para poder disparar o segundo estágio do metafórico foguete." (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília)
Seguindo o que é aprendido acerca da educação nos processos de alfabetização e no ensino da língua e considerando o raciocínio criado pelo texto do PCN, o segundo estágio do “foguete" seria composto de:
São importantes passos enquanto instrumentos pedagógicos e curriculares atentar sempre para a temática da diversidade no plano dos indivíduos em uma sala de aula. Desse modo, é incorreto afirmar que:
Não é uma recomendação válida para a prevenção dos Transtornos de Aprendizagem:
Leia com atenção:
(__) O período mais intenso do desenvolvimento global da criança é entre o nascimento e o primeiro ano de vida;
(__) Até um ano de vida é que se consolida a base do desenvolvimento neuropsicomotor;
(__) Cada criança tem o mesmo ritmo de crescimento que ocorre da mesma maneira em todos;
(__) O desenvolvimento não sofre influências de hereditariedade ou de ambiente.
Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro e (F) significa Falso a sequência das proposições acima é:
As leis de Diretrizes e Base da educação nacional estabelecem que a faixa etária para a pré-escola seja para crianças de:
As Diretrizes e Bases da educação básicas afirmam que a universalização significa:
A vivência da sexualidade em cada indivíduo inclui fatores oriundos de ordens distintas: aprendizado, descoberta e invenção. O trabalho de Orientação Sexual deve se nortear pelas questões que pertencem à ordem do que pode ser apreendido socialmente, preservando assim a vivência singular das infinitas possibilidades da sexualidade humana, pertinente à ordem do que pode ser prazerosamente aprendido, descoberto ou inventado no espaço da privacidade de cada um. Assim, buscou-se selecionar os conteúdos segundo os seguintes critérios, sendo eles:
I - relevância sociocultural, isto é, conteúdos que correspondam às questões apresentadas pela sociedade no momento atual;
II - consideração às dimensões biológica, psíquica e sociocultural da sexualidade, buscando contemplar uma visão ampla e não reducionista das questões que envolvem a sexualidade e o seu desenvolvimento no âmbito pessoal;
III - Possibilidade de conceber a sexualidade de forma prazerosa e responsável.
Está correto o que se afirma em:
A lei nº 5.692/71 foi revogada em 1996 pela lei nº 9.394. No texto da lei anterior encontramos que a divisão do sistema educacional era feita em duas partes: uma educação geral e outra de formação especial; sendo o objetivo da formação especial “de sondagem de aptidões e iniciação para o trabalho, no ensino de 1º grau, e de habilitação profissional, no ensino de 2º grau". Traçando um comparativo entre o objetivo das duas leis é possível afirmar que:
Para Cagliari é correto afirmar que as considerações acerca da escrita, feitas pelo professor, devem estar pautadas nas ideias de que a mesma corresponde a:
É incorreto afirmar a respeito do conceito de acomodação para Piaget:
É o documento que define a identidade da escola e indica os caminhos para ensino de qualidade:
São deveres do Estado com a educação o atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de:
I – Material didático escolar;
II – Transporte;
III – Alimentação;
IV – Assistência à saúde;
Assinale corretamente:
A tendência Pedagógica Tecnicista articula-se diretamente com o sistema produtivo formando mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho. Nesse método de ensino, o aluno é visto como:
Segundo Lukesi (1996) a avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática (...) Portanto, numa avaliação sintonizada com o processo de construção do conhecimento, os erros dos alunos devem ser considerados como:
De acordo com as referências curriculares nacionais, as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças até seis anos, auxiliam a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania. Assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE princípios dessas referências: