As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, devem garantir algumas experiências. Marque a opção incorreta em relação a essas experiências:
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, no currículo do ensino fundamental, a oferta da língua inglesa deve ser a partir do
Os indicadores da Qualidade na Educação Infantil constituem uma proposta de
A Lei nº 13.278/2016, que alterou o Art. 26 da Lei n° 9.394, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinou como componente curricular obrigatório o ensino de
A ênfase na inclusão social com a matrícula de crianças deficientes em escolas regulares de ensino ocorre com o intuito de promover a
O Plano Nacional de Educação (PNE) vigente determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional em um período de
Escola é o lugar em que é possível ensinar e cultivar as regras do espaço público que conduzem:
O pedagogo Flávio refletiu com os professores sobre a avaliação perspectiva de acompanhar sistematicamente os alunos por meio de estratégias que visam observar, documentar, interpretar, compreender o percurso de cada um, no sentido de favorecer a reorientação e qualificação da prática pedagógica. Esse processo de acompanhamento e devolutivas ao discente tem as características de uma avaliação:
Na definição de um projeto de ação, elaborado coletivamente é preciso levar em conta os limites e constrangimentos, assim como:
A análise dos Índices de Desenvolvimento da Educação Báscia - IDEB permite identificar um fraco desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Apesar da existência de determinantes sociais, políticos e econômicos é necessário reconhecer a importância das boas intervenções pedagógicas, do necessário acompanhamento ao processo de construção do conhecimento, os quais favorecem:
O PPP da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional especializado - AEE prevendo na sua organização:
De acordo com o autor Daniel Gile (1997), havia numerosos erros, omissões, limitações e falhas de desempenho na interpretação, mesmo as realizadas por intérpretes experientes e até especialistas em áreas que exigem vocabulário mais técnico. Dessa forma, lança um olhar singular ao processo de interpretação e o identifica como um processo de esforços cognitivos culminando no desenvolvimento de Modelos de Interpretação. Dentre eles, destaca-se a Teoria do Modelo de Esforços da interpretação, que toma como base a interpretação simultânea. Dados os itens, I. Esforço de audição e análise. II. Esforço de produção. III. Esforço de memória de curto prazo. IV. Esforço de capacidade disponível. verifica-se que os principais esforços do respectivo modelo são apenas
A difícil tarefa do tradutor/intérprete pode ser definida como um dilema: de um lado evitar impor o modo de ser de uma cultura, repetindo palavras e metáforas que a ela pertencem, e de outro impor ao texto a ser traduzido o modo de ser de sua própria cultura, obscurecendo estilos e ênfases que dão vida e especificidade ao texto (LACERDA, 2013). Logo, manter esse difícil equilíbrio é necessariamente um ato ético, um ato de resposta e de responsabilidade, um ato de arbitragem honesta, de negociação entre culturas que busca chegar ao acordo que é o texto fiel (SOBRAL, 2006). Nesse contexto, dadas as afirmativas, I. O tradutor intérprete de Libras precisa ter conhecimento e domínio das inúmeras possibilidades linguísticas que perpassam o saber gramatical. II. A competência desse profissional depende do conhecimento em ambas as línguas, fonte e alvo, e da multiplicidade de possibilidades de produção de sentido. III. O TILS atua diretamente com o sentido da língua de origem, caso seja Libras para o Português, e da língua alvo se for Português para Libras. verifica-se que está(ão) correta(s)
As normas vigentes indicam atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais preferencialmente:
Analise as seguintes afirmativas sobre o brincar.
I. Enquanto brincam, as crianças constroem conhecimentos e vivem relações sociais específicas, repletas de valores e significados.
II. As brincadeiras de faz de conta possibilitam às crianças treinarem sua entrada no mundo adulto e expressarem suas vivências afetivas.
III. Brincar permite à criança desenvolver algumas capacidades importantes, como a de viver sem regras ou linguagens.
Estão corretas as afirmativas: